Download PDF
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
125
Questionário-
Pesquisa
Capítulo 8
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
126
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
127
EXAME NACIONAL DE CURSOS
01 Em relação ao Exame Nacional de Cursos,
você gostaria de receber o resultado de seu
desempenho na prova?
(A) – Sim (B) – Não
Quem é você?
02 – Qual o seu estado civil?
(A) Solteiro(a).
(B) Casado(a).
(C) Separado(a)/desquitado(a)/divorciado(a).
(D) Viúvo(a).
(E) Outro.
03 – Quantos irmãos você tem?
(A) Nenhum.
(B) Um.
(C) Dois.
(D) Três.
(E) Quatro ou mais.
04 – Quantos filhos você tem?
(A) Nenhum.
Esta pesquisa é parte integrante do Exame Nacional de Cursos – o
Provão – e tem por objetivo não só levantar informações que permitam traçar
o perfil do conjunto de graduandos, mas também ouvir a voz dos graduandos
sobre as condições de ensino no seu curso. Ela permitirá o planejamento de
ações, na busca da melhoria da qualidade dos cursos. Para que essa
meta seja alcançada, é importante sua participação. Procure responder
a esta pesquisa de forma individual, conscienciosa e independente. A fide-
dignidade das suas respostas é fundamental.
Em cada questão, marque apenas uma resposta, ou seja, aquela que
melhor corresponda às suas características pessoais, às condições de ensi-
no vivenciadas por você e às suas perspectivas para o futuro. Os dados
obtidos serão sempre tratados estatisticamente, de forma agregada, isto é,
segundo grupos de indivíduos. Não haverá tratamento e divulgação de da-
dos pessoais.
Preencha o cartão apropriado com as suas respostas, utilizando para
tanto caneta esferográfica azul ou preta.
Entregue esse cartão na sala onde você vai realizar o Provão,
no dia 11 de junho.
Gratos pela sua valiosa contribuição.
PESQUISA
(B) Um.
(C) Dois.
(D) Três.
(E) Quatro ou mais.
05 – Como você se considera?
(A) Branco(a).
(B) Negro(a).
(C) Pardo(a)/ mulato(a).
(D) Amarelo(a) (de origem oriental).
(E) Indígena ou caboclo(a).
06 – Com quem você morou durante a maior parte
do tempo em que freqüentou este curso superior?
(A) Com os pais e/ou outros parentes.
(B) Com esposo(a) e/ou filho(s).
(C) Com amigos(as).
(D) Com colegas em alojamento universitário.
(E) Sozinho(a).
07 – Em qual das faixas abaixo você calcula
estar a soma da renda mensal dos membros da
sua família que moram em sua casa?
(A) Até R$ 453,00.
(B) De R$ 454,00 a R$ 1.510,00.
(C) De R$ 1.511,00 a R$ 3.020,00.
(D) De R$ 3.021,00 a R$ 7.550,00.
(E) Mais de R$ 7.550,00.
PSICOLOGIA
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
128
08 – Qual o meio de transporte mais utilizado
por você para chegar à sua instituição?
(A) Carro ou motocicleta próprios.
(B) Carro ou motocicleta dos pais.
(C) Carona com amigos e vizinhos.
(D) Transporte coletivo (ônibus, trem, metrô).
(E) Outro.
09 – Durante a maior parte do seu curso, qual
foi a carga horária aproximada de sua atividade
remunerada (não contar estágio remunerado)?
(A) Não exerci atividade remunerada.
(B) Trabalhei eventualmente, sem vínculo
trabalhista.
(C) Trabalhei até 20 horas semanais.
(D) Trabalhei mais de 20 horas e menos de 40
horas semanais.
(E) Trabalhei em tempo integral - 40 horas
semanais ou mais.
10 – Que tipo de bolsa de estudos ou de
financiamento você recebeu para custeio das
despesas do curso?
(A) Nenhum.
(B) Crédito Educativo (Caixa Econômica Federal).
(C) Bolsa integral oferecida pela instituição.
(D) Bolsa parcial oferecida pela instituição ou
desconto nas anuidades.
(E) Bolsa, parcial ou integral, oferecida por
entidades externas (empresas, organismos de
apoio ao estudante, etc.).
