Download PDF
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
7
Diretrizes
Capítulo 1 para a Prova
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
8
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
9
A Comissão do Curso de
Engenharia Civil para o ENC/2000
As diretrizes para o ENC/2000 de Engenharia Civil foram estabelecidas por comissão, composta a
partir de indicações do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), do Conselho Federal de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia
(Abenge) e da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com a atribuição de definir:
a) a abrangência e os objetivos do Exame de Engenharia Civil;
b) o perfil que se espera do graduando de Engenharia Civil;
c) os conteúdos e as habilidades a serem verificados no Exame de Engenharia Civil;
d) e todas as especificações e orientações necessárias à elaboração da prova para o Exame
Nacional dos Cursos de Engenharia Civil.
A Comissão de Engenharia Civil do ENC/2000 foi nomeada pelo Ministro de Estado da Educação,
por meio da Portaria n
o
1.565, de 27 de outubro de 1999, composta pelos seguintes professores:
Argemiro Antônio Fontes Mendonça, da Universidade Católica de Goiás;
Hélder Antônio Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais;
Helena Maria Cunha do Carmo Antunes, da Universidade de São Paulo São Carlos;
Luciano Vicente de Medeiros, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da
Universidade do Grande Rio;
Manoel Santinho Rodrigues Júnior, da Universidade Federal de Mato Grosso;
Marcos José Tozzi, da Universidade Federal do Paraná e do Centro Universitário Positivo;
Nadja Maria Nobre de Farias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
As Diretrizes para o ENC/2000
de Engenharia Civil
As diretrizes são expressas nos objetivos específicos que a Comissão coloca para o Exame dos
Cursos de Engenharia Civil, no perfil que se espera dos egressos desses cursos de graduação, nas
habilidades cujo desenvolvimento esses cursos devem estar propiciando, nos conteúdos essenciais que os
graduandos de Engenharia Civil devem dominar ao final do curso, no formato da prova que será aplicada e
nas recomendações para sua elaboração.
Objetivos
O Exame Nacional dos Cursos de Engenharia Civil tem como objetivos contribuir para:
a) avaliar as instituições que ministram cursos de Engenharia Civil, constituindo-se um dos
parâmetros definidores do êxito do processo ensino-aprendizagem, no intuito de possibilitar
ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino;
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
10
b) avaliar se a formação dos graduandos dos cursos de Engenharia Civil os habilita a enfrentar
problemas e a conceber soluções relativas às atividades profissionais rotineiras e àquelas
decorrentes da evolução tecnológica;
c) avaliar se o ensino de graduação ministrado nessas instituições possibilita a formação de
profissionais conscientes do seu papel como agentes de transformação social.
Perfil
O ENC/2000 de Engenharia Civil tomará como referência o seguinte perfil delineado para o
graduando:
a) domínio dos conceitos fundamentais indispensáveis ao exercício profissional do engenheiro
civil, associado à capacidade de enfrentar e solucionar problemas da área e buscar contínua
atualização e aperfeiçoamento;
b) formação abrangente nas diversas áreas da Engenharia Civil: construção civil, geotecnia,
transportes, recursos hídricos, saneamento básico e estruturas;
c) domínio das técnicas básicas de gerenciamento e administração dos recursos humanos e
materiais utilizados no exercício da profissão;
d) capacidade de utilização de novas alternativas nos campos conceitual e prático da Engenharia
Civil;
e) capacidade para atuação em equipes multidisciplinares;
f) senso ético-profissional, associado à responsabilidade social;
g) formação abrangente que lhe propicie sensibilidade para as questões humanísticas, sociais e
ambientais.
Habilidades
Espera-se que, durante o curso, o graduando tenha desenvolvido habilidades para:
a) raciocínio espacial;
b) operacionalização de problemas numéricos;
c) compreensão relativa a conceitos de ordem de grandeza;
d) expressão e interpretação gráfica; assimilação e sistematização de conhecimentos teóricos;
e) síntese, aliada à capacidade de compreensão e expressão em língua portuguesa;
f) obtenção e sistematização de informações;
g) construção de modelos matemáticos e físicos a partir de informações sistematizadas;
h) análise crítica dos modelos empregados no estudo das questões de engenharia;
i) formulação e avaliação de problemas de engenharia e concepção de soluções, interpretação,
elaboração e execução de projetos;
j) gerenciamento e operação de sistemas de engenharia;
k) utilização da informática como instrumento do exercício da engenharia civil.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
11
Conteúdos
a) Matemática;
b) Física;
c) Química;
d) Mecânica;
e) Computação;
f) Desenho;
g) Eletricidade;
h) Resistência dos materiais;
i) Fenômenos de transporte;
j) Ciências humanas e sociais;
k) Economia;
l) Administração;
m) Ciências do ambiente;
n) Topografia;
o) Mecânica dos solos;
p) Hidráulica e hidrologia;
q) Estruturas usuais de concreto armado;
r) Materiais de construção civil;
s) Estradas;
t) Saneamento básico;
u) Construção civil.
Formato da Prova
A prova do ENC/2000 de Engenharia Civil, com 4 (quatro) horas de duração total, será constituída
de 10 (dez) questões abertas.
Recomendações
Dentre as recomendações da Comissão para a elaboração da prova, destacam-se as seguintes:
a) O enunciado da questão conterá todas as informações e todo o conteúdo necessário ao
equacionamento da mesma. Dispensa-se, dessa forma, a necessidade de memorização,
passando-se a exigir, substancialmente, habilidades.
b) É importante centrar o Exame na verificação de habilidades para torná-lo coerente com o perfil
do graduando.
c) Ao trabalhar na elaboração de uma questão, o examinador deverá estar voltado para uma
avaliação com enfoque positivo, fazendo de cada questão um instrumento de verificação de
habilidades e buscando as potencialidades do formando, sem utilizar artifícios que possam
induzi-lo a erros ou dificultar-lhe a atitude diante da questão.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
12
d) A rapidez da evolução tecnológica dá às informações técnicas caráter de rápida obsolescência.
Ao contrário, as habilidades são um instrumento perene e capacitam o formando a atuar em
frente a “situações novas”, libertando-o de condicionamentos e facilitando-lhe o exercício do
aprendizado autônomo.
e) Valoriza-se, assim, a característica formativa do curso, em detrimento da característica
informativa.
