Download PDF
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
133
Questionário-
Pesquisa
Capítulo 8
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
134
ads:
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
135
EXAME NACIONAL DE CURSOS
01 Em relação ao Exame Nacional de Cursos,
você gostaria de receber o resultado de seu
desempenho na prova?
(A) - Sim (B) - Não
Quem é você?
02 – Qual o seu estado civil?
(A) Solteiro(a).
(B) Casado(a).
(C) Separado(a)/desquitado(a)/divorciado(a).
(D) Viúvo(a).
(E) Outro.
03 – Quantos irmãos você tem?
(A) Nenhum.
(B) Um.
(C) Dois.
(D) Três.
(E) Quatro ou mais.
04 – Quantos filhos você tem?
(A) Nenhum.
Esta pesquisa é parte integrante do Exame Nacional de Cursos – o
Provão – e tem por objetivo não só levantar informações que permitam traçar
o perfil do conjunto de graduandos, mas também ouvir a voz dos graduandos
sobre as condições de ensino no seu curso. Ela permitirá o planejamento de
ações, na busca da melhoria da qualidade dos cursos. Para que essa
meta seja alcançada, é importante sua participação. Procure responder
a esta pesquisa de forma individual, conscienciosa e independente. A fide-
dignidade das suas respostas é fundamental.
Em cada questão, marque apenas uma resposta, ou seja, aquela que
melhor corresponda às suas características pessoais, às condições de ensi-
no vivenciadas por você e às suas perspectivas para o futuro. Os dados
obtidos serão sempre tratados estatisticamente, de forma agregada, isto é,
segundo grupos de indivíduos. Não haverá tratamento e divulgação de da-
dos pessoais.
Preencha o cartão apropriado com as suas respostas, utilizando para
tanto caneta esferográfica azul ou preta.
Entregue esse cartão na sala onde você vai realizar o Provão,
no dia 11 de junho.
Gratos pela sua valiosa contribuição.
PESQUISA
(B) Um.
(C) Dois.
(D) Três.
(E) Quatro ou mais.
05 – Como você se considera?
(A) Branco(a).
(B) Negro(a).
(C) Pardo(a) / mulato(a).
(D) Amarelo(a) (de origem oriental).
(E) Indígena ou caboclo(a).
06 – Com quem você morou durante a maior parte
do tempo em que freqüentou este curso
superior?
(A) Com os pais e/ou outros parentes.
(B) Com esposo(a) e/ou filho(s).
(C) Com amigos(as).
(D) Com colegas em alojamento universitário.
(E) Sozinho(a).
07 – Em qual das faixas abaixo você calcula
estar a soma da renda mensal dos membros da
sua família que moram em sua casa?
(A) Até R$ 453,00.
(B) De R$ 454,00 a R$ 1.510,00.
(C) De R$ 1.511,00 a R$ 3.020,00.
ECONOMIA
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
136
(D) De R$ 3.021,00 a R$ 7.550,00.
(E) Mais de R$ 7.550,00.
08 – Qual o meio de transporte mais utilizado por
você para chegar à sua instituição?
(A) Carro ou motocicleta próprios.
(B) Carro ou motocicleta dos pais.
(C) Carona com amigos e vizinhos.
(D) Transporte coletivo (ônibus, trem, metrô).
(E) Outro.
09 – Durante a maior parte do seu curso, qual foi
a carga horária aproximada de sua atividade
remunerada (não contar estágio remunerado)?
(A) Não exerci atividade remunerada.
(B) Trabalhei eventualmente, sem vínculo
trabalhista.
(C) Trabalhei até 20 horas semanais.
(D) Trabalhei mais de 20 horas e menos de 40 horas
semanais.
(E) Trabalhei em tempo integral - 40 horas semanais
ou mais.
10 – Que tipo de bolsa de estudos ou de
financiamento você recebeu para custeio das
despesas do curso?
(A)Nenhum.
(B)Crédito Educativo (Caixa Econômica Federal).
(C)Bolsa integral oferecida pela instituição.
(D)Bolsa parcial oferecida pela instituição ou
desconto nas anuidades.
(E)Bolsa, parcial ou integral, oferecida por entidades
externas (empresas, organismos de apoio ao
estudante, etc.).
11 – Qual o grau de escolaridade do seu pai?
(A) Nenhuma escolaridade.