11 – Qual o grau de escolaridade do seu pai?
(A) Nenhuma escolaridade.
(B) Ensino fundamental incompleto (até a 4
a
série
do primeiro grau).
(C) Ensino fundamental completo (até a 8ª série
do primeiro grau).
(D) Ensino médio completo (segundo grau).
(E) Superior.
12 – Qual o grau de escolaridade de sua mãe?
(A) Nenhuma escolaridade.
(B) Ensino fundamental incompleto (até a 4
a
série
do primeiro grau).
(C) Ensino fundamental completo (até a 8ª série
do primeiro grau).
(D) Ensino médio completo (segundo grau).
(E) Superior.
13 – Em que tipo de escola você cursou o
ensino médio (segundo grau)?
(A) Todo em escola pública.
(B) Todo em escola privada.
(C) A maior parte do tempo em escola pública.
(D) A maior parte do tempo em escola privada.
(E) Metade em escola pública e metade em escola
privada.
14 – Que tipo de curso de ensino médio
(segundo grau) você concluiu?
(A) Comum ou de educação geral, no ensino
regular.
(B) Técnico (eletrônica, contabilidade, agrícola,
etc.) , no ensino regular.
(C) Magistério de Primeira a Quarta Séries (Curso
Normal), no ensino regular.
(D) Supletivo.
(E) Outro curso.
15 – Durante o seu curso de graduação, quantos
livros você leu em média por ano, excetuando-
se os livros escolares obrigatórios?
(A) Nenhum.
(B) Um.
(C) Dois a três.
(D) Quatro a cinco.
(E) Seis ou mais.
16 Quando você costuma ler jornais?
(A) Nunca.
(B) Raramente.
(C) Somente aos domingos.
(D) Duas vezes por semana.
(E) Diariamente.
17 – Que meio você mais utiliza para se manter
atualizado sobre os acontecimentos do mundo
contemporâneo?
(A) Jornais.
(B) Revistas.
(C) TV.
(D) Rádio.
(E) Internet.
18 – Como é seu conhecimento de língua
inglesa?
(A) Praticamente nulo.
(B) Leio, mas não escrevo nem falo.
(C) Leio e escrevo, mas não falo.
(D) Leio, escrevo e falo razoavelmente.
(E) Leio, escrevo e falo bem.
19 – Como é seu conhecimento de língua
espanhola?
(A) Praticamente nulo.
(B) Leio, mas não escrevo nem falo.
(C) Leio e escrevo, mas não falo.
(D) Leio, escrevo e falo razoavelmente.
(E) Leio, escrevo e falo bem.
Como você lida com o
microcomputador?
20 Existe microcomputador em sua casa?
(A) Sim, e eu o utilizo bastante.
(B) Sim, mas eu pouco o utilizo.
(C) Sim, mas eu nunca o utilizo (nesse caso,
passe para a questão 25).
(D) Não, mas eu utilizo microcomputador fora do
meu ambiente doméstico.
(E) Não, e eu nunca utilizo microcomputador
(nesse caso, passe para a questão 25).
21 – Como você aprendeu a operar o
microcomputador?
(A) Sozinho, por tentativas.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
129
(B) Sozinho, com bibliografia especializada.
(C) Com orientação, na minha instituição de
ensino superior.
(D) Com orientação, no meu local de trabalho.
(E) Em cursos especializados.
22 – Em qual das situações abaixo você utiliza
mais o microcomputador?
(A) Entretenimento.
(B) Trabalhos escolares.
(C) Trabalhos profissionais.
(D) Pesquisa.
(E) Comunicação via e-mail.
23 – Caso utilize microcomputador em seus
trabalhos escolares e profissionais, que tipo de
programa(s) você opera?
(A) Processadores de texto.
(B) Processadores de texto e planilhas eletrônicas.
(C) Os dois tipos de programas acima, além de
programas de apresentação gráfica (power point,
harvard graphics ou outros congêneres).
(D) Todos os programas acima, programas
desenvolvidos por mim e programas específicos
da área do meu curso.
(E) Não utilizo microcomputador em meus
trabalhos escolares e profissionais.
24 – A partir de que equipamento você tem
predominantemente acessado a Internet?