Entenda-se como característica formativa aquela que prepara o aluno para “avançar no
desconhecido”, desenvolvendo-lhe habilidades, fundamentos e trabalhando a metodologia
da investigação científica, a qual, também, se aplica à questão tecnológica.
Entenda-se como característica informativa aquela em que predomina a mera transmissão
de conteúdos e “informações acabadas”.
f) É imperativo que no trabalho de aprimoramento, necessário e desejável em qualquer processo,
seja dada à prova uma maior integridade, organicidade, corpo, encadeamento entre as
questões e entre os itens de uma mesma questão, sem prejuízo da abrangência e preservando-
lhe a capacidade de verificação do nível de formação do aluno. Para tal, a integridade,
organicidade e encadeamento entre as questões não devem resultar falta de flexibilidade para a
solução da prova.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
13
Subsídios para a
Interpretação
Capítulo 2 dos Resultados
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
14
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
15
Introdução
Para proceder à análise técnica da prova, é preciso esclarecer alguns conceitos que serão
mencionados na análise dos resultados. É preciso explicitar, primeiramente, que a análise foi realizada
computando-se somente provas válidas, retirando-se as provas em branco, ou seja, aquelas em que
nenhuma das questões foi respondida. Também são excluídas da análise as provas de alunos formados em
anos anteriores que, segundo a Portaria n
o
963/97, não são computadas na avaliação dos cursos.
A metodologia de análise da qualidade da prova aplicada envolveu a verificação de sua validade
de conteúdo, o índice de fidedignidade e a caracterização das questões segundo os índices de facilidade e
de discriminação alcançados. Completam os elementos para a análise técnica dados referentes às
estatísticas básicas da prova como um todo e de cada uma das questões.
Validade de Conteúdo
Assegurar a validade de conteúdo de uma prova implica garantir que esse instrumento constitui-se
amostra adequada dentro de um universo desejado de conhecimentos e habilidades.
Conforme o que preceitua Gronlund,
1
uma prova será tão mais adequada quanto maior for a
representatividade da amostra de conhecimentos e habilidades selecionada. Nesse sentido, a principal
qualidade a se exigir do instrumento é a sua validade de conteúdo.
No caso do ENC, em que a prova aplicada é de âmbito nacional, os procedimentos que visam
assegurar a validade de conteúdo do instrumento de medida são os descritos a seguir.
Em primeiro lugar, o universo tomado como referência, quanto aos conteúdos e habilidades a
serem verificados, deve ser representativo do que foi efetivamente ministrado aos graduandos das
diferentes instituições de ensino superior (IES) que se submetem ao Exame. Assim, a Comissão de Curso
que estabelece as diretrizes do ENC, dentre as quais os conteúdos e habilidades a serem verificados, é
formada por docentes de diferentes regiões geográficas, com atuação em IES públicas e privadas.
Além desse cuidado com a composição da Comissão de Curso, o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep) solicita das IES, para subsidiar a Comissão na tarefa de estabelecimento
das diretrizes, os projetos pedagógicos dos cursos a serem avaliados, que incluem seus objetivos e
aspectos dos conteúdos e habilidades propostos nos respectivos currículos, bem como o perfil
profissiográfico dos seus egressos. A par desses projetos pedagógicos, a Comissão tem, ainda, como
subsídios, sugestões enviadas por coordenadores de curso sobre conteúdos e habilidades a serem
avaliados.
Fixadas as diretrizes para o ENC, a Comissão de Curso estabelece recomendações à Banca
Examinadora, encarregada de elaborar a prova, quanto à abordagem a ser dada no instrumento de
avaliação e à proporção de questões relativamente aos tópicos de conteúdo relacionados, para garantir a
validade da prova.
1
GRONLUND, Norman E. Measurement and evaluation in teaching. New York: The Macmillan Company, 1971, p. 78.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
16
Essa Banca Examinadora, tal qual a Comissão, é composta por professores com pós-graduação
stricto sensu na área, atuantes no ensino de graduação, provenientes de diferentes regiões do País e de
instituições públicas e privadas.
A partir da relação de conteúdos e habilidades estabelecidos como diretrizes do Exame e das
recomendações para a elaboração da prova, a Banca Examinadora constrói uma tabela de especificação,
ferramenta básica que visa garantir a representatividade da amostra de conteúdos e habilidades
desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos graduandos. Trata-se de uma tabela de dupla
entrada, na qual se cruzam os tópicos de conteúdos e as habilidades e se registra o número de questões,
em termos de sua importância relativa na prova como um todo.
A Banca Examinadora elabora questões conforme está definido nessa tabela de especificação e
analisa, seleciona e aperfeiçoa as que compõem a prova em sua versão definitiva. A própria Banca, com a
assessoria de especialistas em medidas educacionais, também julga e aperfeiçoa as questões quanto aos
aspectos relativos ao seu formato e à sua consistência em relação aos conteúdos e habilidades definidos.
O procedimento de concepção do Exame e de construção do instrumento, conforme descrito,
assegura a validade do conteúdo da prova, visto que o processo permite:
a) identificar comportamentos relevantes, representativamente amostrados,
b) identificar áreas de conteúdo, também representativamente amostradas.
2
Dessa forma, considera-se que a prova tem validade de conteúdo, no sentido de que ela reflete o
universo de conhecimentos e habilidades que se espera que os graduandos tenham adquirido após sua
experiência educacional em nível de graduação.
Índice de Fidedignidade
Foi estimado o índice de fidedignidade da prova, a fim de caracterizá-la quanto à sua capacidade
de produzir resultados precisos. Para questões discursivas, como é o caso da prova de Engenharia Civil,
utiliza-se o Coeficiente Alpha de Cronbach.
3
Este índice é fortemente influenciado pela variância de
desempenho do grupo e pelo número de itens aplicados, sendo que quanto mais próximo de 1 (um), maior
precisão o instrumento possui.
Índice de Facilidade
O índice de facilidade de cada questão é representado pelo resultado da divisão do número de
pontos obtidos na questão por todos os respondentes pelo produto do valor total da questão pelo número total
de respondentes.
