Lista de Ilustrações
Figura 1 - Interface gráfica apresentada ao aprendiz..................................................................... 16
Figura 2 – Interface de apresentação das aulas.............................................................................. 17
Figura 3 - Todos os aluno, de todas as turmas............................................................................... 22
Figura 4 - Alunos da Engenharia Mecânica .................................................................................. 23
Figura 5 - Alunos da Engenharia Química.................................................................................... 23
Figura 6 - Alunos da Engenharia Elétrica na disciplina Resistência de Materiais........................ 24
Figura 7 - Alunos da Engenharia Elétrica na disciplina Física II................................................. 25
Figura 8 - Alunos da Engenharia Civil na disciplina Resistência de Materiais............................. 25
Figura 9 - Alunos da Engenharia Civil na disciplina Física II ...................................................... 26
Figura 10 - A interface do Flash MX............................................................................................. 33
Figura 11 - Montage m dos tópicos do curso ................................................................................. 33
Figura 12 - Inserção de comandos de script na aula...................................................................... 34
Figura 13 - Montagem do conteúdo da aula .................................................................................. 35
Figura 14 - Página do especialista/professor................................................................................. 36
Figura 15 - Página de criação de um novo curso........................................................................... 37
Figura 16 - Página onde o especialista/professor escolhe a aula que será criada .......................... 37
Figura 17 - Página de criação do conteúdo didático (aula) ........................................................... 39
Figura 18 - Diagrama de Contexto contendo todos os casos de uso definidos.............................. 42
Figura 19 - Modelo Conceitual do Banco de Dados...................................................................... 45
Figura 20 - Modelo Lógico do Banco de Dados............................................................................ 46
Figura 21- Montagem utilizada na avaliação da usabilidade das ferramentas .............................. 49
Histograma 22- Respostas da questão "O design gráfico da ferramenta de edição de aulas é
agradável."............................................................................................................................. 51
Histograma 23 - Respostas da questão "Os ícones (botões) apresentados na interface da
ferramenta de edição de aulas são auto-explicativos.".......................................................... 52
Histograma 24 - Respostas da questão "O vocabulário utilizado na interface da ferramenta de
edição de aula com o usuário é confuso.".............................................................................. 52
Histograma 25 - Respostas da questão "Criar uma aula utilizando a ferramenta de edição de aulas
é mais fácil do que criar uma aula utilizando a ferramenta Flash."....................................... 52
Histograma 26 - Respostas da questão "As mensagens exibidas pela ferramenta de edição de
aulas são de difícil compreensão."......................................................................................... 53
Histograma 27 - Respostas da questão "A seqüência de navegação da ferramenta de edição de
aulas é de difícil compreensão."............................................................................................ 53
Histograma 28 - Respostas da questão "O uso da ferramenta de edição de aulas é mais complexo
que o uso da ferramenta Flash."............................................................................................. 53
Histograma 29 - Respostas da questão "Foi difícil criar o conteúdo didático das aulas utilizando a
ferramenta de edição de aulas."............................................................................................. 54
Histograma 30 - Respostas da questão "Foi mais fácil aprender a utilizar a ferramenta Flash do
que a ferramenta de edição de aulas.".................................................................................... 54