59 Espaços educativos
Localização
Segmento
Número de usuários
Condicionantes Ambientais Parâmetros
Recomendados - escolas novas Mínimos - escolas existentes
Área útil por aluno 2,30 m2 2,00 m
Largura útil - -
Comprimento útil máximo - -
Vão livre portas 1,20 m com visor 0,90 m com visor
Pé-direito livre (teto plano) 3,50 m livre 3,00 m sob viga
Abertura para iluminação natural 1/4 da área do piso 1/5 da área do piso
Abertura para ventilação natural 1/8 da área do piso 1/10 da área do piso
Insolação Evitar insolação direta Evitar insolação direta
Iluminação artificial Fluorescente Fluorescente
Nível de iluminamento 500 lux 300 lux
Tempo para uma troca de ar 2 min 6 min
Nível máximo de ruiído externo 40 dB 45 dB
Laje/forro Obrigatório Obrigatório
Ventilação cruzada Obrigatória Obrigatória
Paredes Semi-impermeáveis e claras Semi-impermeáveis e claras
Piso Antiderrapante Antiderrapante
Carga acidental prevista 500 kgf/m2 500 kgf/m2
Urbano
1
a
a 8
a
séries
36 alunos, 1 professor, 1 bibliotecário
Observações de Funcionalidade
Esse ambiente tem as mesmas funcionalidades da sala de leitura, contando, porém, com o trabalho permanente de uma
bibliotecária. É o local de guarda do acervo bibliográfico (livros, jornas, revistas) e da realização de atividades de leitura,
pesquisa e produção de trabalhos, por alunos e professores, individualmente ou em pequenos grupos. Pode acomodar,
também, outros meios de veiculação de informações, tais como TV e vídeo, projetor de transparências e equipamento de
som. O ambiente deve compreender os seguintes espaços internos: setor de estantes para guarda do acervo bibliográfi-
co e videográfico, setor de controle e classificação do material, setor de mesas para leitura e atividades em grupo, espaço
para preparação de material didático. Para o dimensionamento, considerar a área a ser ocupada por estantes abertas (10
m
2
para cada 1.000 volumes, dispostos em quatro prateleiras), área de acesso ao acervo destinando 2 m
2
a cada
usuário. Prever murais para exposições itinerantes, trabalhos de alunos, “clipping” de jornais e informações gerais. O
ambiente deve estar afastado das áreas de maior ruído da escola.
Ambiente: biblioteca
RD – 02 / U
Observações Técnicas do Ambiente
Situar as aberturas para iluminação do lado esquerdo, em relação ao quadro de giz. Evitar reflexos no quadro de giz ou de
caneta (quadro branco). Prever isolamento acústico, em relação aos ambientes vizinhos.
As aberturas para iluminação e ventilação devem ser guarnecidas de persianas, venezianas, treliças e de vidros ou
lâminas que permitam a abertura. Impedir a entrada de radiação solar direta, em qualquer orientação. Em teto inclinado,
considerar o pé-direito livre pelo ponto mais baixo, obedecendo, nesse ponto, ao parâmetro recomendado ou aceitável.