(A) Daquele colocado à minha disposição pela
minha instituição de ensino superior.
(B) Daquele disponível na minha residência.
(C) Daquele disponível no meu local de trabalho.
(D) Daquele colocado à disposição em outro local.
(E) Nunca tive oportunidade de acessar a Internet.
Como você analisa as
condições da instituição onde
está concluindo o curso de
graduação?
25 – Durante a maior parte do seu curso,
considerando-se apenas as aulas teóricas, qual o
número médio de alunos por turma?
(A) Até 30.
(B) De 31 a 50.
(C) De 51 a 70.
(D) De 71 a 100.
(E) Mais de 100.
26 – Como você considera as aulas práticas do
seu curso?
(A) As aulas práticas não são necessárias no meu
curso e por isso não são oferecidas (nesse caso,
passe para a questão 28).
(B) As aulas práticas são necessárias, mas não
são oferecidas (nesse caso, passe para a questão
28) .
(C) Raramente são oferecidas aulas práticas.
(D) As aulas práticas são oferecidas com
freqüência, mas não são suficientes.
(E) As aulas práticas são oferecidas na freqüência
necessária e suficiente ao curso.
27 – As aulas práticas comportam um número
adequado de alunos em relação aos equipamentos,
material e espaço pedagógico disponíveis?
(A) Sim, todas elas.
(B) Sim, a maior parte delas.
(C) Sim, mas apenas metade delas.
(D) Sim, mas poucas.
(E) Não, nenhuma.
28 – Como são os equipamentos do(s)
laboratório(s) utilizado(s) durante o seu curso?
(A) Atualizados e bem conservados.
(B) Atualizados, mas mal conservados.
(C) Desatualizados, mas bem conservados.
(D) Desatualizados e mal conservados.
(E) O(s) laboratório(s) é(são) inoperante(s) ou
inexistente(s) no meu curso.
29 – Os equipamentos do(s) laboratório(s) são
em número suficiente para todos os alunos nas
práticas desenvolvidas durante o seu curso?
(A) Sim, na maioria ou em todas as práticas.
(B) Sim, na metade das práticas.
(C) Sim, em algumas práticas.
(D) Não, são insuficientes em todas as práticas.
(E) O(s) laboratório(s) é (são) inoperante(s) ou
inexistente(s) no meu curso.
30 – A sua instituição viabiliza o acesso dos
alunos de graduação aos microcomputadores,
conforme as necessidades do curso?
(A) O curso não necessita de
microcomputadores.
(B) A instituição não possui microcomputadores.
(C) Não, os alunos de graduação não têm acesso
a eles.
(D) Em termos, pois é limitado pelo número
insuficiente ou pelo horário em que estão disponíveis.
(E) Sim, plenamente.
31 – Com que freqüência você utiliza a
biblioteca de sua instituição?
(A) A instituição não tem biblioteca (nesse caso,
passe para a questão 39).
(B) Nunca a utilizo.
(C) Utilizo raramente.
(D) Utilizo com razoável freqüência.
(E) Utilizo freqüentemente.
32 – Como você avalia a atualização do acervo
da biblioteca face às necessidades curriculares
do seu curso?
(A) É atualizado.
(B) É medianamente atualizado.
(C) É pouco atualizado
(D) Não é atualizado
(E) Não sei responder.
33 – O número de exemplares disponíveis na
biblioteca atende ao alunado do curso?
(A) Atende plenamente.
(B) Atende razoavelmente.
(C) Atende precariamente.
(D) Não atende.
(E) Não sei responder.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
130
34 – Como você avalia a atualização do acervo
de periódicos especializados disponíveis na
biblioteca?
(A) É bastante atualizado.
(B) É razoavelmente atualizado.
(C) É desatualizado.
(D) Não existe acervo de periódicos especializados.
(E) Não sei responder.
35 – A biblioteca de sua instituição oferece
serviço de empréstimo de livros?
(A) Sim, para todo o acervo.
(B) Sim, mas apenas para obras de caráter didático.
(C) Sim, mas apenas para obras de interesse geral.
(D) Não há empréstimo.
(E) Não sei responder.
36 – Como é o serviço de pesquisa bibliográfica
oferecido?
(A) Utiliza apenas processos manuais.
