Download PDF
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
117
Questionário de
Avaliação da Prova
Capítulo 7
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
118
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
119
A Nas questões de 1 a 7 assinale a alternativa
que corresponde à avaliação que o seu curso
faz da prova quanto aos aspectos a seguir.
01 – Nível de dificuldade da prova para os
graduandos do seu curso.
(A) Fácil.
(B) Médio.
(C) Difícil.
02 – Extensão da prova como um todo.
(A) Longa.
(B) Adequada.
(C) Curta.
03 – Tempo destinado à resolução da prova.
(A) Insuficiente.
(B) Suficiente.
(C) Excessivo.
04 – Enunciados das questões quanto a clareza e
objetividade.
(A) Todos apresentam.
(B) A maioria apresenta.
(C) Poucos apresentam.
05 – Problema maior que os graduandos do seu
curso podem ter enfrentado para resolver a prova,
em relação aos conteúdos avaliados.
(A) A prova tem muitas questões que exigem
conteúdos que não constam na grade curricular do
curso.
(B) Os conteúdos foram ministrados no curso, mas
com uma abordagem diferente da que se pede na
prova.
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades
em relação a esse aspecto.
06 – Problema maior que os graduandos do seu
curso podem ter enfrentado para resolver a prova,
em relação às habilidades avaliadas.
(A) A prova tem muitas questões que exigem
habilidades não desenvolvidas durante o curso.
(B) A maioria das habilidades exigidas para
resolução da prova foi tratada no curso com uma
abordagem diferente.
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades
em relação a esse aspecto.
07 – Adequação da prova em relação ao projeto
pedagógico do seu curso.
(A) Boa.
(B) Regular.
(C) Fraca.
Sempre buscando o aprimoramento do Exame Nacional de Cursos, me-
canismo integrante do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, estamos
procedendo, junto com os coordenadores de curso, à avaliação da prova de PSI-
COLOGIA aplicada este ano.
Sugerimos, para termos uma visão mais ampla de como a prova foi avaliada
pela comunidade acadêmica, que os professores do curso analisem a prova em
conjunto.
Ressaltamos que sua participação é fundamental para que o Exame se tor-
ne cada vez mais adequado à avaliação dos cursos de graduação em PSICOLO-
GIA, visando a que seus resultados possam fornecer informações relevantes para
a orientação de ações voltadas à melhoria da qualidade desses cursos.
Preencha o cartão apropriado com as suas respostas, utilizando para
tanto lápis preto grafite n°2 ou caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
As respostas devem ser marcadas na folha de leitura ótica anexa, assina-
lando-se somente uma alternativa para cada questão. Em seguida, devem ser
encaminhadas, até o dia 25 de agosto, para:
INEP - Diretoria de Avaliação e Acesso ao Ensino Superior
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, sala 431
Brasília - DF
QUESTIONÁRIO DE
AVALIAÇÃO DA PROVA
PSICOLOGIA
EXAME NACIONAL DE CURSOS
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
120
B – Nas questões de 8 a 97 é apresentado um quadro com as habilidades e conteúdos que se pretendeu
avaliar em cada questão da prova. Assinale, no quadro, a alternativa que corresponde à análise
que seu curso faz da adequação de cada questão para verificar as habilidades ou os conteúdos
indicados, marcando na folha de resposta o resultado encontrado. (Atenção: a questão número 1
da prova corresponde às questões de número 8 e 9 deste questionário, e assim por diante).
Alternativas:
(A)Questão adequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicado(a).
(B)Questão parcialmente adequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicado(a).
(C)Questão inadequada para verificar o conteúdo/a habilidade indicado(a).
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
C - Processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
H - estabelecer relações entre variáveis e processos psico-
lógicos e comportamentais.
C - Processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação; ler
e interpretar dados.
C - Processos psicológicos básicos e seus fundamentos.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia; identificar conceitos teóricos da Psicologia que fun-
damentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias da personalidade e do desenvolvimento.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Alterações das funções psicológicas e transtornos psi-
cológicos.
H - ler e interpretar dados; interpretar a realidade a partir de
conceitos teóricos da Psicologia.
C - Alterações das funções psicológicas e transtornos psi-
cológicos.
H - ler e interpretar dados; interpretar a realidade a partir de
conceitos teóricos da Psicologia.
C - Interações entre comportamento e contexto biológico.
H - ler e interpretar dados; estabelecer relações entre vari-
áveis e processos psicológicos e comportamentais.
N° da questão
na folha de
respostas
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
Alternativas
N° da
questão
da prova
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
A B C
(Continua)
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
121
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Interações entre comportamento e contexto sociocultural.
H - estabelecer relações entre variáveis e processos psico-
lógicos e comportamentais.
C - Interações entre comportamento e contexto sociocultural.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia; estabelecer relações entre variáveis e proces-
sos psicológicos e comportamentais.
C - Interações entre comportamento e contexto sociocultural.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia;
estabelecer relações entre variáveis e processos psicoló-
gicos e comportamentais.
C - Teorias e sistemas em Psicologia.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Relações grupais, institucionais e comunitárias.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Relações grupais, institucionais e comunitárias.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia;
perceber em determinadas situações quais as questões psi-
cológicas que se apresentam e de que forma a prática pro-
fissional lida com essas situações.
C - Teorias e sistemas em Psicologia.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Teorias e sistemas em Psicologia.
H - identificar conceitos teóricos da Psicologia que funda-
mentam diferentes formas de se analisar uma situação.
C - Métodos e técnicas de avaliação em Psicologia.
H - identificar características de métodos e técnicas de ava-
liação psicológica.
C - Métodos e técnicas de avaliação em Psicologia.
H - identificar características de métodos e técnicas de ava-
liação psicológica.
C - Métodos e técnicas de avaliação em Psicologia.
H - identificar características de métodos e técnicas de ava-
liação psicológica.
C - Métodos e técnicas de avaliação em Psicologia.
H - identificar características de métodos e técnicas de ava-
liação psicológica.
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
N° da questão
na folha de
respostas
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
Alternativas
N° da
questão
da prova
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
A B C
(Continuação)
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
122
(conclusão)
QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DA PROVA QUESTIONÁRIO
N° da questão
na folha de
respostas
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
AlternativasConteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Metodologia científica.
H - demonstrar conhecimento de aspectos básicos de
metodologia científica de modo a saber tomar e justificar
decisões metodológicas.
C - Procedimentos aplicados a situações específicas de
atuação profissional.
H - perceber em determinadas situações quais as questões
psicológicas que se apresentam e de que forma a prática
profissional lida com essas situações.
C - Procedimentos aplicados a situações específicas de
atuação profissional.
H - buscar informações especializadas, analisá-las critica-
mente e saber tomar e justificar decisões metodológicas.
C - Procedimentos aplicados a situações específicas de
atuação profissional.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia;
estabelecer relações entre variáveis e processos psicológi-
cos e comportamentais.
C - Procedimentos aplicados a situações específicas de
atuação profissional.
H - perceber em determinadas situações quais as questões
psicológicas que se apresentam e de que forma a prática
profissional lida com essas situações; planejar ações relati-
vas à melhoria da qualidade de vida de indivíduos, grupos e
instituições.
C - Procedimento de diagnóstico e intervenção.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia; ler e interpretar dados; perceber em determina-
das situações quais as questões psicológicas que se apre-
sentam e de que forma a prática profissional lida com essas
situações.
C - Procedimento de diagnóstico e intervenção.
H -perceber em determinadas situações quais as questões
psicológicas que se apresentam e de que forma a prática
profissional lida com essas situações.
C - Procedimento de diagnóstico e intervenção.
H -planejar ações relativas à melhoria da qualidade de vida
de indivíduos, grupos e instituições.
C - Procedimento de diagnóstico e intervenção.
H - perceber em determinadas situações quais as questões
psicológicas que se apresentam e de que forma a prática
profissional lida com essas situações; analisar e planejar
uma ação profissional.
N° da
questão
da prova
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
A B C
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
123
QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTIONÁRIO
N° da questão
na folha de
respostas
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
Alternativas
Conteúdos (C) e Habilidades (H)
Verificados na Questão
C - Teorias e sistemas em Psicologia.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia; planejar uma ação profissional, explicitando o
referencial teórico utilizado.
C - Métodos e técnicas de avaliação psicológica.
H - formular questões pertinentes ao âmbito da Psicologia;
buscar informações especializadas, analisá-las criticamente
e saber tomar e justificar decisões metodológicas.
C - Metodologia científica.
H - buscar informações especializadas, analisá-las criti-
camente e saber tomar e justificar decisões metodológicas.
C - Procedimentos aplicados a situações específicas de
atuação profissional.
H - analisar e planejar uma ação profissional, explicitando
o referencial teórico utilizado.
C - Relações grupais, institucionais e comunitárias.
H - interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da
Psicologia; identificar conceitos teóricos da Psicologia que
fundamentam diferentes formas de se analisar uma situa-
ção; ler e interpretar dados; estabelecer relações entre va-
riáveis e processos psicológicos e comportamentais; per-
ceber em determinadas situações quais as questões psi-
cológicas que se apresentam; identificar e analisar ações
relativas à melhoria da qualidade de vida de indivíduos,
grupos e instituições.
N° da
questão
da prova
1
2
3
4
5
A B C
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
124