(B) Ensino fundamental incompleto (até a 4
a
série do
primeiro grau).
(C) Ensino fundamental completo (até a 8ª série do
primeiro grau).
(D) Ensino médio completo (segundo grau).
(E) Superior.
12 – Qual o grau de escolaridade de sua mãe?
(A) Nenhuma escolaridade.
(B) Ensino fundamental incompleto (até a 4
a
série do
primeiro grau).
(C) Ensino fundamental completo (até a 8ª série do
primeiro grau).
(D) Ensino médio completo (segundo grau).
(E) Superior.
13 – Em que tipo de escola você cursou o ensino
médio (segundo grau)?
(A) Todo em escola pública.
(B) Todo em escola privada.
(C) A maior parte do tempo em escola pública.
(D) A maior parte do tempo em escola privada.
(E) Metade em escola pública e metade em escola
privada.
14 – Que tipo de curso de ensino médio
(segundo grau) você concluiu?
(A) Comum ou de educação geral, no ensino regular.
(B) Técnico (eletrônica, contabilidade, agrícola, etc.),
no ensino regular.
(C) Magistério de Primeira a Quarta Série (Curso
Normal), no ensino regular.
(D) Supletivo.
(E) Outro curso.
15 – Durante o seu curso de graduação, quantos
livros você leu em média por ano, excetuando-se
os livros escolares obrigatórios?
(A) Nenhum.
(B) Um.
(C) Dois a três.
(D) Quatro a cinco.
(E) Seis ou mais.
16 Quando você costuma ler jornais?
(A) Nunca.
(B) Raramente.
(C) Somente aos domingos.
(D) Duas vezes por semana.
(E) Diariamente.
17 – Que meio você mais utiliza para se manter
atualizado sobre os acontecimentos do mundo
contemporâneo?
(A) Jornais.
(B) Revistas.
(C) TV.
(D) Rádio.
(E) Internet.
18 – Como é seu conhecimento de língua
inglesa?
(A) Praticamente nulo.
(B) Leio, mas não escrevo nem falo.
(C) Leio e escrevo, mas não falo.
(D) Leio, escrevo e falo razoavelmente.
(E) Leio, escrevo e falo bem.
19 – Como é seu conhecimento de língua
espanhola?
(A) Praticamente nulo.
(B) Leio, mas não escrevo nem falo.
(C) Leio e escrevo, mas não falo.
(D) Leio, escrevo e falo razoavelmente.
(E) Leio, escrevo e falo bem.
Como você lida com o
microcomputador?
20 Existe microcomputador em sua casa?
(A) Sim, e eu o utilizo bastante.
(B) Sim, mas eu pouco o utilizo.
(C) Sim, mas eu nunca o utilizo (nesse caso, passe
para a questão 25).
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
137
(D) Não, mas eu utilizo microcomputador fora do
meu ambiente doméstico.
(E) Não, e eu nunca utilizo microcomputador (nesse
caso, passe para a questão 25).
21 – Como você aprendeu a operar o
microcomputador?
(A) Sozinho, por tentativas.
(B) Sozinho, com bibliografia especializada.
(C) Com orientação, na minha instituição de ensino
superior.
(D) Com orientação, no meu local de trabalho.
(E) Em cursos especializados.
22 – Em qual das situações abaixo você utiliza
mais o microcomputador?
(A) Entretenimento.
(B) Trabalhos escolares.
(C) Trabalhos profissionais.
(D) Pesquisa.
(E) Comunicação via e-mail.
23 – Caso utilize microcomputador em seus
trabalhos escolares e profissionais, que tipo de
programa(s) você opera?
(A) Processadores de texto.
(B) Processadores de texto e planilhas eletrônicas.
(C) Os dois tipos de programas acima, além de
programas de apresentação gráfica (power point,
harvard graphics ou outros congêneres).
(D) Todos os programas acima, programas
desenvolvidos por mim e programas específicos da
área do meu curso.
(E) Não utilizo microcomputador em meus trabalhos
escolares e profissionais.
24 – A partir de que equipamento você tem
predominantemente acessado a Internet?
(A) Daquele colocado à minha disposição pela
minha instituição de ensino superior.
(B) Daquele disponível na minha residência.
(C) Daquele disponível no meu local de trabalho.
(D) Daquele colocado à disposição em outro local.
(E) Nunca tive oportunidade de acessar a Internet.
Como você analisa as
condições da instituição onde
está concluindo o curso de
graduação?
25 – Durante a maior parte do seu curso,
considerando-se apenas as aulas teóricas, qual o
número médio de alunos por turma?
(A)Até 30.
(B)De 31 a 50.
(C)De 51 a 70.
(D)De 71 a 100.
(E)Mais de 100.
26 – Como você considera as aulas práticas do
seu curso?
(A)As aulas práticas não são necessárias no meu
curso e por isso não são oferecidas (nesse caso,
passe para a questão 28).
(B)As aulas práticas são necessárias, mas não são
oferecidas (nesse caso, passe para a questão 28).
(C)Raramente são oferecidas aulas práticas.
(D)As aulas práticas são oferecidas com freqüência,
mas não são suficientes.
(E)As aulas práticas são oferecidas na freqüência
necessária e suficiente ao curso.
27 – As aulas práticas comportam um número
adequado de alunos em relação aos equipamentos,
material e espaço pedagógico disponíveis?
(A)Sim, todas elas.
(B)Sim, a maior parte delas.
(C)Sim, mas apenas metade delas.
(D)Sim, mas poucas.
(E)Não, nenhuma.
28 – Como são os equipamentos do(s)
laboratório(s) utilizado(s) durante o seu curso?
(A)Atualizados e bem conservados.
(B)Atualizados, mas mal conservados.
(C)Desatualizados, mas bem conservados.
(D)Desatualizados e mal conservados.
(E)O(s) laboratório(s) é(são) inoperante(s) ou
inexistente(s) no meu curso.
29 – Os equipamentos do(s) laboratório(s) são
em número suficiente para todos os alunos nas
práticas desenvolvidas durante o seu curso?
(A) Sim, na maioria ou em todas as práticas.
(B) Sim, na metade das práticas.
(C) Sim, em algumas práticas.
(D) Não, são insuficientes em todas as práticas.
(E) O(s) laboratório(s) é (são) inoperante(s) ou
inexistente(s) no meu curso.
30 – A sua instituição viabiliza o acesso dos
alunos de graduação aos microcomputadores,
conforme as necessidades do curso?
(A)O curso não necessita de microcomputadores.
(B)A instituição não possui microcomputadores.
(C)Não, os alunos de graduação não têm acesso a
eles.
(D)Em termos, pois é limitado pelo número
insuficiente ou pelo horário em que estão
disponíveis.
(E)Sim, plenamente.
31 – Com que freqüência você utiliza a biblioteca
de sua instituição?
(A)A instituição não tem biblioteca (nesse caso,
passe para a questão 39).
(B)Nunca a utilizo.
(C)Utilizo raramente.
(D)Utilizo com razoável freqüência.
(E)Utilizo freqüentemente.
32 – Como você avalia a atualização do acervo
da biblioteca face às necessidades curriculares
do seu curso?
(A)É atualizado.
(B)É medianamente atualizado.
(C)É pouco atualizado
(D)Não é atualizado
(E)Não sei responder.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
138
33 – O número de exemplares disponíveis na
biblioteca atende ao alunado do curso?
(A)Atende plenamente.
(B)Atende razoavelmente.
(C)Atende precariamente.
(D)Não atende.
(E)Não sei responder.
34 – Como você avalia a atualização do acervo
de periódicos especializados disponíveis na
biblioteca?
(A) É bastante atualizado.
(B) É razoavelmente atualizado.
(C) É desatualizado.
(D) Não existe acervo de periódicos especializados.
(E) Não sei responder.
35 – A biblioteca de sua instituição oferece
serviço de empréstimo de livros?
(A)Sim, para todo o acervo.
(B)Sim, mas apenas para obras de caráter didático.
(C)Sim, mas apenas para obras de interesse geral.
(D)Não há empréstimo.
(E)Não sei responder.
36 – Como é o serviço de pesquisa bibliográfica
oferecido?
(A)Utiliza apenas processos manuais.
(B)Dispõe apenas de sistema informatizado local.
(C)Dispõe de sistema informatizado local e de
acesso à rede nacional de bibliotecas universitárias.
(D)Dispõe de sistema informatizado local e de
acesso às redes nacional de bibliotecas
universitárias e internacional de bibliotecas.
(E)Não sei responder.
37 – Como é o horário de funcionamento da
biblioteca?
(A)Plenamente adequado.
(B)Parcialmente adequado.
(C)Pouco adequado.
(D)Inadequado.
(E)Não sei responder.
38 – Que condições as instalações da biblioteca
oferecem para leitura e estudo?
(A)Plenamente adequadas.
(B)Parcialmente adequadas.
(C)Pouco adequadas.
(D)Inadequadas.
(E)Não sei responder.
Como você avalia o currículo
e o trabalho dos docentes do
seu curso de graduação?
39 – Durante o seu curso, quantas horas por
semana você tem dedicado, em média, aos
estudos, excetuando-se as horas de aula?
(A) Nenhuma, apenas assisto às aulas.
(B) Uma a duas.
(C) Três a cinco.
(D) Seis a oito.
(E) Mais de oito.
40Que tipo de atividade acadêmica você
desenvolveu por mais tempo durante o seu curso,
além daquelas obrigatórias?
(A) Nenhuma atividade.
(B) Atividades de iniciação científica ou
tecnológica.
(C) Atividades de monitoria.
(D) Atividades em projetos de pesquisa conduzidos
por professores da instituição.
(E) Atividades de extensão promovidas pela
instituição.
41 – Por qual entidade foi promovida a maior parte
dos eventos (congressos, jornadas, cursos de
extensão) de que você participou no decorrer do
seu curso?
(A)Pela minha instituição de ensino superior.
(B)Por outras instituições de ensino superior.
(C)Por diretórios estudantis ou centros acadêmicos.
(D)Por associações científicas ou profissionais da
área.
(E)Não participei de eventos.
42 Que atividade(s) extraclasse(s) oferecida(s)
pela sua instituição você mais desenvolveu
durante o período de realização do seu curso?
(A) Nenhuma.
(B) Atividades artísticas (teatro, música, etc.).
(C) Atividades culturais (palestras, conferências,
etc.)
(D) Atividades desportivas.
(E) Estudo de línguas estrangeiras.
43 – Qual a carga horária do estágio curricular
supervisionado de seu curso?
(A)Não é oferecido estágio curricular supervisionado
(nesse caso, passe para a questão 45).
(B)Menos de 200 horas.
(C)De 200 a 299 horas.
(D)De 300 a 399 horas.
(E)Mais de 400 horas.
44 – Qual foi, no seu entender, a maior
contribuição do seu estágio curricular
supervisionado?
(A)O aperfeiçoamento técnico-profissional.
(B)O conhecimento do mercado de trabalho.
(C)O conhecimento de novas áreas de atuação para
os graduados do curso.
(D)A reafirmação da escolha profissional feita.
(E)A demonstração da necessidade de estudo
contínuo para eficiente exercício profissional.
45 – Como você avalia a composição das
disciplinas do seu curso?
(A)O currículo pleno do curso está perfeito.
(B)O currículo deveria incorporar novas disciplinas.
(C)Algumas disciplinas poderiam ter seu conteúdo
integrado ao de outras.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
139
(D)Algumas disciplinas deveriam ser eliminadas.
(E)O currículo necessita de reformulação geral.
46 – Como você avalia o equilíbrio entre
quantidade de conteúdo e carga horária das
disciplinas do seu curso?
(A)Há muitas disciplinas desequilibradas: muito
tempo para pouco conteúdo ou muito conteúdo para
pouco tempo.
(B)Algumas disciplinas estão desequilibradas: muito
conteúdo e pouco tempo para o seu desenvolvimento.
(C)Algumas disciplinas estão desequilibradas: muito
tempo para pouco conteúdo a ser desenvolvido.
(D)As disciplinas do curso estão razoavelmente
equilibradas.
(E)As disciplinas do curso estão muito bem
equilibradas.
47 – Ao iniciarem os trabalhos em cada
disciplina, os docentes apresentam plano de
ensino, contendo objetivos, metodologia,
critérios de avaliação, cronograma e
bibliografia?
(A)Nenhum apresenta (nesse caso, passe para a
questão 49).
(B)Poucos apresentam.
(C)Metade apresenta.
(D)A maior parte apresenta.
(E)Todos apresentam.
48 – Esses planos de ensino apresentam com
clareza todas a informações necessárias para
orientar bem os alunos durante o curso?
