125
Desenvolvimento de uma postura
investigadora/problematizadora.
- Utiliza situações problema para construção
do conhecimento
- Articula as potencialidades das TIC com o
fazer pedagógico.
- Constrói soluções para as situações de
aprendizagem em sala de aula.
Estimulo à interação e à interatividade.
Utiliza as TIC para mediar a interação e
interatividade entre os sujeitos baseada em
seus objetivos de aprendizagem.
E entre estes e o contexto mais amplo.
Os professores iniciaram os trabalhos em seus grupos... foi
possível perceber uma dispersão inicial quando começaram
a conversar sobre diferentes aspectos, a solicitar explicações
acerca de pontos que tinham a ver com suas vidas
profissionais mas não especificamente o tema ou texto
apresentado. Aos poucos os grupos foram retomando a
leitura e algum tempo depois deram início à apresentação.
Cada grupo apresentou seu tópico na mesma ordem que
aparecem no texto.
As apresentações foram feitas de forma bem rápida e
resumida... apenas um grupo fez um pequeno esquema dos
aspectos que constavam em sua parte e os demais apenas
comentaram superficialmente o que havia compreendido.
OBS. Foi cobrado pela coordenação a socialização das
produções “mais relevantes” e/ou sites interessantes, além
participação na lista (rede smec). Sinalizou a necessidade de
acompanhar as mensagens/avisos que estão sendo postados.
Estimulo às práticas colaborativas.
Desenvolve ações individuais e coletivas.
Reflete sobre as diferentes opiniões e
questionamentos referentes ao uso das TIC
em grupos.
- Trabalha e a interage em grupo para
compreensão e resoluções de problema, que
favoreçam além da aprendizagem as relações
sociais.
- Incentiva o diálogo e a cooperação como
forma de aprendizagem.
- Incentiva a comunicação entre os sujeitos,
onde o diálogo seja a base para a aceitação e
incorporação crítica de diferentes
pensamentos e posicionamentos.
Alguns professores participaram, fizeram alguns
comentários, esclarecendo ou buscando esclarecimento
durante as apresentações dos colegas.
A professora do NET fez algumas interrupções e
acrescentou ou deu sentido a algumas colocações feitas, mas
nada que avançasse o que já tinha sido dito.
Consideração da relação teoria/prática.
Favorece a construção do saber tomando por
referência o contexto de atuação.
Proporciona o exercício de compreensão e
questionamento do contexto num movimento
de fazer e pensar sobre o fazer.
Incentiva a atitude crítica e a reflexão diante
das contradições e conflitos como forma de
compreensão e transformação da realidade.
Relaciona o que aprendem com/sobre as TIC
com o contexto sócio-cultural dos sujeitos.
Alguns exemplos de situações vivenciadas nos laboratórios
de tecnologias das escolas foram contados por alguns
professores como: A importância de utilizar as tecnologias
nas disciplinas, a exemplo de Português, onde é possível
perceber que os alunos ao mesmo tempo que são obrigados
a escrever corretamente, aprenderam o uso do computador.
Outro exemplo em relação à dificuldade que não só alunos,
mas também professores, que chegam ao laboratório para
pesquisar na Internet e querem copiar no caderno o que
encontraram na pesquisa. É preciso ir lá junto dizer que eles
podem copiar/colar no Word ou salvar em disquete...
complementa o prof. de tecnologia.
(OBS. Apenas mudança de suporte?).