(B) Dispõe apenas de sistema informatizado local.
(C) Dispõe de sistema informatizado local e de
acesso à rede nacional de bibliotecas universitárias.
(D) Dispõe de sistema informatizado local e de
acesso às redes nacional de bibliotecas
universitárias e internacional de bibliotecas.
(E) Não sei responder.
37 – Como é o horário de funcionamento da
biblioteca?
(A) Plenamente adequado.
(B) Parcialmente adequado.
(C) Pouco adequado.
(D) Inadequado.
(E) Não sei responder.
38 – Que condições as instalações da biblioteca
oferecem para leitura e estudo?
(A) Plenamente adequadas.
(B) Parcialmente adequadas.
(C) Pouco adequadas.
(D) Inadequadas.
(E) Não sei responder.
Como você avalia o currículo
e o trabalho dos docentes do
seu curso de graduação?
39 – Durante o seu curso, quantas horas por
semana você tem dedicado, em média, aos
estudos, excetuando-se as horas de aula?
(A) Nenhuma, apenas assisto às aulas.
(B) Uma a duas.
(C) Três a cinco.
(D) Seis a oito.
(E) Mais de oito.
40Que tipo de atividade acadêmica você
desenvolveu por mais tempo durante o seu curso,
além daquelas obrigatórias?
(A) Nenhuma atividade.
(B) Atividades de iniciação científica ou
tecnológica.
(C) Atividades de monitoria.
(D) Atividades em projetos de pesquisa
conduzidos por professores da instituição.
(E) Atividades de extensão promovidas pela
instituição.
41 – Por qual entidade foi promovida a maior
parte dos eventos (congressos, jornadas,
cursos de extensão) de que você participou no
decorrer do seu curso?
(A) Pela minha instituição de ensino superior.
(B) Por outras instituições de ensino superior.
(C) Por diretórios estudantis ou centros acadêmicos.
(D) Por associações científicas ou profissionais da
área.
(E) Não participei de eventos.
42 Que atividade(s) extraclasse(s) oferecida(s)
pela sua instituição você mais desenvolveu
durante o período de realização do seu curso?
(A) Nenhuma.
(B) Atividades artísticas (teatro, música, etc.).
(C) Atividades culturais (palestras, conferências, etc.)
(D) Atividades desportivas.
(E) Estudo de línguas estrangeiras.
43 – Qual a carga horária do estágio curricular
supervisionado de seu curso?
(A) Não é oferecido estágio curricular
supervisionado (nesse caso, passe para a questão 45)
(B) Menos de 200 horas.
(C) De 200 a 299 horas.
(D) De 300 a 399 horas.
(E) Mais de 400 horas.
44 – Qual foi, no seu entender, a maior
contribuição do seu estágio curricular
supervisionado?
(A) O aperfeiçoamento técnico-profissional.
(B) O conhecimento do mercado de trabalho.
(C) O conhecimento de novas áreas de atuação
para os graduados do curso.
(D) A reafirmação da escolha profissional feita.
(E) A demonstração da necessidade de estudo
contínuo para eficiente exercício profissional.
45 – Como você avalia a composição das
disciplinas do seu curso?
(A) O currículo pleno do curso está perfeito.
(B) O currículo deveria incorporar novas
disciplinas.
(C) Algumas disciplinas poderiam ter seu
conteúdo integrado ao de outras.
(D) Algumas disciplinas deveriam ser eliminadas.
(E) O currículo necessita de reformulação geral.
46 – Como você avalia o equilíbrio entre quantidade
de conteúdo e carga horária das disciplinas do seu
curso?
(A) Há muitas disciplinas desequilibradas: muito
tempo para pouco conteúdo ou muito conteúdo para
pouco tempo.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
131
(B) Algumas disciplinas estão desequilibradas: muito
conteúdo e pouco tempo para o seu desenvolvimento.
(C) Algumas disciplinas estão desequilibradas:
muito tempo para pouco conteúdo a ser
desenvolvido.
(D) As disciplinas do curso estão razoavelmente
equilibradas.
(E) As disciplinas do curso estão muito bem
equilibradas.
47 – Ao iniciarem os trabalhos em cada
disciplina, os docentes apresentam plano de
ensino, contendo objetivos, metodologia,
critérios de avaliação, cronograma e bibliografia?
