121' 24" - Segue metodologia, improvisa ou cria outros mecanismos?
121' 50" - "Ai. é como eu já ti falei, eu já sapatiei mesmo literalmente, numa questão de
matemática, tentando explicar um probleminha de porcentagem, eu fiquei uma aula inteira,
duas horas direto, é assim gente, procura entender, não aceitaram, não entenderam e eles são
asim. não entendeu, não entendeu mesmo. Sem essa de que entendi, não. Não entendi. Aí vai
escreve alguma coisa no quadro e vira, traz alguma coisa de fora, alguma explicação de fora e
tem um caso até. deixa eu ver se recordo, essa aula ficou assim, na história, né. Eu expliquei,
tronei a explicar, inclusive caiu uma questão na prova desse mesmo estilo, mudaram os
números Fizeram, graças a Deus que fizeram. Mas ficaram assim, tá, a gente vai aceitar
porque eu estou falando mas. a questão de entender mesmo não. Ficaram, né, com algumas
duvidas. Mas já aconteceu casos de levar, trazer algum aluno, um dia chegou numa aula de
ciências que cabelo de cavalo vira cobra, que os pais falaram, coisa de folclore. Há então tá,
mas como? Há se botar na água. Vai trazer dengue, né, mas cobra eu acredito que não
Trouxemos, tá lá no armário, cabelo, né, e a cobra não rolou Mas outras vezes também,
demonstrando para eles. Acontece é fato então, vamos fazer o experimento aqui. Vamos ver se
acontece mesmo. E outras vezes também, de explicar uma. duas, três vezes e não dá certo.
Entendeu fulano? Entendi Então vem cá, explica aqui, fala do seu jeito, o que você entendeu?
Ai. os outros entendem o que o colega está falando e não entenderam comigo. E ruim? Não.
ótimo Então tomara que você entenda outras vezes para me ajudar. São recursos que a gente
vai. não deu de um jeito. As vezes, eu falo alguma coisa, aí questiona algum deles. Há mas eu
acho que não é assim. Então tudo bem, eu não sei ou me deu uma dúvida, eu volto. Esse rapaz
lá da prefeitura mesmo, como é que ele se chama, Marzinho. ele mexe aí. com a água de
Ewbanck da Câmara, ele faz tratamento de água. Há pouco tempo fui atrás, falei Marzinho, eu
falei isso e você falou que eu estou errada. Foi até uma questão de plantação de plantas na
beirada do rio. que se contaminam tudo. A maioria contestou. Há o que é que tem, não tem o
maior problema, a planta não vai adquirir essa poluição do rio? Eu acredito que sim. Eu fui
atrás dele e ele falou é você está certa, não está errada não, é não vai passar tudo mas, parte
dessa contaminação vai para essa planta sim. Então, eu não tenho vergonha de chegar e falar
eu não sei. não entendo, vou procurar saber. S eu não aprender, espera aí, vou buscar uma
outra pessoa que sabe explicar e tem uma aula de matemática que eu estou devendo até hoje
Uma que tem um violão, um teclado, essa vem nem me atrevo, não sei, não tem condição, não
vou fazer Até de fato relacionada a fração. O dia que eu conseguir uma pessoa para vir cá, as
pessoas para vocês, eu não vou me atrever. Não fez falta, graças à deus".
pegar montar uma estorinha, montar alguma coisa, mas o material em si eu usei muito e eu
acho muito, muito bom".
1 25' 20" - Mesmo com a metodologia do TC, tem que fazer adaptação?
1 25' 30" - "Tem uma adaptação, uma atualização, vamos colocar assim. E lógico, a gente
segue aquela coisa, vídeo, que são 15 a 20 minutos de vídeo, a explicação da gente, o horário
das 8 principalmente, são pessoas que dificilmente ficam aqui fazendo os exercícios. Não
prendo, porque a maioria, como eu falei, são pessoas que vem direto, não vai jantar, vai ficar
aqui até as 10 horas, não vai fazer o exercício e, se fizer não vai ter proveito nenhum. Então,
vai para a casa. toma um banho, descansa, fez, aprendeu? O que me interessa é isso. A gente
segue basicamente essa metodologia, vídeo, explicação, tirar dúvidas, fazer algum tipo de
exercicio, mas a gente acaba sempre inventando. Um dia eu faço um simulado, rodo algumas
provindas, procuro colocar num nível acima Me lembro que na primeira, muita gente quis
parar porque eu não ia conseguir e eu disse não. não é assim. Eu estou colocando muita coisa