4
A escala utilizada para a classificação e posterior análise do índice de facilidade foi
2
VIANNA, Heraldo M. Testes em educação. São Paulo: IBRASA, 1973, p. 173.
3
FELDT, L.S., Brennan, R.L. Reliability. In: R. L. Linn (Ed.). Educational Measurement. 3
rd
ed, New York: Macmillan, (1989). p. 105-
146.
4
UNIVERSITY OF LOWA. Evaluation and Examination Service. Improving essay examination III. Use of item analysis. (Tech. Bull. nº
11) Iowa City.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
17
adaptada de Lafourcade,
5
Pasquali
6
e Vianna.
7
As questões de dificuldade média são aquelas que se
encontram entre os índices 0,41 e 0,60. A partir de um índice igual ou menor que 0,40, a questão é
considerada difícil e muito difícil. Questões fáceis ou muito fáceis são as que alcançam índice superior a 0,60.
Índice de Discriminação
A discriminação refere-se ao poder de uma questão de diferenciar sujeitos que têm melhores
resultados daqueles cujo desempenho caracteriza-se como mais deficiente. Uma questão muito fácil, por
exemplo, pode não atingir um índice de discriminação desejável, porque quase todos os examinandos
conseguem acertá-la. Situação semelhante pode ocorrer com uma questão muito difícil, onde a grande
maioria erra.
Para se obter o índice de discriminação, procedeu-se inicialmente à separação dos indivíduos em
três grupos de desempenho: o grupo superior, constituído pelos 27% de graduandos cujos desempenhos
foram os mais elevados; o grupo intermediário, composto por 46% do total de graduandos; e o grupo
inferior, formado pelos 27% de graduandos com resultados mais baixos.
O índice de discriminação de cada uma das questões da prova foi calculado através da diferença
entre o índice de facilidade do grupo superior e o índice de facilidade do grupo inferior. Quanto mais
próximo o índice de discriminação de uma questão estiver de 1 (um), mais discriminativa ela é, indicando
que houve mais acertos no grupo superior aqueles que alcançaram melhor desempenho do que no
grupo inferior aqueles que demonstraram desempenho mais fraco.
Estatísticas Básicas
Para sintetizar os resultados obtidos em termos de desempenho, utilizam-se medidas de tendência
central, sendo as mais comuns a média aritmética e a mediana. A média aritmética é a soma das notas
obtidas por todos os alunos em uma determinada prova dividida pelo número de examinandos. A mediana é
o ponto que separa a distribuição das notas ao meio, isto é, 50% dos escores estão abaixo dela e 50%,
acima.
A média é uma medida menos estável, por ser afetada por notas muito baixas ou muito altas.
Utiliza-se a sua comparação com a mediana para se ter idéia de como ocorreu a distribuição das notas.
Assim, se numa determinada prova a média é mais baixa do que a mediana, presume-se que a maior parte
dos alunos alcançou notas altas; ao contrário, quando a média é maior do que a mediana, a interpretação a
ser dada é que a maior parte dos alunos obteve notas baixas.
Na análise das provas consideram-se, também, as medidas de variabilidade dos resultados, para
saber se o grupo de alunos obteve resultados homogêneos ou heterogêneos. A medida de variabilidade
5
LAFOURCADE, Pedro D. Evaluación de los aprendizajes: Buenos Aires, Kapelusz, 1969. p. 211.
6
PASQUALI, Luiz (Org.). Medida psicométrica. In: TEORIA e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília:
Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida/Instituto de Psicologia/UnB: INEP, 1996. p. 83.
7
VIANNA, Heraldo M. Testes em Educação. São Paulo: IBRASA, 1973. p. 192.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
18
utilizada nesta análise é o desvio-padrão, que indica como as notas variam em relação à média. Quanto
maior a variabilidade dos resultados, mais heterogêneo é o grupo.
Outras informações importantes referem-se às notas mínima e máxima alcançadas no grupo geral
e aos percentis 10 e 90 (P10 e P90), ou seja, as notas abaixo das quais estão 10% e 90% dos
desempenhos, respectivamente. Também foram assinalados os percentis 27 e 74 (P27 e P74) que
separam, respectivamente, os grupos superior e inferior de desempenho.
A Correção da Prova
A correção das questões passa primeiramente por uma fase amostral, que consiste na correção de
uma amostra de provas, com o objetivo de verificar a pertinência do padrão de respostas esperado,
preliminarmente estabelecido pela banca, e homogeneizar a aplicação do critério de correção.
A constituição dessa amostra obedece aos critérios a seguir:
a) 1,5% de provas de graduandos de diferentes regiões geográficas; diferentes instituições,
diferentes dependências administrativas e de instituições que obtiveram diferentes conceitos,
no Exame anterior, quando não for a primeira participação;
b) 50 provas para as áreas em que o percentual de 1,5% for menor do que esse número,
obedecendo-se ao critério de heterogeneidade especificado no item acima.
Nessa fase são obtidas estatísticas básicas (média, desvio-padrão, nota mínima, nota máxima,
entre outras), do desempenho geral e por questão. Os resultados amostrais são apresentados à Comissão
de Curso para discussão e ajuste do padrão de respostas proposto, e só então inicia-se a correção
propriamente.
Na correção, atua uma equipe de professores com reconhecida experiência, tanto na sua área
específica quanto na habilidade de proceder à correção de instrumentos discursivos de medida. Para
garantir uma avaliação justa e objetiva, os profissionais responsáveis pela correção das provas analisam os
padrões de resposta esperados e, em equipe, discutem cuidadosamente os critérios. Cada dupla de
avaliadores se responsabiliza pela correção de uma única questão, garantindo, assim, maior consistência
aos escores, homogeneidade de critérios, maior rapidez e confiabilidade de correção. Evita-se, dessa forma,
também, a influência do erro de halo, isto é, que o desempenho em uma questão influencie o julgamento da
questão seguinte.