(A) Nenhum apresenta (nesse caso, passe para a
questão 49).
(B) Poucos apresentam.
(C) Metade apresenta.
(D) A maior parte apresenta.
(E) Todos apresentam.
48 – Esses planos de ensino apresentam com
clareza todas a informações necessárias para
orientar bem os alunos durante o curso?
(A) Nenhum apresenta.
(B) Poucos apresentam.
(C) Metade apresenta.
(D) A maior parte apresenta.
(E) Todos apresentam.
49 – Seus professores têm demonstrado
empenho, assiduidade e pontualidade?
(A) Nenhum deles tem demonstrado.
(B) Poucos têm demonstrado.
(C) Metade deles tem demonstrado.
(D) A maior parte deles tem demonstrado.
(E) Todos têm demonstrado.
50 – Seus professores têm demonstrado
domínio atualizado das disciplinas ministradas?
(A) Nenhum deles demonstra.
(B) Poucos demonstram.
(C) Metade deles demonstra.
(D) A maior parte deles demonstra.
(E) Todos demonstram.
51 – Durante o seu curso, que técnicas de
ensino a maioria dos professores tem utilizado,
predominantemente?
(A) Aulas expositivas.
(B) Aulas expositivas e aulas práticas.
(C) Trabalhos de grupo desenvolvidos em sala de aula.
(D) Aulas expositivas e trabalhos de grupo.
(E) Aulas expositivas, aulas práticas, trabalhos de
grupo e outras.
52 – Ao longo do seu curso, você foi solicitado a
realizar atividades de pesquisa como estratégia
de aprendizagem?
(A) Não, em nenhuma disciplina.
(B) Sim, em poucas disciplinas.
(C) Sim, em metade das disciplinas.
(D) Sim, na maior parte das disciplinas.
(E) Sim, em todas as disciplinas.
53 – Ao realizar atividades de pesquisa para as
disciplinas de seu curso, que fonte(s) você
utilizou mais freqüentemente?
(A) O acervo da biblioteca da minha instituição.
(B) O acervo da biblioteca de outra instituição.
(C) Livros e/ou periódicos de minha propriedade.
(D) A Internet.
(E) Não realizei pesquisas no meu curso.
54 – Qual tipo de material, dentre os abaixo
relacionados, tem sido mais utilizado por
indicação de seus professores durante o curso?
(A) Apostilas e resumos.
(B) Livros-texto e/ou manuais.
(C) Cópias de trechos de livros.
(D) Artigos de periódicos especializados.
(E) Anotações manuais e cadernos de notas.
55 – Que instrumentos de avaliação a maioria
dos seus professores adota
predominantemente?
(A) Provas escritas discursivas.
(B) Testes objetivos.
(C) Trabalhos de grupo.
(D) Trabalhos individuais.
(E) Provas práticas.
56 – Você procurou orientação extraclasse do
corpo docente durante o seu curso?
(A) Nunca procurei orientação extraclasse.
(B) Procurei, mas nunca encontrei.
(C) Procurei, mas raramente encontrei.
(D) Procurei e encontrei na maioria das vezes.
(E) Sempre há disponibilidade do corpo docente
para orientação extraclasse.
Quais as maiores
contribuições do seu curso?
57 – Como você avalia o nível de exigência do
seu curso?
(A) Deveria ter exigido muito mais de mim.
(B) Deveria ter exigido um pouco mais de mim.
(C) Exigiu de mim na medida certa.
(D) Deveria ter exigido um pouco menos de mim.
(E) Deveria ter exigido muito menos de mim.
58 – Qual você considera a principal
contribuição do curso que está concluindo?
(A) A obtenção de diploma de nível superior.
(B) A aquisição de cultura geral.
(C) A aquisição de formação profissional.
(D) A aquisição de formação teórica.
(E) Melhores perspectivas de ganhos materiais.
59 – Qual das habilidades abaixo foi mais bem
desenvolvida por você durante o seu curso?
(A) Capacidade de comunicação.
(B) Capacidade de trabalhar em equipe.
(C) Capacidade de raciocínio lógico /análise crítica.
(D) Capacidade de tomar iniciativa.