(A)Nenhum apresenta.
(B)Poucos apresentam.
(C)Metade apresenta.
(D)A maior parte apresenta.
(E)Todos apresentam.
49 – Seus professores têm demonstrado
empenho, assiduidade e pontualidade?
(A)Nenhum deles tem demonstrado.
(B)Poucos têm demonstrado.
(C)Metade deles tem demonstrado.
(D)A maior parte deles tem demonstrado.
(E)Todos têm demonstrado.
50 – Seus professores têm demonstrado
domínio atualizado das disciplinas ministradas?
(A)Nenhum deles demonstra.
(B)Poucos demonstram.
(C)Metade deles demonstra.
(D)A maior parte deles demonstra.
(E)Todos demonstram.
51 – Durante o seu curso, que técnicas de ensino
a maioria dos professores tem utilizado,
predominantemente?
(A)Aulas expositivas.
(B)Aulas expositivas e aulas práticas.
(C)Trabalhos de grupo desenvolvidos em sala de aula.
(D)Aulas expositivas e trabalhos de grupo.
(E)Aulas expositivas, aulas práticas, trabalhos de
grupo e outras.
52 – Ao longo do seu curso, você foi solicitado a
realizar atividades de pesquisa como estratégia
de aprendizagem?
(A) Não, em nenhuma disciplina.
(B) Sim, em poucas disciplinas.
(C) Sim, em metade das disciplinas.
(D) Sim, na maior parte das disciplinas.
(E) Sim, em todas as disciplinas.
53 – Ao realizar atividades de pesquisa para as
disciplinas de seu curso, que fonte(s) você
utilizou mais freqüentemente?
(A) O acervo da biblioteca da minha instituição.
(B) O acervo da biblioteca de outra instituição.
(C) Livros e/ou periódicos de minha propriedade.
(D) A Internet.
(E) Não realizei pesquisas no meu curso.
54 – Qual tipo de material, dentre os abaixo
relacionados, tem sido mais utilizado por
indicação de seus professores durante o curso?
(A)Apostilas e resumos.
(B)Livros-texto e/ou manuais.
(C)Cópias de trechos de livros.
(D)Artigos de periódicos especializados.
(E)Anotações manuais e cadernos de notas.
55 – Que instrumentos de avaliação a maioria
dos seus professores adota
predominantemente?
(A)Provas escritas discursivas.
(B)Testes objetivos.
(C)Trabalhos de grupo.
(D)Trabalhos individuais.
(E)Provas práticas.
56 – Você procurou orientação extraclasse do
corpo docente durante o seu curso?
(A)Nunca procurei orientação extraclasse.
(B)Procurei, mas nunca encontrei.
(C)Procurei, mas raramente encontrei.
(D)Procurei e encontrei na maioria das vezes.
(E)Sempre há disponibilidade do corpo docente para
orientação extraclasse.
Quais as maiores
contribuições do seu curso?
57 – Como você avalia o nível de exigência do
seu curso?
(A)Deveria ter exigido muito mais de mim.
(B)Deveria ter exigido um pouco mais de mim.
(C)Exigiu de mim na medida certa.
(D)Deveria ter exigido um pouco menos de mim.
(E)Deveria ter exigido muito menos de mim.
58 – Qual você considera a principal contribuição
do curso que está concluindo?
(A)A obtenção de diploma de nível superior.
(B)A aquisição de cultura geral.
(C)A aquisição de formação profissional.
(D)A aquisição de formação teórica.
(E)Melhores perspectivas de ganhos materiais.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
140
59 – Qual das habilidades abaixo foi mais
bem desenvolvida por você durante o seu
curso?
(A)Capacidade de comunicação.
(B)Capacidade de trabalhar em equipe.
(C)Capacidade de raciocínio lógico / análise crítica.
(D)Capacidade de tomar iniciativa.
(E)Senso ético.
Responda agora às questões
específicas para os graduandos
de Economia
60 Caso esteja trabalhando ou participando
de algum estágio (não obrigatório), as
atividades desenvolvidas mantêm relação com o
curso?
(A) Sim, mantêm estreita relação com o curso.
(B) Sim, mantêm alguma relação com o curso.
(C) Não, mas abrem perspectivas de atividades
relacionadas ao curso.