O formulário adotado no Caderno de Respostas é de tal forma elaborado que assegura o
anonimato do graduando e de sua instituição de origem, passando por rigorosos procedimentos de controle
e conferência.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
19
Análise Técnica
Capítulo 3 da Prova
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
20
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
21
Estatísticas Básicas da Prova
No processamento dos dados e na análise técnica da prova de Engenharia Civil do ENC/2000
foram consideradas válidas as provas de 5.920 graduandos. Para a análise técnica, foram desconsideradas
as provas em branco e as provas de graduados em anos anteriores.
O valor máximo da prova era de cem pontos. A média obtida pelos graduandos foi de 27,7 com
desvio-padrão de 17,7. A mediana foi 24, revelando que houve uma ligeira concentração de notas abaixo da
média. A nota mínima foi 0 (zero) e a máxima alcançada foi 91. Note-se que apenas 10% dos graduandos
obtiveram notas iguais ou superiores a 53.
O índice de fidedignidade foi estimado em 0,75, podendo-se inferir que a prova constituiu-se um
instrumento de medida satisfatório.
Tabela 1
Estatísticas básicas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000
Estatísticas Discursiva
Número de graduandos 5.920
Média 27,7
Desvio-padrão 17,7
Nota Mínima 0,0
P10 7,0
P27 14,0
Mediana 24,0
P74 39,0
P90 53,0
Nota Máxima 91,0
Índice de Fidedignidade
0,75
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
A Figura 1 mostra a distribuição das notas dos graduandos na prova de Engenharia Civil do
ENC/2000. As faixas de notas são apresentadas em intervalos de dez pontos, sendo as notas
intermediárias agrupadas na faixa imediatamente superior. Note-se que os maiores percentuais ficaram
concentrados nas faixas entre 20 e 40 pontos, com reduzido número de registros nas faixas mais altas de
desempenho.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
22
0,0
5,0
10,0
15,0
20,0
25,0
0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 1. Distribuição das notas dos graduandos na prova de Engenharia Civil do ENC/2000
Comparando-se os dados por região, observa-se que a média mais alta coube aos graduandos da
Região Centro-Oeste 33,1, com desvio-padrão 17,1. A Região Sudeste, que tem 56,5% do total de
graduandos, obteve uma média próxima da média nacional: 27,4. A Região Norte foi a que apresentou o
menor percentual de graduandos (apenas 3,5% do total) e também a média mais baixa: 20,1. Na Região
Sudeste foi observada a nota máxima mais elevada: 91.
Tabela 2
Estatísticas básicas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000 por região
Estatísticas Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste
Número de graduandos 206 968 3.344 1.022 380
Média 20,1 25,1 27,4 30,6 33,1
Desvio-padrão 14,3 15,8 18,2 17,4 17,1
Nota Mínima 0,0 0,0 0,0 0,0 2,0
P10 5,0 6,0 7,0 10,0 11,0
P27 10,0 13,0 13,0 18,0 21,0
Mediana 16,0 23,0 24,0 27,0 32,0
P74 27,0 35,0 38,0 41,0 44,0
P90 39,0 48,0 54,0 55,0 56,0
Nota Máxima 82,0 79,0 91,0 88,0 85,0
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Comparando-se os dados por dependência administrativa da instituição de ensino, verifica-se que
31% das provas válidas foram de graduandos de instituições públicas federais e 47,4% foram de
graduandos de instituições privadas. A nota máxima mais elevada, 91, foi alcançada por graduando de
instituição estadual. A média mais alta, entretanto, foi obtida pelos graduandos das instituições federais
(35,2), seguida da média registrada nas estaduais (34,2).
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
23
Tabela 3
Estatísticas básicas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000 por dependência administrativa
Estatísticas Federal Estadual Municipal Privada
Número de graduandos 1.837 895 383 2.805
Média 35,2 34,2 20,3 21,7
Desvio-padrão 17,8 19,5 13,1 14,7
Nota Mínima 1,0 0,0 0,0 0,0
P10 12,0 10,0 6,0 5,0
P27 23,0 19,0 10,0 11,0
Mediana 34,0 33,0 19,0 19,0
P74 47,0 48,0 27,0 30,0
P90 59,0 62,0 38,0 42,0
Nota Máxima 88,0 91,0 73,0 84,0
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Comparando-se esses dados por natureza da instituição de ensino, verifica-se que 81,6% das
provas válidas foram de graduandos de universidades e que 17,3% são provenientes de estabelecimentos
isolados. A média mais alta foi a das universidades: 28,9, com desvio-padrão 17,8. A média dos graduandos
dos estabelecimentos isolados foi 22,5, com desvio-padrão de 16,6. A menor média foi a dos centros
universitários, que detêm pouco mais de 1% dos graduandos (18,3, com desvio-padrão de 11,9). A nota
máxima mais elevada foi registrada entre os graduandos de universidades.
Tabela 4
Estatísticas básicas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000 por natureza da instituição
Estatísticas Universidade
Centro
Universitário
Estabelecimento
Isolado
Número de graduandos 4.830 63 1.027
Média 28,9 18,3 22,5
Desvio-padrão 17,8 11,9 16,6
Nota Mínima 0,0 1,0 0,0
P10 8,0 6,0 4,0
P27 15,0 10,0 10,0
Mediana 26,0 15,0 19,0
P74 40,0 27,0 32,0
P90 54,0 35,0 45,0
Nota Máxima 91,0 57,0 82,0
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Análise das Questões da Prova
Conteúdos e Habilidades
A prova de Engenharia Civil do ENC/2000 apresentou dez questões, todas de caráter discursivo e
de realização obrigatória, cada uma valendo 10 (dez) pontos. Para fins de análise, consideraremos o valor
de cada questão em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem).
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
24
Os conteúdos e as habilidades, cujo domínio pelos graduandos o ENC de Engenharia Civil
pretendeu aferir nessas questões, estão dispostos na Tabela 5.
Tabela 5
Conteúdos e habilidades predominantes nas questões de Engenharia Civil do ENC/2000
Questões Conteúdos Habilidades
1
Física; Mecânica; Desenho;
Hidráulica; Fenômenos de
Transporte; Estruturas usuais
de concreto armado;
Construção Civil
raciocínio espacial;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
análise crítica dos modelos empregados no
estudo das questões de engenharia;
formulação e avaliação de problemas de
engenharia e concepção de soluções;
interpretação, elaboração e execução de
projetos.
2
Administração; Construção
Civil.
expressão e interpretação gráfica;
sistematização de informações;
gerenciamento e operação de sistemas de
engenharia.
3
Matemática; Física; Desenho;
Topografia; Mecânica dos
solos; Construção Civil.
raciocínio espacial;
operacionalização de problemas numéricos;
interpretação gráfica;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
obtenção e sistematização de informações.
4
Matemática; Ciências do
ambiente; Saneamento básico.
operacionalização de problemas numéricos;
interpretação gráfica;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
obtenção e sistematização de informações;
avaliação de problemas de engenharia e
concepção de soluções.
5
Matemática; Física; Mecânica;
Resistência dos materiais;
Estruturas usuais de concreto
armado.
raciocínio espacial;
operacionalização de problemas numéricos;
compreensão relativa a conceitos de ordem de
grandeza;
interpretação gráfica;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
obtenção e sistematização de informações.
6
Matemática; Química; Ciências
do ambiente; Saneamento
básico.
operacionalização de problemas numéricos;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
sistematização de informações;
avaliação de problemas de engenharia e
concepção de soluções.
7
Matemática; Mecânica;
Desenho; Resistência dos
materiais; Estruturas usuais de
concreto armado.
interpretação, elaboração e execução de
projetos;
raciocínio espacial;
operacionalização de problemas numéricos;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
síntese, aliada à capacidade de compreensão e
expressão em Língua Portuguesa;
obtenção e sistematização de informações;
expressão e interpretação gráfica.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
25
(conclusão)
Questões Conteúdos Habilidades
8
Matemática; Física; Hidráulica
e Hidrologia
operacionalização de problemas numéricos;
compreensão relativa a conceitos de ordem de
grandeza;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
obtenção e sistematização de informações;
avaliação de problemas de engenharia e
concepção de soluções.
9
Matemática; Física; Desenho;
Mecânica dos solos.
operacionalização de problemas numéricos;
interpretação gráfica;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
sistematização de informações;
formulação e avaliação de problemas de
engenharia e concepção de soluções.
10
Matemática; Mecânica;
Desenho; Resistência dos
materiais; Estruturas usuais de
concreto armado; Construção
Civil.
raciocínio espacial;
assimilação e sistematização de conhecimentos
teóricos;
síntese, aliada à capacidade de compreensão e
expressão em Língua Portuguesa;
obtenção e sistematização de informações;
formulação e avaliação de problemas de
engenharia e concepção de soluções;
interpretação, elaboração e execução de
projetos.
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Estatísticas Básicas por Questão
Na análise de cada questão, as notas foram convertidas para uma escala de 0 (zero) a 100.
Considerando-se essa escala, a média mais alta foi registrada na questão de número 1 (44,3),
que se referia a conteúdos de Estruturas Usuais de Concreto Armado e Construção Civil. Por outro lado, a
questão com média mais baixa (11,1) foi a 3, referente a conteúdos de Mecânica dos Solos e Construção
Civil, com 12,7% de respostas em branco. Além disso, o P90 da distribuição de notas na questão 3 foi 30, o
que significa que apenas 10% dos graduandos conseguiram tirar mais que 30 pontos nesta questão.
Em todas as questões houve registro tanto da nota mínima 0 (zero) quanto da máxima 100 (cem).
O maior percentual de respostas em branco registrou-se na questão 5 (31,8%) que se referia a
Resistência dos Materiais e Estruturas Usuais de Concreto Armado. A questão 9, que se referia a Mecânica
dos Solos, também teve um percentual bastante elevado de brancos (31,4%). A questão 1, além de ter
apresentado a maior média, teve um dos mais baixos percentuais de respostas em branco (apenas 6%).
Observe-se, também, que em quatro questões (4, 5, 6 e 10) a mediana foi zero, o que indica que
mais da metade dos graduandos sequer conseguiu pontuação.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
26
Tabela 6
Estatísticas básicas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000, por questão
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Número de graduandos 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920 5.920
Média 44,3 37,3 11,1 18,3 19,5 18,5 35,1 40,8 24,9 26,9
Desvio-padrão 33,1 34,2 11,5 21,8 34,2 36,3 31,9 39,4 33,7 32,2
Nota Mínima 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0
P10 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0
P27 20,0 10,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0
Mediana 50,0 30,0 10,0 0,0 0,0 0,0 30,0 40,0 20,0 0,0
P74 70,0 70,0 20,0 30,0 10,0 0,0 60,0 80,0 20,0 50,0
P90 90,0 100,0 30,0 40,0 100,0 100,0 80,0 100,0 100,0 70,0
Nota Máxima 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0 100,0
Estatísticas
Questões
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Distribuição das Notas por Questão
Nas figuras a seguir tem-se a distribuição das notas de cada questão discursiva da prova de
Engenharia Civil do ENC/2000. As faixas de notas são apresentadas em intervalos de dez pontos, sendo as
notas intermediárias agrupadas na faixa imediatamente superior. Em todas as distribuições foi destacado o
percentual de respostas em branco que, embora correspondam também a zero, distinguem-se dos casos
em que, mesmo respondendo, o aluno não conseguiu nenhum ponto na questão.
A maior incidência de notas na faixa dos 100 pontos verificou-se na questão 8 (19,6%). Nas
questões 6 e 10 o percentual de notas zero (descontadas as respostas em branco) foi bastante alto: 69,2%
e 39,9%, respectivamente. Note-se que as questões 6 e 10 tiveram suas distribuições concentradas nas
faixas de 0 (zero), 50 e 100 pontos. A questão 10 chama a atenção, também, pela alta incidência de notas
na faixa dos 50 pontos.
A soma das notas zero e das respostas em branco resultou acima de 50% em quatro questões
(4, 5, 6 e 10), o que explica o fato de a mediana nas mesmas ter sido 0 (zero). A questão 4, além disso,
apresentou percentual extremamente baixo de notas na faixa mais alta.
A grande concentração de notas baixas na questão 3 também chama a atenção: mais de 34% dos
graduandos obtiveram notas na faixa dos 10 pontos, e mais de 20% ficaram na faixa dos 20 pontos. Note-
se, também, a quase inexistência de registros acima de 40 pontos nesta questão.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
27
Figura 2. Distribuição das notas dos graduandos na questão 1 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Figura 3. Distribuição das notas dos graduandos na questão 2 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
28
Figura 4. Distribuição das notas dos graduandos na questão 3 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Figura 5. Distribuição das notas dos graduandos na questão 4 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
29
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 6. Distribuição das notas dos graduandos na questão 5 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 7. Distribuição das notas dos graduandos na questão 6 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
30
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 8. Distribuição das notas dos graduandos na questão 7 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 9. Distribuição das notas dos graduandos na questão 8 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
31
0
10
20
30
40
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 10. Distribuição das notas dos graduandos na questão 9 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Figura 11. Distribuição das notas dos graduandos na questão 10 da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
Índice de Facilidade das Questões
Como se pode observar, a maioria das questões da prova de Engenharia Civil do ENC/2000 se
concentrou nos níveis médio e difícil, havendo apenas uma questão muito difícil. A prova se mostrou, nesse
sentido, mais equilibrada que a do ano anterior.
0
10
20
30
40
50
branco 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100
Notas
%
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
32
Este resultado é coerente com as opiniões formuladas pelos graduandos no Questionário de
Impressões sobre a Prova, no qual se verifica que a maioria (54,9%) achou que a prova teve nível médio de
dificuldade e somente 33,1% julgaram-na difícil.
Tabela 7
Classificação das questões de Engenharia Civil do ENC/2000, segundo o índice de facilidade
Índice de
facilidade
Classificação Questões
> 0,85 muito fácil -
0,61 a 0,85 Fácil -
0,41 a 0,60 Médio 1, 2, 8
0,16 a 0,40 Difícil
4, 5, 6,
7, 9, 10
=0,15 muito difícil 3
Fonte DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 12. Índice de facilidade das questões discursivas da prova de Engenharia Civil do ENC/2000
Índice de Discriminação das Questões
A maioria das questões da prova conseguiu separar os graduandos com melhor desempenho
daqueles cujo rendimento foi mais fraco.
A questão que menos discriminou foi a 3, avaliada como muito difícil.
A questão que melhor discriminou foi a 8, aquela que apresentou o maior percentual de notas na
faixa dos 100 pontos e a segunda maior média da prova. A questão 10, considerada difícil, foi a segunda
que melhor discriminou.
0,44
0,37
0,11
0,18
0,19
0,19
0,35
0,41
0,25
0,27
0,00 0,10 0,20 0,30 0,40 0,50
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
33
Figura 13. Índice de discriminação das questões discursivas da prova de Engenharia Civil do
ENC/2000
0,48
0,35
0,13
0,23
0,47
0,49
0,48
0,69
0,46
0,54
0,00 0,20 0,40 0,60 0,80
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
34
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
35
Impressões dos
Alunos e Avaliação
Capítulo 4 dos Coordenadores
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
36
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
37
Impressões dos Graduandos
sobre a Prova
Ao final da prova, os alunos são convidados a responder um breve questionário que visa colher
suas impressões sobre a prova realizada. Dos 5.920 graduandos que fizeram a prova de Engenharia Civil
do ENC/2000, 95,3% responderam esse questionário. Os histogramas a seguir mostram os percentuais de
respostas a cada questão formulada, separando os dados por região geográfica. Em todos há uma coluna
referente ao percentual dos alunos que não responderam àquela questão ou que rasuraram a resposta,
invalidando a leitura óptica.
Impressões sobre Dificuldade, Extensão e Duração da Prova
De um modo geral, os graduandos de Engenharia Civil consideraram a prova de dificuldade média,
sendo também expressivo o número de alunos que reputaram o exame como difícil. Não foram observadas
discrepâncias relevantes entre os resultados das diversas regiões: as opiniões foram largamente
coincidentes. Poucos foram os alunos que acharam a prova muito difícil ou muito fácil, o que indica que a
elaboração da mesma foi equilibrada.
Quanto à extensão da prova, cerca de 60% dos graduandos acharam-na longa ou muito longa.
Essa opinião reflete-se na questão seguinte, relativa ao tempo destinado à resolução da prova: o mesmo foi
avaliado como suficiente por apenas cerca de 40% dos graduandos, e mais de 20% deles reputou-o
insuficiente.
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Muito fácil Fácil Médio Difícil Muito difícil Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 14. Grau de dificuldade da prova, segundo os graduandos Engenharia Civil ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
38
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Muito longa Longa Adequada Curta Muito curta Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 15. Extensão da prova, segundo os graduandos
Engenharia Civil ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Excessivo Pouco mais que
suficiente
Suficiente Quase suficiente Insuficiente Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 16. Tempo destinado à resolução da prova, segundo os graduandos
Engenharia Civil ENC/2000
Impressões sobre os Enunciados da Prova
Aproximadamente 50% dos graduandos consideraram que a maioria dos enunciados da prova
apresentava informações suficientes. É importante notar também que cerca de 20% deles, por outro lado,
afirmaram que tais informações foram suficientes somente em alguns casos.
Quanto à clareza e objetividade dos enunciados, 17% dos graduandos responderam que todas as
questões apresentaram essa qualidade e 55% afirmaram que a maioria apresentou. Somando-se as duas
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
39
percentagens, chega-se a um índice bastante favorável de cerca de 72% de satisfação com o enunciado
das questões.
Observe-se que, embora não tenha havido grandes discrepâncias entre os resultados das diversas
regiões, os graduandos da Região Centro-Oeste demonstraram sempre uma maior satisfação com a
elaboração dos enunciados.
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Sempre
excessivas
Sempre
suficientes
Suficientes na
maioria das vezes
Suficientes
somente em
alguns casos
Sempre
insuficientes
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 17. Informações fornecidas em cada questão para a resolução da prova, segundo os
graduandos Engenharia Civil ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Sim, todas
apresentam
Sim, a maioria
apresenta
Sim, mas apenas
cerca de metade
apresenta
Não, poucas
apresentam
Não, nenhuma
apresenta
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 18. Clareza e objetividade dos enunciados das questões, segundo os graduandos
Engenharia Civil ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
40
Impressões sobre Adequação da Prova aos Conteúdos e Habilidades
A maior parte dos graduandos que responderam o questionário considerou que a prova foi
medianamente adequada para verificar os conteúdos e habilidades que o Exame se propunha aferir. Em
torno de 45% deles avaliaram a adequação em relação às habilidades como mediana e 15% como plena.
Já no que tange aos conteúdos, cerca de 50% acharam que a prova foi medianamente adequada e cerca
de 20% a acharam plenamente adequada.
As opiniões dos alunos das diversas regiões mais uma vez se apresentaram convergentes,
havendo poucas discrepâncias nas respostas por região.
Note-se que alguns graduandos alegaram desconhecimento das diretrizes, apesar de ter sido este
o quinto Exame para os cursos de Engenharia Civil: cerca de 5% afirmaram não ter ciência das habilidades
e aproximadamente 8% afirmaram não ter ciência dos conteúdos definidos para a prova.
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Plenamente
adequada
Medianamente
adequada
Pouco adequada Totalmente
inadequada
Desconheço as
habilidades
definidas para o
Provão/2000
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 19. Adequação da prova na verificação das habilidades pretendidas, segundo os
graduandos Engenharia Civil ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
41
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Totalmente
adequada
Medianamente
adequada
Pouco adequada Totalmente
inadequada
Desconheço os
conteúdos
definidos para o
Provão/2000
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 20. Adequação da prova na verificação dos conteúdos definidos, segundo os graduandos
Engenharia Civil ENC/2000
Problemas Enfrentados ao Responder a Prova
O problema mais freqüente apontado pelos graduandos foi o fato de a forma de abordagem do
conteúdo ser diferente daquela a que eles estão habituados. Quando se atenta para os dados por região, no
entanto, percebe-se que 65% dos graduandos da Região Norte disseram ser este o maior problema, ante
uma média nacional de 50%. Ao mesmo tempo, os graduandos do Centro-Oeste foram os que menos
manifestaram dificuldade com a abordagem dos conteúdos utilizada pela prova.
Cerca de 20% dos graduandos afirmaram que a falta de motivação foi o maior problema enfrentado
ao responder a prova. Os alunos da Região Norte foram os que menos se declararam desmotivados: o
percentual foi de 15%.
Apenas 10% do total de graduandos responderam que o desconhecimento do conteúdo foi o maior
problema enfrentado.
Cerca de 12% do total de graduandos afirmaram não ter tido qualquer tipo de dificuldade para
responder a prova. Novamente, observa-se uma pequena discrepância: enquanto apenas 5% dos
graduandos da Região Norte fizeram esta afirmação, cerca de 17% dos graduandos da Região Centro-
Oeste marcaram esta alternativa.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
42
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Desconhecimento
do conteúdo
Forma de
abordagem do
conteúdo
diferente daquela
a que estou
habituado
Falta de
motivação para
fazer a prova
Espaço
insuficiente para
responder às
questões
Não tive qualquer
tipo de
dificuldade para
responder à
prova
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 21. Problema mais freqüentemente enfrentado ao responder a prova, segundo os
graduandos Engenharia Civil ENC/2000
Opinião sobre o Desempenho em cada Questão da Prova
Quando questionados sobre os conteúdos abordados em cada questão da prova, os graduandos,
na maioria, afirmaram ter problemas em lembrar conteúdos estudados há muito tempo nas questões 3, 5 e
9. No entanto, o percentual dos que disseram que os conteúdos foram estudados com profundidade
adequada e suficiente oscilou entre 25% e 40% em todas as questões.
Nas questões 1, 2, 7 e 10, predominou a parcela de graduandos (cerca de 40%) que disseram ter
sido o conteúdo estudado com profundidade adequada e suficiente. Nas questões 4, 6 e 8, as opiniões
dividem-se entre os que consideraram que o conteúdo foi estudado com profundidade adequada e
suficiente (em torno de 30%) e os que disseram que foi estudado há muito tempo (em torno de 28%).
Além disso, as questões 4 e 6 foram também as únicas em que mais de 10% dos graduandos
afirmaram nunca ter estudado o conteúdo a que elas se referem.
Observando os dados por região geográfica do País, constata-se que os maiores percentuais de
graduandos que dizem terem sido os conteúdos estudados de forma superficial ou insuficiente no curso
encontram-se na Região Norte, onde se registrou a média regional mais baixa na prova.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
43
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 22. Conteúdo abordado na questão 1 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 23. Conteúdo abordado na questão 2 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
44
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 24. Conteúdo abordado na questão 3 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 25. Conteúdo abordado na questão 4 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
45
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 26. Conteúdo abordado na questão 5 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 27. Conteúdo abordado na questão 6 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
46
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 28. Conteúdo abordado na questão 7 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 29. Conteúdo abordado na questão 8 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
47
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei.
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria.
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial.
Foi ensinado há
muito tempo e não
me lembro mais.
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente.
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 30. Conteúdo abordado na questão 9 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
0
10
20
30
40
50
60
70
80
Não foi ensinado,
nunca o estudei
Não foi ensinado,
mas o estudei por
conta própria
Foi ensinado de
forma inadequada
ou superficial
Foi ensinado há
muito tempo e
não me lembro
mais
Foi ensinado com
profundidade
adequada e
suficiente
Branco/inválidos
%
Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC/2000
Figura 31. Conteúdo abordado na questão 10 da prova, segundo os graduandos de Engenharia Civil
do ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
48
Avaliação da Prova pelos
Coordenadores de Curso
Após o Exame, foram enviados a cada um dos coordenadores de curso um exemplar da prova e
um questionário de avaliação. Pediu-se que, juntamente com os professores do curso, os coordenadores
avaliassem a prova aplicada, quanto a alguns aspectos gerais e, em seguida, quanto à adequação de cada
uma das questões, para aferir o conteúdo e a habilidade que o elaborador da questão pretendeu nela
verificar. O principal objetivo desse questionário é colher subsídios para o aprimoramento da prova. Dentre
os 118 cursos de Engenharia Civil que participaram do ENC/2000, 69 dos coordenadores dispuseram-se a
enviar sua avaliação. Nas tabelas apresentadas a seguir tem-se a tabulação dessas respostas. Em quase
todos os casos há um pequeno percentual de respostas inválidas, ou seja, aquelas em que houve algum
tipo de rasura que invalidou a leitura óptica. Nas sete primeiras questões esse percentual é de 5,8%.