(E) Senso ético.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
132
Responda agora às questões
específicas para os
graduandos de Psicologia
60 Que percentual das disciplinas do seu curso
você avalia como claramente importantes?
(A) Menos de 10%.
(B) Aproximadamente 30%.
(C) Aproximadamente 50%.
(D) Aproximadamente 75%.
(E) Mais de 80%.
61 Como você avalia a carga horária das
disciplinas cursadas?
(A) Excessiva na maioria das disciplinas.
(B) Insuficiente na maioria das disciplinas.
(C) Adequada em aproximadamente 50% das
disciplinas.
(D) Adequada em aproximadamente 75% das
disciplinas.
(E) Adequada em mais de 80% das disciplinas.
62 Como você avalia a inter-relação entre os
conteúdos estudados durante o curso?
(A) Inadequada.
(B) Pouco adequada.
(C) Medianamente adequada.
(D) Adequada.
(E) Plenamente adequada.
63 Em que percentual das disciplinas
cursadas você avalia que a relação entre as
atividades teóricas e práticas é satisfatória?
(A) Menos de 10%.
(B) Aproximadamente 30%.
(C) Aproximadamente 50%.
(D) Aproximadamente 75%.
(E) Mais de 80%.
64 Aproximadamente que percentual do seu
curso foi destinado a atividades práticas?
(A) Menos de 10%.
(B) De 10 a 29%.
(C) De 30 a 49%.
(D) De 50% a 70%.
(E) Mais de 70%.
65 Durante seu curso de Psicologia que
recurso instrumentado você teve mais
oportunidade de utilizar em laboratório?
(A) Nenhum.
(B) Caixas de Skinner.
(C) Softwares com experimentos virtuais.
(D) Gravadores (áudio e/ou vídeo)para registro
e análise de comportamento.
(E) Outros.
66 Como se caracterizou, preponderantemente,
sua participação nas atividades de laboratório?
(A) Discussão acerca de conteúdos de conceitos
ou princípios.
(B) Observação de demonstrações previamente
preparadas.
(C) Observação de experimentos em curso
realizados por terceiros.
(D) Execução de exercícios ou experimentos.
(E) Pesquisa bibliográfica.
67 De que forma as atividades de laboratório
das quais você participou pareceram integradas
aos conteúdos das disciplinas do curso?
(A) Não tive oportunidade de participar de
atividades de laboratório.
(B) Não foram integradas.
(C) Foram parcialmente integradas.
(D) Foram muito integradas.
(E) Foram plenamente integradas.
68 Como você avalia as atividades de
laboratório em relação aos conteúdos
curriculares do seu curso?
(A) Inadequadas.
(B) Pouco adequadas: há muitos conteúdos
curriculares que não são, mas deveriam ser
acompanhados de atividades de laboratório.
(C) Medianamente adequadas: há alguns
conteúdos curriculares que não são, mas deveriam
ser acompanhados de atividades de laboratório.
(D) Adequadas.
(E) Plenamente adequadas.
69 Como você avalia o número de horas das
atividades de laboratório das disciplinas do
currículo?
(A) Insuficiente: um número maior de horas deveria
ser dedicado, na maioria ou em todas as disciplinas,
a atividades de laboratório.
(B) Insuficiente: deveria haver, em algumas
disciplinas, um número maior de horas para as
atividades de laboratório.
(C) Superdimensionado: deveria haver, em algumas
disciplinas, um número menor de horas para as
atividades de laboratório.
(D) Superdimensionado: deveria haver, em muitas
disciplinas, um número menor de horas para as
atividades de laboratório.
(E) Muito bem dimensionado na maioria ou em todas
as disciplinas.
70 Como você caracteriza o uso de meios de
tecnologia educacional com base na Informática
nas atividades de ensino-aprendizagem do seu
curso?
(A)A minha instituição não dispõe desses meios.
(B)Restrito e inadequado.
(C)Restrito, mas adequado.
(D)Amplo, mas inadequado.
(E)Amplo e adequado.
71 Como você caracteriza o uso de recursos
audiovisuais nas atividades de ensino-
aprendizagem do seu curso?
(A)A minha instituição não dispõe desses recursos.
(B)Restrito e inadequado.
(C)Restrito, mas adequado.
