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AVALIAÇÃO DE CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO EM NOVE ESTADOS – 1997 – RELATÓRIO-SÍNTESE
A situação retratada no Quadro 2 repete-se, com pequenas variações,
em todos os nove estados. Em estados cujos sistemas de ensino têm maiores taxas de distorção
idade-série, há maior concentração de concluintes com 19 anos ou mais, como é o caso da
Bahia, de Pernambuco, Sergipe, do Rio Grande do Norte e de Rondônia. O Estado do Paraná,
embora esteja em situação semelhante aos demais, apresenta maiores contingentes de alunos
nas faixas etárias mais baixas.
Quanto ao estado civil, a grande maioria dos estudantes é solteira
(86,46%), sendo esta uma característica que abrange pelo menos 80% de todos os grupos.
A distribuição dos concluintes segundo o tipo de residência da família é
bastante homogênea, uma vez que os grupos diurno/noturno e acadêmico/profissionalizante não
diferem entre si. No total dos nove estados, cerca de 60% dos estudantes moram em residência
própria quitada, 18% em residência própria não quitada,12% em residência alugada e 4% em re-
sidência cedida.
A renda familiar mensal é uma informação, entre outras, que possibilita
a definição dos níveis socioeconômicos que caracterizam os concluintes do Ensino Médio e que,
em grande medida, afetam o trabalho desenvolvido pelas escolas. Da análise dos dados do con-
junto dos nove estados (Quadro 3) depreende-se, mais uma vez, a heterogeneidade da clientela
do Ensino Médio. Ou seja, a distribuição total dos concluintes por faixa de renda familiar mensal
revela um quadro heterogêneo, onde cada faixa de renda até R$ 1.200,00 aparece com pelo me-
nos um quinto dos alunos.
Quadro 3 – Distribuição porcentual de concluintes,
segundo a faixa de renda familiar mensal, o turno e o tipo
de curso
Observa-se, também, uma concentração de alunos das faixas de ren-
da mais altas (acima de R$ 1.201,00) nos cursos acadêmicos do turno diurno (36,4%) e que, por
outro lado, 66% dos alunos dos cursos profissionalizantes no turno noturno têm renda familiar
mensal de até R$ 720,00. A diferenciação entre os turnos diurno e noturno aparece em todos os
nove estados, em maior ou menor grau (Quadro 4). Em Sergipe, por exemplo, ela é bastante for-
te, uma vez que, no turno diurno, 20% dos alunos posicionaram-se na faixa de R$ 1.201,00 a R$
2.400,00, contra 54% dos alunos do noturno na faixa de até R$ 360,00.