PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA INTERNET AO...O CURSO MÉDIO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICApaper_visenVrafaeLscapin/rafael_scapin.hUii
relatadas, confrontamos os resultados obtidos entre si e chegamos as seguintes
conclusões:
- a grande maioria dos alunos, de ambas as situações, confirmou a idéia
de que a experimentação associada ao uso do computador, conectado à
Internet, aumentou o interesse deles pelas aulas, uma vez que estas
foram mais agradáveis e menos cansativas;
- também para muitos, este tipo de aula contribuiu para uma melhor
compreensão dos conceitos teóricos;
- foram unânimes ao dizerem que as páginas, na Internet, só textuais,
eram pouco atrativas, deixando as aulas pouco estimulantes;
- alunos da escola pública, na qual a infra-estrutura era deficitária, não
apreciaram todas as aulas na sala de informática, muitas vezes
preferiram as discussões em grupo ou em plenário às aulas no
computador. Neste caso, a navegação como forma de pesquisa era
muito mais estimulante;
- apesar da precariedade de recursos da escola pública já assinalados,
os alunos que nunca tiveram contato anterior com um computador,
sobretudo com a Internet, ficaram particularmente entusiasmados;
- os alunos que realizaram o curso na infra-estrutura do CDCC, apreciaram mais o
conteúdo técnico (aulas experimentais com a interação na Internet e a experimentação
virtual).
5. Conclusões e Trabalhos Futuros
Nós próprios tivemos a oportunidade de verificar e comprovar a maioria das vantagens
expostas e, de fato, constatamos que os recursos do computador e da Internet podem
oferecer condições das aulas se tornarem mais atrativas e menos cansativas, servindo
de estímulo ao aprendizado dos educandos; e ainda, alunos que nunca tiveram
contato mais direto com um computador, terminaram o curso de Física sabendo
manuseá-lo sem grandes dificuldades.
Por outro lado, esperamos ter deixado claro, tal como insistimos em toda extensão do
trabalho, que o computador e a Internet são simplesmente recursos a mais do
processo ensino/aprendizagem, aliados a vários outros existentes, como TVs, vídeos,
livros, etc, não podendo jamais serem vistos como os salvadores dos múltiplos
problemas, enfrentados pelas escolas públicas brasileiras. Devemos ainda ter em
mente que não basta equipar as escolas com computadores, ligados à Internet, para a
solução dos mesmos. Estamos de acordo com Langhi (Langhi, 1998) quando ela diz
que apesar de todo deslumbramento oferecido pela Internet, não podemos levar o
modelo de cursos regulares para este poderoso meio de comunicação e
acrescentamos que o ensino presencial deve sofrer mudanças estruturais para poder
apresentar os resultados desejáveis, bem como a atitude do professor, que faz uso
destes recursos em sala de aula, deve ser diferente da convencional. Pudemos
constatar isto, a partir da aplicação do curso de eletricidade com o uso da Internet
numa escola pública e no CDCC.
Estas observações, acrescidas aos trabalhos de Weininger, Moran (Moran, 1997),
Silva (Silva, 1997) e do projeto Educ@r relacionado à Mecânica Gráfica, levam-nos a
crer que em escolas, cuja infra-estrutura de material técnico e pedagógico é