Relatório-Síntese 2000 ANEXO Psicologia
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(B) experiência e self.
(C) experiência e self-ideal.
(D) consciência e defesa.
(E) consciência e self-ideal.
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Toda primavera, João vai ao médico para tomar vacinas
antialérgicas no seu braço. Vem fazendo isto há tanto tempo
que basta olhar para o médico que o braço dói. Este é um
exemplo de:
(A) modelação.
(B) castigo condicional.
(C) condicionamento operante.
(D) condicionamento instrumental.
(E) condicionamento clássico.
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Estabeleça a correspondência correta entre categorias
conceituais das teorias do desenvolvimento e seus respec-
tivos autores.
A correspondência correta é:
(A) I-M; II-N; III-Q; IV-R.
(B) I-N; II-R; III-P; IV-S.
(C) I-N; II-M; III-Q; IV-S.
(D) I-Q; II-S; III-M; IV-P.
(E) I-P; II-M; III-R; IV-N.
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Quando o carro entra no túnel, uma pessoa é tomada pela
sensação de estar presa e sem saída, sentindo-se sozinho
e sem proteção. Palpitações são percebidas com grande
intensidade, a sudorese transborda por todos os poros do
corpo, entra em estado de expectativa catastrófica. Esta
descrição nos leva a identificar o seguinte transtorno:
(A) crise de ansiedade aguda ou ataque de pânico.
(B) reação emocional intensa ou crise histérica.
(C) distúrbio da afetividade ou neurose de angústia.
(D) síndrome de despersonalização ou dissociação do eu.
(E) alteração da senso-percepção ou desrealização.
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Num discurso coisificado, uma pessoa queixa-se de perda
de vontade, diz sentir-se como um trapo, com crises de
terror e sem reação. Sente que não é mais o mesmo, que
podem ler seus pensamentos, que está alienada de si. Esta
descrição retrata:
(A) alteração da percepção com alucinações cenestésicas.
(B) experiência de desdobramento da realidade externa.
(C) vivência de despersonalização do processo
esquizofrênico.
(D) transtorno da vontade da crise melancólica.
(E) estado de perplexidade da angústia hipocondríaca.
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Uma pessoa, após um acidente de carro que resultou na
vivência traumática do falecimento do filho, e no qual sofreu
apenas ferimentos leves no rosto, começa a apresentar um
comportamento estranho. Parece outra pessoa, pois se
apresenta impulsivo e usa um vocabulário chulo, que antes
não utilizava. Está alheio ao mundo, não mais interessado
nos programas que gostava de assistir, nem no seu
trabalho. Apresenta-se desmotivado para a vida e deprimi-
do. Diante deste quadro, de que podem decorrer as altera-
ções relatadas?
(A) Todas elas, da vivência traumática da perda do filho no
acidente.
(B) Todas elas, de lesão ou disfunção de determinadas
regiões do cérebro em decorrência do acidente, sem
a participação de qualquer vivência traumática.
(C) As cognitivas, de lesão ou disfunção de determinadas
regiões do cérebro, e as de personalidade e humor, da
vivência traumática.
(D) As de personalidade e humor, de lesão ou disfunção
cerebral, e as cognitivas, da vivência traumática.
(E) As de personalidade, de lesão ou disfunção cerebral,
e as cognitivas e de humor, da vivência traumática.
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Um pesquisador está interessado em discriminar o efeito
de fatores ambientais e de fatores genéticos sobre deter-
minado conjunto de variáveis psicológicas. Um método
bastante utilizado em Psicologia para discriminar o efeito
destes dois grupos de fatores é investigar o conjunto
dessas variáveis psicológicas em pares de
_____________________________. Se houver diferen-
ça entre eles em termos de uma variável psicológica, esta
é atribuída a fatores _______________, enquanto que as
semelhanças são atribuídas a fatores _____________.
Preenche corretamente as lacunas acima a opção:
(A) gêmeos univitelinos separados desde o nascimento e
criados em ambientes diferentes / ambientais / gené-
ticos.
(B) gêmeos univitelinos separados desde o nascimento e
criados em ambientes diferentes / genéticos /
ambientais.
(C) gêmeos univitelinos criados juntos em um mesmo
ambiente / ambientais / genéticos.
(D) irmãos, gêmeos ou não, criados juntos em um mesmo
ambiente / genéticos / ambientais.
(E) irmãos, gêmeos ou não, criados separados em ambi-
entes diferentes / genéticos / ambientais.
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Em uma sociedade sempre surgem movimentos que
objetivam romper com as regras institucionalizadas, como
por exemplo os movimentos hippie, punk, etc.Verifica-se,
após algum tempo, que a sociedade incorpora alguns
aspectos de tais movimentos. Isto acontece porque, ao
institucionalizar essas novas regras, a sociedade
(A) encontra-se identificada com o novo.
(B) procura eliminar a ameaça do novo.
(C) está valorizando o novo.
(D) está idealizando o novo.
(E) está aceitando o novo.
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Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brinca-
deiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na
formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão tam-
bém pode ser considerada como um elemento importante
de formação dessa subjetividade. Daí, pode-se afirmar que
as crianças de hoje
(A) só podem ser compreendidas a partir da especificidade
histórico-cultural da época contemporânea.
I - confiança básica
II - assimilação/acomodação
III -desenvolvimento moral
IV -fase esquizo-paranóide
M - Piaget
N - Erickson
P - Winnicott
Q - Kohlberg
R - Rogers
S - Klein
))