(D) Não, nem abrem perspectivas de atividades
relacionadas ao curso.
(E) Não estou trabalhando ou realizando estágio.
61 Qual o fator, dentre os enumerados abaixo,
que mais o(a) teria influenciado na escolha do
curso de Economia?
(A) A possibilidade de ampliar conhecimentos.
(B) A afinidade intelectual com o curso.
(C) A proximidade do curso com habilidades pessoais.
(D) A influência familiar ou de amigos.
(E) Perspectivas quanto ao mercado de trabalho.
62 O seu curso de Economia dispõe de normas
de elaboração e apresentação de Monografias?
(A) Sim. (B) Não.
63 De que tipo de estrutura de apoio de
Informática o seu curso dispõe para o
desenvolvimento da Monografia?
(A) Salas de estudo ou laboratórios com
computadores ligados à Internet, em número
suficiente para todos os alunos.
(B) Salas de estudo ou laboratórios com
computadores ligados à Internet, mas em número
insuficiente para todos os alunos.
(C) Salas de estudo ou laboratórios com
computadores suficientes para todos os alunos, mas
sem acesso à Internet.
(D) Salas de estudo ou laboratórios com
computadores em número insuficiente para todos os
alunos e sem acesso à Internet.
(E) Não há estrutura de apoio de Informática à
Monografia.
64 De que tipo de estrutura de apoio
bibliográfico o seu curso dispõe para o
desenvolvimento da Monografia?
(A) Biblioteca atualizada com livros, revistas
científicas e Banco de Monografias de semestres
anteriores.
(B) Biblioteca atualizada com livros, revistas
científicas, mas sem Banco de Monografias de
semestres anteriores.
(C) Biblioteca medianamente atualizada, mas com
Banco de Monografias de semestres anteriores.
(D) Biblioteca medianamente atualizada e sem
Banco de Monografias de semestres anteriores.
(E) Biblioteca pouco atualizada e sem Banco de
Monografias de semestres anteriores.
65 Para a elaboração e desenvolvimento da sua
Monografia (Projeto/Dissertação Final), qual a
natureza da orientação que você mais utiliza ou
utilizou?
(A) Comissão de Orientação de Monografias.
(B) Coordenador de Monografias.
(C) Orientador da sua Monografia.
(D) Não precisei de orientação.
(E) Não há estrutura de orientação de Monografia
em meu curso.
66 A sua Monografia (Projeto/Dissertação
Final) está ou esteve vinculada com atividades
de pesquisa ou extensão desenvolvidas na
instituição?
(A) Sim, vinculada com atividades desenvolvidas
por professores e alunos.
(B) Sim, vinculada com atividades desenvolvidas
apenas por professores.
(C) Sim, vinculada com atividades desenvolvidas
apenas por alunos.
(D) Não, pois está vinculada apenas com atividades
de ensino.
(E) Não está ou não esteve vinculada com qualquer
atividade desenvolvida na instituição.
67 Por quem é feita a avaliação das
Monografias no seu curso?
(A) Por Banca Examinadora (constituída para cada
Monografia).
(B) Por Comissão Permanente de Avaliação (para
todas as Monografias).
(C) Apenas pelo Coordenador de Monografias.
(D) Apenas pelo Orientador de cada Monografia.
(E) Não há avaliação/defesa de Monografias no
meu curso.
68 Nas aulas do seu curso de Economia, você
tem utilizado o laboratório de Informática?
(A) Sim, com bastante freqüência.
(B) Sim, embora com pouca freqüência.
(C) Sim, mas apenas raramente.
(D) Não são ministradas aulas com o auxílio do
laboratório de Informática.
(E) O curso não dispõe de laboratório de
Informática.
69 Na sua opinião, o que de melhor o currículo
do seu curso de Economia propicia ao aluno?
(A) Forte base teórica.
(B) Boa visão e discernimento do universo
econômico.
(C) Boa visão e discernimento da realidade
econômica brasileira.
Relatório-Síntese 2000 ANEXO Economia
141
(D) Cultura geral.
(E) Base técnico-profissional.
70 Como você analisa o projeto pedagógico do
seu curso de Economia?
(A) É bem estruturado e cumprido em todas as
suas orientações.
(B) É bem estruturado, mas não é cumprido.
(C) É mal estruturado.
(D) O curso não possui projeto pedagógico.
(E) Não conheço o projeto pedagógico do curso.
71 Como você avalia o currículo do seu curso?
(A) É bem integrado, havendo clara vinculação
entre as disciplinas.
(B) É relativamente integrado, já que as
disciplinas se vinculam apenas por blocos ou áreas
de conhecimento afins.
(C) É pouco integrado, já que poucas disciplinas
se interligam.
(D) Não apresenta integração alguma entre as
disciplinas.
(E) Não sei dizer.
72 Durante o seu curso de Economia, as
disciplinas trataram da realidade brasileira?
(A) Sim, a maior parte delas tratou da realidade
brasileira de maneira direta.
(B) Sim, a maior parte delas tratou da realidade
brasileira, embora de maneira indireta.
(C) Sim, mas apenas pequena parte delas tratou da
realidade brasileira.
(D) Não, nenhuma tratou da realidade brasileira.
(E) Não sei dizer.
73 Na sua opinião, dentre as relacionadas
abaixo, qual a principal contribuição da
maioria das disciplinas de seu curso?
(A) Desenvolver a capacidade de reflexão crítica.
(B) Criar a necessidade de reflexão científica.
(C) Gerar conhecimentos técnicos e teóricos necessários
no mercado de trabalho.
(D) Gerar conhecimentos técnicos e teóricos que
dão suporte a outras disciplinas.
(E) Não tenho opinião a respeito.
74 As atividades acadêmicas desenvolvidas
pelos alunos durante o curso têm relação com as
áreas de atuação dos professores?
(A) Sim, todas elas.
(B) Sim, a maior parte delas.
(C) Sim, porém apenas uma pequena parte delas.
(D) Não, nenhuma delas.
(E) Não sei responder.
75 O seu curso de Economia se propõe a
oferecer formação diferenciada ao aluno, em
relação aos outros cursos de Economia?
(A) Sim, com uma área de concentração bem
definida.
(B) Sim, com mais de uma área de concentração
bem definida.
(C) Sim, mas com área(s) de concentração pouco
definida(s).
(D) Não, o curso não se propõe a oferecer formação
diferenciada.
(E) Não sei dizer.
76 De um modo geral, como você conceitua o
seu curso de Economia?
(A) Excelente.
(B) Bom.
(C) Regular.
(D) Ruim.
(E) Não sei responder.
Quais as suas perspectivas
futuras?
77 Quanto ao exercício profissional, logo
após a conclusão deste curso, o que você
pretende fazer?
(A)Não pretendo trabalhar (nesse caso, passe para
a questão 79).
(B) Pretendo procurar emprego na área de
Economia.
(C) Já estou empregado(a) na área de Economia e
pretendo continuar na mesma atividade.
(D)Pretendo começar a trabalhar ou continuar
trabalhando em outra área (nesse caso, passe para
a questão 79).
(E) Pretendo abrir negócio próprio na área de
Economia.
78 Se você está trabalhando ou pretende
trabalhar como economista, qual a sua área
preferida de atuação?
(A) Empresa privada (ou negócio próprio).
(B) Setor público.
(C) Terceiro setor (ONGs, cooperativas, sindicatos,
movimentos sociais, etc.).
(D) Organizações internacionais.
(E) Área acadêmica.
79 Qual das opções abaixo melhor descreve
suas expectativas quanto ao curso que está
concluindo?
(A) É importante para a manutenção da minha
atividade profissional atual.
(B) É importante para promoções futuras na minha
atividade profissional atual.
(C) Abre novas perspectivas no mercado de
trabalho.
(D) Abre a perspectiva de trabalho independente.
(E) Possibilita a aquisição de cultura geral.
80 Como você considera o mercado de trabalho
atual para os egressos dos cursos de Economia?
(A) Está saturado.
(B) É limitado.
(C) Está momentaneamente reprimido.
(D) Encontra-se estabilizado.
(E) Está em expansão.
81 Quanto aos estudos no ensino regular, após
a conclusão deste curso, o que você pretende?
(A) Não fazer nenhum outro curso.
(B) Fazer outro curso de graduação.
(C) Fazer cursos de aperfeiçoamento e
especialização.
(D) Fazer curso de mestrado e doutorado na área
de Economia.
(E) Fazer curso de mestrado e doutorado em outra
área.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo