Educação a distância e TV Escola: apropriações de professores em formação contínua
Por outro lado, não devemos nos esquecer que esse, assim como os
professores, não recebeu formação adequada para usar meio audiovisual
(lembremo-nos: ele freqüentou, em essência, os mesmo cursos superiores).
Nessa perspectiva, a ele também deve ser oferecida a oportunidade de acesso
aos saberes de uso de mídias audiovisuais em sala de aula.
Também dentro da dimensão contextual, constatamos que existem
condições estruturais oferecidas na e pela escola que devem ser atendidas
para que se efetive o uso da TV Escola em contexto de formação contínua.
Esse fator estrutural nos permitiu compreender que a história de um grupo em
relação ao objetos pesquisados é importante. Assim como nos mostrou que os
aspectos da estrutura física da escola que poderiam parecer secundários, não o
são e representam um entrave decisivo. Para o professor, as sucessivas
dificuldades de não ter o acesso a fita que deseja no momento em que precisa,
por exemplo, pode determinar seu afastamento do meio. Essas condições, por
si, dependem muito mais de políticas do que de pesquisas. Isso porque os
significados de se oferecer um espaço físico na escola, ou estruturar uma
jornada de trabalho que reserve um tempo adequado ao aprender do professor
no exercício da sua prática, dentre outros, já foram objetos de estudos, mas
ainda não o são de um plano político.
Essa situação contextual poderia parecer para alguns como imóvel e
sem perspectivas, mas não o foram. Nosso estudo mostrou que as situações
contextuais podem ser de alguma forma melhoradas por um coordenador.
Na pesquisa, esse profissional conseguiu operacionalizar diferentes
condições antes inexistentes, mostrando-se mais uma vez como muito
importante no uso da TV Escola em contexto de formação contínua. Porém,
cabe aqui uma observação muito importante, não se pode esperar que uma
pessoa dê um jeito em tudo. Por um lado, a escola é uma instituição coletiva,
com suas normas, valores e condutas. Antes de tudo, um sistema democrático
exige o espaço do diálogo, do respeito, do comprometimento com objetivos
comuns. Por outro, cabe aos responsáveis por um sistema educacional oferecer
as melhores condições de trabalho se deseja obter indicadores melhores.
Dessa maneira, a fim de conceber quais seriam as condições
necessárias para se viabilizar o uso da TV Escola que chegamos em nossa
Capítulo ÍV - Conclusões e Recomendações