(D)Amplo, mas inadequado.
(E)Amplo e adequado.
72 Que proporção das disciplinas cursadas
você considera que apresentou a ênfase
científica atribuída à Psicologia?
(A) Menos de 10%.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
133
(B) Aproximadamente 30%.
(C) Aproximadamente 50%.
(D) Aproximadamente 75%.
(E) Mais de 80%.
73 Como você avalia a maior parte dos
instrumentos de avaliação aos quais você foi
submetido(a) durante o curso?
(A) Inadequados.
(B) Pouco adequados.
(C) Medianamente adequados.
(D) Adequados.
(E) Plenamente adequados.
74 O curso que você freqüentou exigiu de você a
realização de um trabalho de conclusão de curso?
(A) Não.
(B) Sim, na forma de um levantamento bibliográfico.
(C) Sim, na forma de uma monografia.
(D) Sim, na forma de um trabalho empírico com
coleta de dados e relatório.
(E) Sim, na forma de análise de uma situação
profissional.
75 Como você avalia o conteúdo ministrado pela
maioria de seus professores ao longo do curso?
(A) Inadequado.
(B) Pouco adequado.
(C) Medianamente adequado.
(D) Adequado.
(E) Plenamente adequado.
76 Como você avalia o nível de conhecimento da
maioria de seus professores quando da
transmissão do conteúdo das disciplinas em sala
de aula?
(A) Fraco.
(B) Regular.
(C) Bom.
(D) Muito bom.
(E) Ótimo.
77 Em relação aos custos da assistência
psicológica, as pessoas assumem valores cada
vez maiores em função de as políticas de saúde
não contemplarem tal assistência, forçando o
cliente a um tratamento particular. Como as
informações sobre esses custos foram passadas
para você ao longo do curso?
(A) Em nenhum momento se fez referência a isso.
(B) Algumas vezes o tema foi abordado, sem
maiores comentários.
(C) Algumas vezes o tema foi tratado, com
recomendações quanto ao custo-benefício.
(D) Várias vezes o tema foi abordado, sem
maiores comentários.
(E) Sempre que oportuno o tema foi tratado, com
análise crítica quanto ao custo-benefício psicológico
e social.
78 Em que situação, no seu curso, você pode
dizer que vivenciou, principalmente, o
comportamento ético?
(A) Em decisões em sala de aula.
(B) Nas relações com colegas, equipe,
corpo administrativo.
(C) Nas relações com os clientes.
(D) Nas relações com os familiares dos clientes.
(E) Nas relações com os empresários, com o
público em geral e com a comunidade.
79 Durante o curso, você se submeteu a algum
tipo de psicoterapia?
(A) Não.
(B) Sim, com psicoterapeuta que também atua
como docente no meu curso.
(C) Sim, com psicoterapeuta que não atua como
docente na instituição em que estudo.
(D) Sim, com mais de um psicoterapeuta, sendo
que pelo menos um deles atua como docente na
instituição em que estudo.
(E) Sim, com mais de um psicoterapeuta, nenhum
deles docente na minha instituição.
80 Que tipo de projetos/estágios você
desenvolveu, durante a graduação, na área de
sua escolha profissional?
(A) Projetos de extensão.
(B) Projetos de pesquisa.
(C) Projetos de extensão e pesquisa.
(D) Estágios extracurriculares ou outras
atividades práticas, não obrigatórias.
(E) Não desenvolvi nenhuma atividade além
das obrigatórias.
81 Qual foi a contribuição de programas de
iniciação cientifica para sua formação
(conhecimento, habilidades e atitudes)?
(A) Não participei de programas de iniciação
científica.
(B) Nenhuma.
(C) Restrita.
(D) Parcial.
(E) Ampla.
82 Qual foi a contribuição de programas de
monitoria na sua formação (conhecimentos,
habilidades e atitudes)?
(A) Não participei de programas de monitoria.
(B) Nenhuma.
(C) Restrita.
(D) Parcial.
(E) Ampla.
83 Qual foi a contribuição de programas de
extensão para sua formação (conhecimentos,
habilidades e atitudes)?
(A) Não participei de programas de extensão.
(B) Nenhuma.
(C) Restrita.
(D) Parcial.
