Introdução
O presente trabalho complementa as informações sobre a avaliação dos cursos de Psicologia no
Exame Nacional de Cursos de 2000 (ENC/2000), divulgadas no Relatório-Síntese. Pretende-se que tais
informações, juntamente com aquelas fornecidas no Relatório da Instituição, possam constituir um importante
instrumento a ser utilizado por dirigentes, professores, coordenadores, estudantes e todos aqueles envolvidos
no processo de melhoria da qualidade dos cursos.
Apresenta-se aqui uma análise técnica da prova aplicada no ENC/2000 de Psicologia, cujos dados
devem ser confrontados com as informações recebidas no Relatório da Instituição, documento enviado a cada
instituição com o desempenho detalhado do seu grupo de alunos no ENC de Psicologia, para que se possa
fazer uma análise mais aprofundada do desempenho de cada curso, com o conseqüente planejamento de
ações voltadas à superação de possíveis lacunas e à potencialização das qualidades do curso.
Também são apresentadas e comentadas neste trabalho as impressões dos alunos sobre a prova e a
avaliação que dela fizeram os coordenadores de curso.
As respostas dos alunos ao questionário-pesquisa são tabuladas por alternativa de cada questão e
distribuídas por região geográfica, dependência administrativa e natureza da instituição. A análise desses dados
permite não só traçar um perfil socioeconômico e cultural do grupo de alunos e conhecer suas expectativas
para o futuro, mas também ouvir a opinião dos graduandos a respeito de diferentes aspectos do seu curso,
como bibliotecas, laboratórios, currículo, corpo docente, material didático, forma de avaliação, aulas práticas e
estágio, o que pode também propiciar, em cada curso, o planejamento de ações voltadas à melhoria da
qualidade.
Finalmente são apresentados os instrumentos aplicados no ENC/2000 de Psicologia:
1) a prova, com as alternativas corretas das questões de múltipla escolha em negrito e a chave de
respostas das questões discursivas;
2) o questionário de impressões sobre a prova, aplicado aos graduandos, e que pode ser encontrado
ao final do caderno de prova;
3) o questionário de avaliação da prova respondido pelos coordenadores de curso;
4) o questionário-pesquisa respondido pelos graduandos participantes do Exame.