A segunda característica da EaD se refere ao fato de que nas atividades
a distância docente e aluno assumem papéis cruciais. Aretio (1994)
reconhece que ambos passam a ter características que se integram. Cabe ao
professor suscitar a aprendizagem por intermédio do planejamento e dos
recursos didáticos que utilizará para promover o processo de ensino-
aprendizagem.
Sendo o aluno o centro de todo o processo educativo, ao estudar e
aprender a distância, terá que percorrer a maior parte do processo de forma
autônoma e independente, mantendo uma série de relações específicas.
denominadas por Rumble de transações com:
1. "os materiais de aprendizagem (lendo, ouvindo.
manipulando, selecionando, interpretando, sintetizando):
2. os docentes (professores, tutores, monitores, assessores e com
os próprios companheiros);
3. a instituição (sede central e centros de apoio)" (Ramble.
citado por Landim, 1997, p. 39).
O docente também terá seu papel redefinido numa concepção mais
ampla, ou seja, o professor que experimenta, o professor pesquisador na
ação, o professor coletivo (Belloni, 1998 a, p. 154).
A terceira característica da EaD se refere à metodologia adotada.
devendo-se levar em conta que o aluno adulto representa uma capacidade
para aprender e, portanto, requer possibilidades concretas e novos meios
para fazê-lo. Realiza-se, torna-se mais homem, mais ser humano, na
transformação positiva da realidade, segundo os valores que assegura
(Cirigliano citado por Aretio, 1994, p. 102).
O professor deverá mediar todas as formas de interferência no processo
de ensino e aprendizagem. Em alguns cursos, dependendo das características
e objetivos, há possibilidade de se prever momentos presenciais em que o
Tutor é um termo mundialmente aceito na
área de EaD. Trata-se de pessoas-chave que
tém; por objetivo ajudar individualmente o
aluno a interagir com os materiais, bus-
canao converter informação em conhe-
cimento. O tutor deverá ser habilitado para
exercer sua função não só nos encontros
presenciais como nas atividades a distância
e também ter domínio do conteúdo.
O termo monitor refere-se a pessoa res-
ponsável pelas questões operacionais sem
envolver-se diretamente com as questões
de conteúdo c avaliação. O monitor tem
papel importante na motivação dos alunos
a distância. Não necessita ter domínio do
conteúdo, mas deve ter da modalidade a
distancio.
aluno tenha contato direto com o professor, tutor
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ou monitor
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para dirimir dúvidas e/ou receber explicações complementares e
participar de momentos de avaliação. Porém, não será
necessariamente a presença do professor que garantirá a
efetividade do processo de ensino-aprendizagem.
Para finalizar este "passeio" pelas principais características
da EaD, vale a pena incluir o quadro reproduzido por Aretio que
retrata algumas características que chama de os principais
"inimigos" e "armas" da EaD no ensino superior.