Avaliação de Aspectos Gerais
A maioria dos coordenadores dos cursos de Engenharia Civil que responderam o questionário de
avaliação considerou a prova de dificuldade média (76,8%), enquanto apenas cerca de 1,5% deles
julgaram-na difícil. Esta opinião diverge da dos alunos: 48% dos graduandos consideraram a prova de
dificuldade média, mas 40% deles consideraram-na difícil.
Quanto à extensão da prova e ao tempo destinado para respondê-la, a opinião dos coordenadores
divergiu. Praticamente a metade deles achou a prova longa e o tempo insuficiente, enquanto a outra metade
pensa que o exame foi de extensão adequada e que o tempo foi suficiente. Os alunos, em larga maioria,
consideraram o exame longo ou muito longo, e apenas cerca de 40% acharam o tempo suficiente.
Quanto à clareza e objetividade dos enunciados, a avaliação dos coordenadores foi positiva: 58%
afirmaram que a maioria deles era satisfatória, e 36,2% afirmaram que todos foram satisfatórios. A opinião
dos alunos coincide: mais de 70% dos graduandos acharam que todos os enunciados (ou a maioria deles)
apresentavam clareza e objetividade.
Os coordenadores dividiram-se quanto ao maior problema enfrentado por seus graduandos ao
realizar a prova, em relação aos conteúdos e habilidades. Cerca de 68% acharam que seus graduandos
não devem ter enfrentado problemas em relação a esses aspectos, enquanto cerca 23% dos
coordenadores afirmaram que os conteúdos e as habilidades foram desenvolvidos durante o curso por meio
de uma abordagem diferente da usada na prova.
Finalmente, quando questionados sobre a adequação da prova ao projeto pedagógico de seu curso,
os coordenadores, em sua maioria (68,1%), consideraram-na boa, enquanto 24,6% julgaram-na regular.
Tabela 7
Nível de dificuldade da prova para os graduandos, segundo os coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) Fácil 15,9
(B) Médio 76,8
(C) Difícil 1,5
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
49
Tabela 8
Extensão da prova como um todo, segundo os coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) Longa 46,4
(B) Adequada 46,4
(C) Curta 1,5
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Tabela 9
Tempo destinado à resolução da prova, segundo os coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) Insuficiente 47,8
(B) Suficiente 46,4
(C) Excessivo 0,0
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Tabela 10
Enunciados das questões quanto à clareza e objetividade, segundo os coordenadores
de curso
Alternativas % de respostas
(A) Todos Apresentam 36,2
(B) A maioria apresenta 58,0
(C) Poucos apresentam 0,0
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Tabela 11
Problema maior que os graduandos podem ter enfrentado para resolver a prova,
em relação aos conteúdos avaliados, segundo os coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) A prova tem muitas questões que exigem conteúdos que não constam
na grade curricular do curso
1,5
(B) Os conteúdos foram ministrados no curso, mas com uma abordagem
diferente da que se pede na prova
23,2
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades em relação a esse
aspecto
69,6
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Tabela 12
Problema maior que os graduandos podem ter enfrentado para resolver a prova,
em relação às habilidades avaliadas, segundo os coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) A prova tem muitas questões que exigem habilidades não desenvolvidas
durante o curso
1,5
(B) A maioria das habilidades exigidas para resolução da prova foi tratada
no curso com uma abordagem diferente
24,6
(C) Os graduandos não devem ter tido dificuldades em relação a esse
aspecto
68,1
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Tabela 13
Adequação da prova em relação ao projeto pedagógico de cada curso, segundo os
coordenadores de curso
Alternativas % de respostas
(A) Boa 68,1
(B) Regular 24,6
(C) Fraca 1,5
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Engenharia Civil
50
Análise de cada Questão Quanto aos Conteúdos e Habilidades
A segunda parte do questionário de avaliação da prova lista os conteúdos e as habilidades cuja
avaliação se pretendeu em cada questão e solicita aos coordenadores que analisem a adequação da
questão para verificar aquele conteúdo e aquela habilidade. Marcaram a alternativa “A” os que
consideraram a questão adequada para avaliar os conteúdos ou as habilidades indicados; a alternativa “B”
os que acharam essa adequação apenas parcial; a alternativa “C” os que avaliaram a questão como
inadequada.
De um modo geral, a maioria dos coordenadores concordou com a adequação das questões para
avaliar os conteúdos e habilidades pretendidos. O percentual de respostas “A” oscila sempre entre 60% e
80%. Observa-se, entretanto, que, na questão 6, houve um percentual mais alto (10,1%) de coordenadores
que a acharam inadequada.
Tabela 14
Respostas (%) dos coordenadores, em cada alternativa das questões relativas à avaliação das
questões da prova Engenharia Civil ENC/2000
Questões
Aspecto avaliado A B C INV
Conteúdo 68,1 30,4 1,5 0,0
1
Habilidade 81,2 15,9 1,5 1,5
Conteúdo 87,0 10,1 2,9 0,0
2
Habilidade 69,6 21,7 7,3 1,5
Conteúdo 75,4 23,2 0,0 1,5
3
Habilidade 72,5 23,2 2,9 1,5
Conteúdo 69,6 30,4 0,0 0,0
4
Habilidade 71,0 27,5 0,0 1,5
Conteúdo 81,2 15,9 2,9 0,0
5
Habilidade 76,8 18,8 2,9 1,5
Conteúdo 63,8 27,5 7,3 1,5
6
Habilidade 68,1 18,8 10,1 2,9
Conteúdo 78,3 18,8 1,5 1,5
7
Habilidade 78,3 18,8 1,5 1,5
Conteúdo 73,9 26,1 0,0 0,0
8
Habilidade 69,6 27,5 1,5 1,5
Conteúdo 79,7 18,8 1,5 0,0
9
Habilidade 78,3 18,8 1,5 1,5
Conteúdo 79,7 17,4 2,9 0,0
10
Habilidade 72,5 21,7 4,4 1,5
Fonte: DAES/INEP/MEC ENC/2000
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo