Download PDF
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
105
Prova
Capítulo 6
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
106
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
107
QUESTÕES OBJETIVAS
1
Estudos relacionados à metamemória, isto é, ao conheci-
mento que os indivíduos possuem sobre a memória, sua
organização e funcionamento, têm recebido destaque nas
pesquisas contemporâneas sobre memória. Qual dos estu-
dos sumarizados abaixo é representativo desta linha de
investigação?
(A) Foi comparado o desempenho de crianças de 6 a 9
anos em recordar objetos e cenas.
(B) Foi pedido a crianças de 5 anos que recordassem o
nome de uma série de figuras apresentadas.
(C) Foi pedido a um grupo de crianças de 10 anos e a um
de adultos que recordassem uma lista de 10 itens e as
posições das peças num tabuleiro de xadrez.
(D) Foram mostradas figuras para crianças de 4 anos em
duas condições. Na primeira, era dito a elas que
deveriam lembrar-se das figuras mais tarde. Na se-
gunda, era pedido apenas que olhassem as figuras.
(E) Foram apresentadas às crianças de classes de edu-
cação infantil tiras com uma série de figuras conheci-
das para que dissessem qual ou quais das tiras seriam
longas demais para elas lembrarem.
2
Para Vygotsky as transformações ocorridas ao longo do
desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a
interação social. A natureza sócio-histórica da perspectiva
de Vygotsky aparece também na análise feita por ele
acerca do desenvolvimento da linguagem e de sua relação
com o pensamento. Assim, a respeito da linguagem, este
autor afirma que:
(A) é tão-somente um meio de comunicação social.
(B) é sempre racional, tendo como função primeira a
organização do pensamento e da ação.
(C) é usada inicialmente como meio de comunicação,
tornando-se uma função mental interna por sua con-
versão em fala interior.
(D) seu aparecimento é posterior ao desenvolvimento do
pensamento.
(E) seu desenvolvimento precede e prepara o desenvolvi-
mento do pensamento.
3
É fato que a criança não compreende que a relação entre o
nome e a coisa a que ele se refere é arbitrária. Denomina-se
realismo nominal quando ela atribui ao nome as características
da coisa. Qual das situações abaixo é a expressão do realismo
nominal na criança?
(A) A professora lê com a criança a frase: Papai chuta a bola.
Professora (P): "O que diz aqui (papai)?" Criança (C):
"Papai." P: "E aqui (bola)?" C: "Bola." P: "E aqui (a)?" C:
"Não diz nada." P: "Por quê?" C: "Tem uma letra só."
(B) A professora apresenta dois cartões à criança. Num
está escrito passarinho e no outro, trem. A professora
pergunta onde pode estar escrito trem. A criança
aponta para o cartão onde está escrito passarinho. A
professora pergunta: "Por quê?" A criança: "É que o
trem é mais grande."
(C) A professora apresenta um cartão para a criança escri-
to AAAAAA e pergunta: "Dá pra ler este cartão?"
Criança: "Não, porque tem tudo a mesma coisa."
(D) A criança escreveu 203 no caderno. A professora
pergunta: "O que você escreveu aí?" A criança res-
ponde: "Vinte e três."
(E) Passa um cachorro e a criança diz para mãe: "Au-au."
A criança vê um gato e diz para a mãe: "Au-au."
4
O paradigma usual no estudo da memória é o da verifica-
ção algum tempo mais tarde (T2) da lembrança de um
acontecimento ocorrido ou informação apresentados num
tempo T1. Quando vemos uma pessoa em T2 e lembra-
mos dela como alguém que vimos anteriormente em T1, é
preciso que tenhamos registrado a informação sobre o
acontecido em T1 e que, posteriormente, em T2, tal
lembrança seja ativada pela informação processada em
T2, quando encontramos a pessoa novamente. A forma de
memória aqui descrita é denominada memória:
(A) processual.
(B) implícita.
(C) de trabalho.
(D) de reconhecimento.
(E) de curto prazo.
5
Uma teoria psicanalítica da personalidade tem como obje-
tivo principal
(A) a análise dos comportamentos individuais.
(B) a descrição e classificação dos sentimentos e emoções.
(C) a compreensão da motivação das ações humanas.
(D) a determinação dos componentes genéticos na cons-
tituição dos indivíduos.
(E) o estudo dos aspectos psicopatológicos da persona-
lidade.
6
A teoria freudiana do desenvolvimento parte do pressupos-
to que:
(A) o desenvolvimento psicológico resulta da ação dos
fatores culturais.
(B) os componentes genéticos são fundamentais no de-
senvolvimento psicológico.
(C) a hereditariedade determina o desenvolvimento psi-
cológico.
(D) a história de vida e os componentes constitucionais
determinam o desenvolvimento psicológico.
(E) as relações familiares e as leis sociais são os princi-
pais determinantes do desenvolvimento psicológico.
7
As categorias centrais de análise das teorias psicanalíticas
da personalidade são
(A) o recalque, o id e a identificação.
(B) o inconsciente, a pulsão e o recalque.
(C) o superego, o pré-consciente e as zonas erógenas.
(D) a personalidade, o ego e o recalque.
(E) a personalidade, o pré-consciente e a sexualidade.
8
O enfoque fenomenológico da personalidade trabalha fun-
damentalmente com as categorias conceituais:
(A) self e desejo.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
108
(B) experiência e self.
(C) experiência e self-ideal.
(D) consciência e defesa.
(E) consciência e self-ideal.
9
Toda primavera, João vai ao médico para tomar vacinas
antialérgicas no seu braço. Vem fazendo isto há tanto tempo
que basta olhar para o médico que o braço dói. Este é um
exemplo de:
(A) modelação.
(B) castigo condicional.
(C) condicionamento operante.
(D) condicionamento instrumental.
(E) condicionamento clássico.
10
Estabeleça a correspondência correta entre categorias
conceituais das teorias do desenvolvimento e seus respec-
tivos autores.
A correspondência correta é:
(A) I-M; II-N; III-Q; IV-R.
(B) I-N; II-R; III-P; IV-S.
(C) I-N; II-M; III-Q; IV-S.
(D) I-Q; II-S; III-M; IV-P.
(E) I-P; II-M; III-R; IV-N.
11
Quando o carro entra no túnel, uma pessoa é tomada pela
sensação de estar presa e sem saída, sentindo-se sozinho
e sem proteção. Palpitações são percebidas com grande
intensidade, a sudorese transborda por todos os poros do
corpo, entra em estado de expectativa catastrófica. Esta
descrição nos leva a identificar o seguinte transtorno:
(A) crise de ansiedade aguda ou ataque de pânico.
(B) reação emocional intensa ou crise histérica.
(C) distúrbio da afetividade ou neurose de angústia.
(D) síndrome de despersonalização ou dissociação do eu.
(E) alteração da senso-percepção ou desrealização.
12
Num discurso coisificado, uma pessoa queixa-se de perda
de vontade, diz sentir-se como um trapo, com crises de
terror e sem reação. Sente que não é mais o mesmo, que
podem ler seus pensamentos, que está alienada de si. Esta
descrição retrata:
(A) alteração da percepção com alucinações cenestésicas.
(B) experiência de desdobramento da realidade externa.
(C) vivência de despersonalização do processo
esquizofrênico.
(D) transtorno da vontade da crise melancólica.
(E) estado de perplexidade da angústia hipocondríaca.
13
Uma pessoa, após um acidente de carro que resultou na
vivência traumática do falecimento do filho, e no qual sofreu
apenas ferimentos leves no rosto, começa a apresentar um
comportamento estranho. Parece outra pessoa, pois se
apresenta impulsivo e usa um vocabulário chulo, que antes
não utilizava. Está alheio ao mundo, não mais interessado
nos programas que gostava de assistir, nem no seu
trabalho. Apresenta-se desmotivado para a vida e deprimi-
do. Diante deste quadro, de que podem decorrer as altera-
ções relatadas?
(A) Todas elas, da vivência traumática da perda do filho no
acidente.
(B) Todas elas, de lesão ou disfunção de determinadas
regiões do cérebro em decorrência do acidente, sem
a participação de qualquer vivência traumática.
(C) As cognitivas, de lesão ou disfunção de determinadas
regiões do cérebro, e as de personalidade e humor, da
vivência traumática.
(D) As de personalidade e humor, de lesão ou disfunção
cerebral, e as cognitivas, da vivência traumática.
(E) As de personalidade, de lesão ou disfunção cerebral,
e as cognitivas e de humor, da vivência traumática.
14
Um pesquisador está interessado em discriminar o efeito
de fatores ambientais e de fatores genéticos sobre deter-
minado conjunto de variáveis psicológicas. Um método
bastante utilizado em Psicologia para discriminar o efeito
destes dois grupos de fatores é investigar o conjunto
dessas variáveis psicológicas em pares de
_____________________________. Se houver diferen-
ça entre eles em termos de uma variável psicológica, esta
é atribuída a fatores _______________, enquanto que as
semelhanças são atribuídas a fatores _____________.
Preenche corretamente as lacunas acima a opção:
(A) gêmeos univitelinos separados desde o nascimento e
criados em ambientes diferentes / ambientais / gené-
ticos.
(B) gêmeos univitelinos separados desde o nascimento e
criados em ambientes diferentes / genéticos /
ambientais.
(C) gêmeos univitelinos criados juntos em um mesmo
ambiente / ambientais / genéticos.
(D) irmãos, gêmeos ou não, criados juntos em um mesmo
ambiente / genéticos / ambientais.
(E) irmãos, gêmeos ou não, criados separados em ambi-
entes diferentes / genéticos / ambientais.
15
Em uma sociedade sempre surgem movimentos que
objetivam romper com as regras institucionalizadas, como
por exemplo os movimentos hippie, punk, etc.Verifica-se,
após algum tempo, que a sociedade incorpora alguns
aspectos de tais movimentos. Isto acontece porque, ao
institucionalizar essas novas regras, a sociedade
(A) encontra-se identificada com o novo.
(B) procura eliminar a ameaça do novo.
(C) está valorizando o novo.
(D) está idealizando o novo.
(E) está aceitando o novo.
16
Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brinca-
deiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na
formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão tam-
bém pode ser considerada como um elemento importante
de formação dessa subjetividade. Daí, pode-se afirmar que
as crianças de hoje
(A) só podem ser compreendidas a partir da especificidade
histórico-cultural da época contemporânea.
I - confiança básica
II - assimilação/acomodação
III -desenvolvimento moral
IV -fase esquizo-paranóide
M - Piaget
N - Erickson
P - Winnicott
Q - Kohlberg
R - Rogers
S - Klein
))
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
109
(B) são incapazes de se contrapor à influência da televisão.
(C) são mais agressivas que as de antigamente por conta
da influência da televisão.
(D) são tão independentes e inteligentes quanto as de 40
anos atrás.
(E) se desenvolvem sob influências mais negativas que
as de antigamente.
17
Vestuário, ornamentos, calçados e outros itens que com-
põem a moda jovem apresentam-se como um dispositivo
de identificação para adolescentes porque:
(A) dificultam a conjunção entre personalidade e cultura.
(B) traduzem necessidades importantes nos dias de hoje.
(C) mascaram a expressão da singularidade de cada
adolescente.
(D) são símbolos através dos quais os adolescentes se
inserem numa cultura coletiva.
(E) são aspectos pelos quais os jovens se sentem
seduzidos.
18
A contribuição de Kurt Lewin para a Psicologia Social
expressa uma abordagem particular sobre a dinâmica
grupal. A inovação de Lewin, criada nos experimentos com
pequenos grupos, caracteriza-se pela utilização
(A) da dissonância cognitiva interferindo na coesão grupal.
(B) da reflexão do espaço grupal na dinâmica do in-
consciente.
(C) da dinâmica do espaço topológico e dos sistemas de
forças no grupo.
(D) da existência do grupo como mediador necessário
entre indivíduo e sociedade.
(E) do grupo como dispositivo socioanalítico.
19
A história da Psicologia Social na América Latina nos informa
sobre a crise dos paradigmas teóricos no final dos anos 70.
No Brasil, psicólogos sociais, fundamentados no materialis-
mo histórico, lançaram críticas contundentes às concepções
socioculturais e à neutralidade da ciência defendidas pelos
pesquisadores inspirados na Psicologia Social norte-ameri-
cana. Fazem parte desta proposta crítica:
I - o ideal democrático do humanismo liberal;
II - a concepção do indivíduo concreto como manifesta-
ção da totalidade histórico-social;
III - a concepção do indivíduo como produto das determi-
nações econômicas.
Está(ão) correto(s):
(A) I apenas.
(B) I e II apenas.
(C) I e III apenas.
(D) II e III apenas.
(E) I, II e III.
20
Nos laudos psicológicos dos chamados "menores infra-
tores" das classes populares, encontramos, com fre-
qüência, no que diz respeito à análise do grupo familiar,
a denominação "família desestruturada". Esta avaliação,
que concebe a família nuclear burguesa como modelo
universal de socialização, contribui para a:
(A) prática de uma postura humanística universal.
(B) conscientização do psicólogo frente às características
psicológicas específicas das classes sociais.
(C) patologização do cotidiano das classes populares e a
produção de estigmas.
(D) valorização das diferenças naturais de culturas espe-
cíficas.
(E) desqualificação da família burguesa como espaço de
formação ética.
21
A História da Psicologia revela uma ampla diversidade de
abordagens teóricas que se reflete nas diferentes defini-
ções do seu objeto de investigação no interior dos grandes
sistemas. A esse respeito, é correto afirmar que:
(A) no surgimento da Psicologia seu objeto de estudo é a
consciência, substituído, com o advento do
Behaviorismo, pelo comportamento, único objeto na
atualidade.
(B) do final do século XIX aos dias de hoje, os processos
mentais têm sido o único objeto de estudo da Psicolo-
gia, dividindo-se em consciência e inconsciente.
(C) a abordagem mentalista, característica da Psicologia
na ocasião de seu surgimento, cede lugar ao estudo
do condicionamento, nas vertentes teóricas do
Behaviorismo e do Gestaltismo.
(D) o objeto de estudo da Psicologia é atualmente o
comportamento, e o estudo da mente caracteriza
apenas a Psicologia do século XIX.
(E) o Behaviorismo opera uma crítica radical da Psicolo-
gia da consciência em favor do estudo do comporta-
mento, mantendo-se a importância da investigação
dos processos mentais na contemporaneidade.
22
O projeto epistemológico da Psicologia realiza-se através
da busca de leis gerais e princípios invariantes dos pro-
cessos psicológicos. No caso do Behaviorismo e do
Gestaltismo, são eles, respectivamente:
(A) associação e reforço / boa forma e equilíbrio.
(B) punição e motivação / figura e fundo.
(C) condicionamento / elementarismo.
(D) totalidade / isomorfismo.
(E) hábito / associação.
23
A entrevista estruturada se caracteriza fundamentalmente
por
(A) ser realizada numa situação estruturada.
(B) ser utilizada como procedimento preferencial na área
de recursos humanos.
(C) obedecer a um controle severo do tempo de início e
término da entrevista.
(D) supor o estabelecimento prévio de um roteiro com
perguntas.
(E) possibilitar que o entrevistado responda às perguntas
por escrito.
24
A observação exploratória ou naturalística pressupõe que
o pesquisador:
(A) programe anteriormente todos os elementos a serem
observados.
(B) discrimine os aspectos subjetivos da vivência dos
sujeitos.
(C) se insira na situação, procurando apreender os aspec-
tos relevantes nela presentes.
(D) faça um registro contínuo de tudo o que está aconte-
cendo.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
110
(E) estabeleça um gráfico com os aspectos a serem
observados.
25
O parâmetro básico da qualidade de um teste psicológico
se chama validade. Entre as opções apresentadas a se-
guir, NÃO constitui um tipo de validade considerada em
testes psicológicos a
(A) concorrente.
(B) recorrente.
(C) preditiva.
(D) de construto.
(E) de conteúdo.
26
O questionário constitui uma técnica de coleta de informa-
ção de dados psicológicos que
(A) é utilizado sobretudo em pesquisas experimentais.
(B) é mais vantajoso do que a entrevista quando se quer
atingir um número pequeno de sujeitos.
(C) consiste em levantar o que as pessoas fazem e
pensam.
(D) visa primordialmente a identificar relações causais en-
tre variáveis comportamentais e processos mentais.
(E) evita, ao máximo, as opiniões subjetivas dos
respondentes.
27
Toda e qualquer pesquisa empírica utiliza a:
(A) experimentação.
(B) observação de eventos.
(C) correlação de variáveis.
(D) manipulação de variáveis.
(E) participação.
28
A pesquisa qualitativa busca:
(A) relações de causa e efeito.
(B) leis e explicações gerais.
(C) análise de significados.
(D) verificação de regularidades.
(E) controle dos fenômenos observados.
29
O objetivo fundamental da pesquisa participante é:
(A) desenvolver laços de identidade entre os membros de
uma coletividade.
(B) desenvolver habilidades e aptidões sociais nos mem-
bros de uma coletividade.
(C) transmitir conhecimentos qualitativos que ajudem uma
coletividade.
(D) elaborar conhecimentos sobre a realidade de uma
coletividade redefinindo a relação pesquisador-comu-
nidade.
(E) elaborar projetos de desenvolvimento comunitário.
30
O roteiro a ser seguido no processo fundamental de toda e
qualquer pesquisa é:
(A) elaborar as hipóteses, estabelecer as estatísticas a
serem utilizadas, determinar o nível de significância,
coletar os dados e analisá-los.
(B) elaborar as hipóteses, selecionar os sujeitos, utilizar a
observação sistematicamente, analisar os dados e
elaborar relatórios.
(C) selecionar os sujeitos, criar condições favoráveis para
as entrevistas, obter as respostas mais espontâneas,
descrevê-las sem distorções e elaborar o relatório.
(D) determinar a amostra, definir as variáveis a serem
estudadas e os instrumentos que vão medi-las, apli-
car os instrumentos, analisar os dados e escrever o
relatório.
(E) delimitar o tema a ser estudado, levantar as questões,
determinar os passos a seguir para responder às
questões, coletar as informações, analisá-las e elabo-
rar as conclusões.
31
Em relação à análise de conteúdo, afirma-se que:
I - permite um tratamento quantitativo, especialmente
quando são utilizadas categorias a priori para o leque
possível de respostas;
II - permite, a partir de um discurso, apreender o significa-
do da totalidade da fala do sujeito, contextualizando-
a em relação às variáveis importantes do fenômeno
psicológico investigado;
III - exige o estabelecimento de categorias de respostas
coerentes com os objetivos da pesquisa, as quais
funcionam como eixos temáticos a serem investigados.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
(A) II apenas.
(B) I e II apenas.
(C) I e III apenas.
(D) II e III apenas.
(E) I, II e III.
32
Dentro de certa perspectiva psicológica, a subjetividade é
considerada contraditória, fragmentada, processual e his-
toricamente contingente. Na pesquisa onde o objeto de
estudo psicológico é assim concebido, a visão metodológica
mais adequada
(A) é basicamente interpretativa, construindo
discursivamente o real.
(B) procura fazer uma abordagem restrita do homem.
(C) preconiza um conjunto unitário e universal de procedi-
mentos.
(D) valoriza a objetividade e a neutralidade do conheci-
mento.
(E) recomenda a utilização de técnicas projetivas.
33
Os critérios para a definição das técnicas usadas na Sele-
ção de Pessoal fundamentam-se
(A) na análise e especificação do cargo.
(B) na determinação das chefias.
(C) na competência dos selecionadores.
(D) nas tendências do mercado de trabalho.
(E) nas características dos candidatos.
34
No âmbito de atuação do psicólogo escolar na realidade
brasileira, quando se pretende que sua prática leve em
conta a complexidade dos processos políticos e
socioculturais que incidem no espaço escolar, deve ser
adotada a perspectiva:
(A) médico-sanitária, segundo a qual o comportamento
é determinado basicamente por fatores internos ao
indivíduo.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
111
(B) interdisciplinar, que enfatiza o desenvolvimento da
capacidade analítica e instrumental do psicólogo para
promover a saúde mental no contexto escolar.
(C) terapêutica, que visa a diagnosticar e praticar o aten-
dimento exclusivo de crianças-problema no contexto
escolar.
(D) instrumental, baseada no uso de testes psicológicos
para a avaliação de competências individuais em
crianças no contexto escolar.
(E) psicométrica, relacionada com as diferenças indivi-
duais e o desenvolvimento da inteligência e da per-
sonalidade.
35
Ocorrem sinais de doença organizacional quando:
I - os conflitos são encobertos;
II - evita-se o feedback;
III -valorizam-se idéias que não impliquem mudança;
IV -os chefes se omitem frente às crises;
V -os funcionários dizem abertamente o que sentem.
Estão corretos:
(A) I, II e III apenas.
(B) I, IV e V apenas.
(C) II, IV e V apenas.
(D) I, II, III e IV apenas.
(E) II, III, IV e V apenas.
36
O psicólogo da área de saúde que trabalha com pacientes
hospitalizados está envolvido na realização de uma série
de tarefas, entre as quais NÃO se inclui a de:
(A) avaliar os efeitos dos medicamentos na vida do hos-
pitalizado.
(B) posicionar-se com uma atitude de acolhimento.
(C) trabalhar as emoções, medos e fantasias do paciente.
(D) ajudar o paciente a encarar o significado da doença e
dimensionar a questão da morte.
(E) construir uma relação interpessoal.
37
A paciente, ao 13 anos, sofreu atropelamento, batendo
seriamente com a cabeça. A partir daí, abandonou os
estudos e foi segregada, pela família, do convívio com os
demais. Aos 33 anos, passou a apresentar-se agressiva
e chorosa, sendo então levada para atendimento. No
processo psicodiagnóstico foi-lhe aplicado o Rorschach,
no qual apresentou boa disposição para a prova, consci-
ência de interpretação débil, um número de respostas
menor que 15, tempo de reação alargado, nenhuma K+,
designação de cor, F+% < 70, V% < 25, perseveração, tipo
vivencial extratensivo, confabulações e formulações ver-
bais estereotipadas. De acordo com Rorschach, isto, em
geral, é próprio do paciente:
(A) psicótico.
(B) neurótico.
(C) maníaco.
(D) orgânico.
(E) depressivo.
38
Distintos tipos de pessoas podem provocar reações
contratransferenciais típicas no entrevistador, que deve
permanentemente observá-las e resolvê-las para poder
utilizá-las como informação e instrumento no decorrer da
própria entrevista. Quanto mais psicopata for o paciente,
mais favorecerá no entrevistador a vivência de:
(A) regressão.
(B) atuação.
(C) recalcamento.
(D) confusão.
(E) compreensão.
39
Você é um(a) psicólogo(a) comprometido(a) com ações
psicossociais voltadas para o incremento de relações de
mútua ajuda no contexto comunitário. Entre os encaminha-
mentos metodológicos a seguir, qual NÃO está adequado
a uma proposta de transformação psicossocial?
(A) Descrever os grupos existentes em termos de compo-
sição, finalidade, dinâmica e significado social de suas
ações, empregando observação naturalística e/ou
diários de campo e/ou entrevistas coletivas não
estruturadas.
(B) Descrever as relações intragrupo e intergrupo para
identificar possibilidades de trabalhos conjuntos.
(C) Detectar e descrever os processos psicossociais pre-
sentes, como consciência e identidade grupal.
(D) Identificar e descrever os problemas enfrentados na
perspectiva individual e grupal para propor alternati-
vas de ações a serem implementadas coletivamente.
(E) Determinar as características de personalidade dos
membros dos grupos, que permitam avaliar o sucesso
ou o insucesso da ação a ser proposta.
40
Uma mulher, após o término de seu casamento, tenta
suicídio por overdose de comprimidos. Encaminhada ao
psicólogo, alega ter cometido tal ato em função de antigas,
freqüentes e fortes dores de cabeça. A conduta inicial do
psicólogo deve ser:
(A) encaminhar a paciente para um médico neurologista.
(B) adiar o início do tratamento psicoterápico até que se
tenha o resultado de uma avaliação neurológica.
(C) iniciar psicoterapia e aplicar testes para uma avalia-
ção psicológica.
(D) iniciar atendimento psicoterápico e, em paralelo, soli-
citar avaliação neurológica.
(E) solicitar que o ex-marido compareça a uma sessão
para que se possa indicar uma psicoterapia de casal.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
112
QUESTÕES DISCURSIVAS
1
A perspectiva sócio-histórica entende o ser humano como produto e produtor da realidade social. Ela propõe que o
fenômeno psicológico seja entendido a partir de uma abordagem dialética caracterizada por um análise processual,
explicativa e histórica. Explique o significado desta visão e proponha uma situação em que a atividade profissional do
psicólogo contribua para transformações na realidade. (valor: 20,0 pontos)
Conteúdo predominante:
Teorias e sistemas em Psicologia.
Habilidades aferidas:
interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da Psicologia;
planejar uma ação profissional, explicitando o referencial teórico utilizado.
Padrão de Resposta Esperado:
Significado da perspectiva sócio-histórica
Compreensão do ser humano como historicamente construído, agente e construtor da história e cultura em que vive,
e com as quais interage dialeticamente, i.e. a partir de um processo de construção de si mesmo e de seu mundo cujo
resultado, sempre provisório, passa a ser elemento constituinte de um novo processo. Assim, qualquer ação/
produção humana deriva da articulação entre condições objetivas e subjetivas; é determinada pelos
movimentos anteriores, e produtora de movimentos posteriores que constituem a própria transformação histórica coletiva
e individual.
Obs.: Serão aceitas, pelo menos parcialmente, todas as respostas que demonstrem compreensão da perspectiva dialética,
quando destacados aspectos de movimento, articulação, contradição, processualidade, superação, transformação por
ação retroativa, implicação das partes envolvidas, concretização a partir de análise crítica em um dado processo histórico,
evidenciando mudanças nos participantes envolvidos.
Exemplo
Qualquer exemplo em que a ação do psicólogo é pensada como emergente das condições objetivas e subjetivas
onde ele está inserido, e cujo processo de construção, em si mesmo, engendra transformações tanto no contexto em que
ela se dá, quanto na própria ação psicológica e no seu agente.
Âmbitos em que esta ação psicológica pode ser pensada: comunitário, institucional, organizacional, grupal.
(valor: 20,0 pontos)
2
No Brasil, os testes psicológicos vêm sendo utilizados maciçamente, sobretudo no contexto chamado de Psicotécnico, isto
é, em seleção. O uso dos testes neste contexto tem sido asperamente criticado pela sociedade e grande número de
processos judiciais tem surgido contra tal uso. Do ponto de vista de um psicólogo atuante na área, como você responderia
a esta crítica, fundamentado no conhecimento de aspectos técnicos da instrumentação psicológica?(valor: 20,0 pontos)
Conteúdo predominante:
Métodos e técnicas de avaliação psicológica.
Habilidades aferidas:
formular questões pertinentes ao âmbito da Psicologia;
buscar informações especializadas, analisá-las criticamente e saber tomar e justificar decisões metodológicas.
Padrão de Resposta Esperado:
As críticas não são procedentes quando são utilizados testes padronizados que foram criados especificamen-
te para a finalidade a que se destinam, cujo processo de elaboração atendeu a todos os requisitos necessários, e
que foram devidamente validados (se estrangeiros, devem ter sido validados também para o Brasil). Além disso,
devem ser aplicados e ter seus resultados avaliados por psicólogos.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
113
ou
As críticas procedem quando são utilizados testes não padronizados, inadequados para fins de seleção, ou seja,
que não foram criados especificamente para a finalidade a que se destinam, cujo processo de elaboração deixou de atender
a todos os requisitos necessários e que não foram devidamente validados (se estrangeiros, não validados para o Brasil)
e quando, além disso, não são aplicados e avaliados por psicólogos.
ou
Outro tipo de crítica diferente será aceito, desde que haja coerência entre o que for colocado como crítica e os
argumentos levantados. Por exemplo, se a resposta trouxer como crítica uma questão ideológica, ética, etc, será aceita
desde que haja coerência entre a formulação da crítica e sua argumentação psico-político-social. Para receber a pontuação
integral, é preciso que a argumentação, além de coerente, esteja fundamentada em aspectos técnicos da instrumentação
psicológica, como pede o enunciado. (valor: 20,0 pontos)
3
Você está interessado(a) em estudar o tema da violência em grupos de jovens da classe média urbana. Sua questão
específica refere-se à influência da cultura televisiva sobre a constituição psíquica desses jovens, especialmente no que
diz respeito às manifestações de violência. Escolha uma metodologia apropriada para a realização de uma pesquisa de
campo sobre essa questão e descreva as etapas da pesquisa. Justifique sua decisão e metodologia.(valor: 20,0 pontos)
Conteúdo predominante:
Metodologia científica.
Habilidade aferida:
buscar informações especializadas, analisá-las criticamente e saber tomar e justificar decisões metodológicas.
Padrão de Resposta Esperado:
Poderão ser escolhidas metodologias diversas, desde que resguardada a consistência interna da seqüência de
etapas que concretiza a metodologia escolhida.
Deverão ser descritas as seguintes etapas:
a) definição do problema da pesquisa;
b) seleção dos sujeitos ou outras fontes de dados;
c) especificação dos instrumentos e procedimentos;
d) especificação dos procedimentos de análise dos dados.
Justificativa da metodologia
O essencial é que haja coerência entre a questão específica proposta e a metodologia escolhida para o estudo.
(valor: 20,0 pontos)
4
Uma das atividades do psicólogo clínico é o atendimento terapêutico, que pode ser realizado a partir de diferentes
referenciais teóricos. Considerando a predominância das abordagens humanista-existencial, psicanalítica e comportamental,
escolha uma delas, defina a finalidade do tratamento e indique procedimentos que levariam a bom termo o trabalho clínico.
(valor: 20,0 pontos)
Conteúdo predominante:
Procedimentos aplicados a situações específicas de atuação profissional.
Habilidades aferidas:
analisar e planejar uma ação profissional, explicitando o referencial teórico utilizado.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
114
Padrão de Resposta Esperado:
Humanista-existencial:
Finalidade: desenvolvimento do eu ativo e orientado.
Procedimento:
. exploração da experiência vivida e de seus significados;
. percepção diferenciada de si e do ambiente;
. possibilitar ao cliente uma maior abertura à realidade.
Psicanalítica:
Finalidade: acesso ao conteúdo inconsciente recalcado.
Procedimento:
. exploração do inconsciente;
. trabalho com situação transferencial;
. interpretação do discurso do paciente.
Comportamental:
Finalidade: reestruturação do repertório comportamental, eliminação dos comportamentos inadequados e estabi-
lização de novos comportamentos mais adequados.
Procedimento:
. enfraquecimento dos comportamentos inadequados;
. aquisição de novos comportamentos;
. alargamento dos componentes cognitivos e comportamentais. (valor: 20,0 pontos)
5
Em uma pequena cidade, próxima a uma rodovia federal, vive uma população cuja subsistência está ligada a uma pequena
agricultura e à extração de madeira. Há alguns meses, três jovens desta cidade foram abordados por turistas que se
interessaram pela atividade que eles estavam praticando: sem objetivos definidos, entalhavam, aleatoriamente, um
pequeno tronco de madeira. Os turistas prometeram voltar à cidade, dois meses mais tarde, para comprar ou levar às feiras
de artesanato as peças que os jovens, naquele momento, se comprometeram a preparar. Na volta para suas casas, os três
rapazes conversaram com os amigos e, rapidamente, vários jovens passaram a esculpir peças de madeira. Os adultos
ajudaram transformando um galpão em local para o trabalho coletivo desses(as) meninos(as). Estes passaram a ser
conhecidos como os "Pequenos Artesãos". Reuniam-se todos os dias de segunda a sexta-feira. Estabeleceram uma escala
semanal em que diferentes meninos(as) abriam e fechavam o galpão. Cada um deles deveria providenciar suas próprias
ferramentas e permanecer pelo menos três horas por dia entalhando. Estabeleceu-se, também, por pressão dos pais, um
acordo de que não poderiam deixar de ir à escola para ir ao galpão e nem se envolver nas brigas das galeras da cidade.
Estreitaram-se os laços entre eles para outras situações, conversando entre si mesmos, sobre suas vidas, planos para o
futuro, dificuldades que viviam na escola e na família. Dispunham-se a ajudar algum(a) amigo(a) que enfrentasse algum
problema. Estes jovens passaram a conversar antes de tomar decisões na vida. Hoje, quando reconhecidos por alguém
na comunidade, são valorizados por fazer parte desse grupo dos pequenos artesãos.
Descreva os elementos, na situação apresentada, que caracterizam os "Pequenos Artesãos" como um grupo psicológico,
identificando os aspectos relativos aos comportamentos/ações dos membros do grupo que permitem justificar sua resposta
e relacionando esses aspectos aos conceitos teóricos (processos psicossociais) diretamente ligados.(valor: 20,0 pontos)
Conteúdo predominante:
Relações grupais, institucionais e comunitárias.
Habilidades aferidas:
interpretar a realidade a partir de conceitos teóricos da Psicologia;
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
115
identificar conceitos teóricos da Psicologia que fundamentam diferentes formas de se analisar uma situação;
ler e interpretar dados;
estabelecer relações entre variáveis e processos psicológicos e comportamentais;
perceber em determinadas situações quais as questões psicológicas que se apresentam;
identificar e analisar ações relativas à melhoria da qualidade de vida de indivíduos, grupos e instituições.
Padrão de Resposta Esperado:
Deverão ser indicados, pelo menos, cinco dos elementos abaixo.
. Importância do objetivo comum ou tarefa grupal: para a formação de um grupo é necessário um objetivo comum
no caso dos "Pequenos Artesãos", o entalhar a madeira.
. Formação da identidade grupal: o fato de pertencer a um grupo é um fator importante para a formação da
identidade no caso, aqueles jovens sem identidade definida passaram a ser os "Pequenos Artesãos", jovens reconhecidos
e valorizados por eles e pela comunidade.
. Estabelecimento de vínculos e/ou laços como um processo de integração grupal: para a formação do grupo
é fundamental o estreitamento de laços e/ou vínculos entre os integrantes do grupo de forma a permitir conversar sobre as
dificuldades de cada um e do grupo como um todo e, assim, poder pensar sobre elas e buscar soluções no caso dos
"Pequenos Artesãos", todo o processo que levou ao estabelecimento das regras do grupo.
. Estabelecimento de vínculos e/ou laços como um processo de integração com outros grupos: os laços e/
ou vínculos entre os integrantes do grupo acabam sendo estendidos para outros grupos podendo, a partir destes laços e/
ou vínculos, conversar sobre dificuldades encontradas em outros grupos dos quais também fazem parte no caso dos
"Pequenos Artesãos", a família, a escola e a comunidade.
. O grupo como motivador de comportamento: o fato de pertencer a um grupo e de com ele trabalhar é um fator de
motivação de comportamento no caso, o que antes era feito aleatoriamente passou a ser realizado profissionalmente e,
ainda, como atividade principal do grupo dos "Pequenos Artesãos". Daí decorreram também outras mudanças de comporta-
mento, como, por exemplo: não deveriam mais participar de brigas das galeras da cidade, deveriam ir à escola, etc.
. Influência da consciência de pertencer ao grupo na elevação da auto-estima e da valorização social: o
sentimento de pertencer ao grupo é um fator para a valorização social, aumento da auto-estima, integração com a família
e com a comunidade em geral - no caso, os "Pequenos Artesãos", ao serem reconhecidos pela comunidade, sentem-se
valorizados e respeitados.
. Organização e/ou estrutura interna do grupo: os jovens reúnem-se estabelecendo regras ou normas que
passam a estruturar as relações internas do grupo no caso, rotinas de trabalho, horários a serem cumpridos, tarefas a
serem realizadas, etc.
. Interdependência e interação entre os componentes: passam a existir como os "Pequenos Artesãos", à medida
que desempenham os papéis que os definem através dos comportamentos e atitudes esperados. Esses papéis derivam
das normas de funcionamento que o grupo estabeleceu para si, criando uma relação de interdependência entre eles. No
caso, se alguém falhar no cumprimento daqueles papéis, o funcionamento do grupo é afetado, assim como pode haver
repercussões negativas para a importância e reconhecimento que o grupo de jovens está tendo na comunidade.
(valor: 20,0 pontos)
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
116
Impressões sobre a Prova
As questões abaixo visam a levantar sua opinião sobre a
qualidade e a adequação da prova que você acabou de
realizar e também sobre o seu desempenho na prova.
Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião e à
razão que explica o seu desempenho nos espaços próprios
(parte inferior) do Cartão-Resposta.
Agradecemos sua colaboração.
41
Qual o ano de conclusão deste seu curso de graduação?
(A) 2000.
(B) 1999.
(C) 1998.
(D) 1997.
(E) Outro.
42
Qual o grau de dificuldade desta prova?
(A) Muito fácil.
(B) Fácil.
(C) Médio.
(D) Difícil.
(E) Muito difícil.
43
Quanto à extensão, como você considera a prova?
(A) Muito longa.
(B) Longa.
(C) Adequada.
(D) Curta.
(E) Muito curta.
44
Para você, como foi o tempo destinado à resolução da
prova?
(A) Excessivo.
(B) Pouco mais que suficiente.
(C) Suficiente.
(D) Quase suficiente.
(E) Insuficiente.
45
As questões da prova apresentam enunciados claros e obje-
tivos?
(A) Sim, todas apresentam.
(B) Sim, a maioria apresenta.
(C) Sim, mas apenas cerca de metade apresenta.
(D) Não, poucas apresentam.
(E) Não, nenhuma apresenta.
46
Como você considera as informações fornecidas em cada
questão para a sua resolução?
(A) Sempre excessivas.
(B) Sempre suficientes.
(C) Suficientes na maioria das vezes.
(D) Suficientes somente em alguns casos.
(E) Sempre insuficientes.
47
Como você avalia a adequação da prova aos conteúdos
definidos para o Provão/2000 desse curso?
(A) Totalmente adequada.
(B) Medianamente adequada.
(C) Pouco adequada.
(D) Totalmente inadequada.
(E) Desconheço os conteúdos definidos para o Provão/
2000.
48
Como você avalia a adequação da prova para verificar as
habilidades que deveriam ter sido desenvolvidas durante o
curso, conforme definido para o Provão/2000?
(A) Plenamente adequada.
(B) Medianamente adequada.
(C) Pouco adequada.
(D) Totalmente inadequada.
(E) Desconheço as habilidades definidas para o Provão/
2000.
49
Com que tipo de problema você se deparou mais
freqüentemente ao responder a esta prova?
(A) Desconhecimento do conteúdo.
(B) Forma de abordagem do conteúdo diferente daquela
a que estou habituado.
(C) Falta de motivação para fazer a prova.
(D) Espaço insuficiente para responder às questões.
(E) Não tive qualquer tipo de dificuldade para responder à
prova.
50
Como você explicaria o seu desempenho nas questões
objetivas da prova?
(A) Não estudei durante o curso a maioria desses conteúdos.
(B) Estudei somente alguns desses conteúdos durante o
curso, mas não os aprendi bem.
(C) Estudei a maioria desses conteúdos há muito tempo e
já os esqueci.
(D) Estudei muitos desses conteúdos durante o curso,
mas nem todos aprendi bem.
(E) Estudei e conheço bem todos esses conteúdos.
Como você explicaria o seu desempenho em cada questão discursiva da prova?
Números referentes ao CARTÃO-RESPOSTA.
Números das questões da prova.
O conteúdo ...
(A) não foi ensinado; nunca o estudei.
(B) não foi ensinado; mas o estudei por conta própria.
(C) foi ensinado de forma inadequada ou superficial.
(D) foi ensinado há muito tempo e não me lembro mais.
(E) foi ensinado com profundidade adequada e suficiente.
51 52 53 54 55
Q1 Q2 Q3 Q4 Q5