(E) Ampla.
84 Onde você realizou ou está realizando seu
estágio prático?
(A) No Serviço de Psicologia ou Clínica da minha
instituição de ensino.
(B) Em uma clínica particular de profissional
autônomo.
(C) Em hospital.
(D) Em escola de ensino fundamental ou médio.
(E) Em outro local.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
134
85 Onde você realizou ou está realizando seu
estágio prático?
(A) Na comunidade.
(B) Em associação esportiva.
(C) Em setor de recursos humanos.
(D) Em serviço de atendimento jurídico.
(E) Em outro local.
86 Como você avalia os programas de estágio
quanto à supervisão docente?
(A)Inadequados e insuficientes.
(B) Inadequados, mas suficientes.
(C) Adequados, mas insuficientes
(D) Adequados e suficientes.
(E) Plenamente adequados e suficientes.
87 Em que nível os estágios supervisionados
realizados o (a) qualificaram para o exercício da
profissão de psicólogo?
(A) Nulo.
(B) Mínimo.
(C) Médio.
(D) Suficiente.
(E) Pleno.
88 Como você considera o seu nível de
preparo atual para o exercício profissional?
(A) Mínimo. Tenho insuficiências sérias no meu
preparo e sinto-me incapacitado(a) para o exercício
profissional, salvo profunda recuperação e extensa
preparação adicional.
(B) Restrito. Tenho capacidade limitada de
exercício profissional, precisando de
aperfeiçoamento adicional sob supervisão direta.
(C) Parcial. Tenho capacidade para exercício
profissional na minha área de escolha, sob supervisão
eventual.
(D) Amplo. Tenho capacidade para exercício
profissional sem supervisão, em condições
específicas de atuação.
(E) Máximo. Tenho capacidade para exercício
autônomo e imediato, mesmo em condições adversas de
atuação (demanda elevada, deficiência de recursos, etc.).
Quais as suas perspectivas
futuras?
89 Quanto ao exercício profissional, após a
conclusão deste curso, o que você pretende
fazer?
(A) Não pretendo trabalhar (nesse caso, passe para
a questão 94).
(B) Pretendo procurar emprego na área de Psicologia.
(C) Pretendo procurar emprego ou continuar com
meu emprego atual em outra área (nesse caso,
passe para a questão 94).
(D) Já estou trabalhando na área de Psicologia e
pretendo continuar na mesma atividade.
(E) Pretendo trabalhar como psicólogo(a)
autônomo(a).
90 Em que lugar pretende iniciar o exercício
profissional na área da Psicologia?
(A) Na mesma cidade de conclusão do meu curso
de graduação.
(B) Em outra cidade do mesmo estado.
(C) Em cidade de outro estado brasileiro.
(D) No exterior.
(E) Não tenho opção definida quanto ao lugar de
exercício profissional.
91 Qual a sua área preferencial de escolha
imediata, no caso do exercício profissional?
(A) Psicologia Clínica / Saúde.
(B) Psicologia Organizacional / Trabalho.
(C) Psicologia Comunitária / Institucional.
(D) Psicologia Escolar / Educacional.
(E) Outra área.
92 Qual a sua área preferencial de escolha
imediata, no caso do exercício profissional?
(A) Psicologia Jurídica / Judiciário.
(B) Psicologia do Trânsito.
(C) Psicologia Hospitalar.
(D) Psicologia do Esporte.
(E) Outra área.
93 Qual dos fatores abaixo tem influência
predominante na sua escolha desta carreira?
(A) Conteúdo e desafio intelectual da área de minha
escolha.
(B) Exercício de responsabilidade social.
(C) Interesse em ajudar as pessoas.
(D) Ganho econômico/vantagem material.
(E) Posse das habilidades e competências
requeridas para o exercício profissional.
94 Quanto aos estudos no ensino regular,
após a conclusão deste curso, o que você
pretende?
(A) Não fazer nenhum outro curso de nível superior.
(B) Fazer outro curso de graduação.
(C) Fazer cursos de aperfeiçoamento e
especialização na área da Psicologia.
(D) Fazer cursos de mestrado e/ou doutorado na
área da Psicologia.
(E) Fazer cursos de mestrado e/ou doutorado em
outra área.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo