Quadro 3 - Competências e Critérios para Análise da Redação do Enem 2002
Competências Critérios (Níveis)
I
Demonstrar domínio da
norma culta da língua
escrita
1. Demonstra conhecimento precário da norma culta: inadequação na escolha
da variedade lingüística, graves e freqüentes desvios gramaticais e
transgressões inaceitáveis das convenções da escrita.
2. Demonstra conhecimento razoável da norma culta: problemas na
escolha da variedade lingüistica; desvios gramaticais e transgressões
das convenções da escrita pouco aceitáveis nessa etapa de
escolaridade.
3. Demonstra bom domínio da norma culta (ainda que com pontuais
desvios gramaticais ou transgressões pontuais das convenções da
escrita).
4. Demonstra muito bom domínio da norma culta (ainda que com um ou
outro deslize relativo à norma gramatical ou às convenções da escrita).
II
Compreender a proposta
de redação e aplicar
conceitos das várias áreas
do conhecimento para
desenvolver o tema,
dentro dos limites
estruturais do texto
dissertativo-argumentativo
1. Desenvolve tangencialmente o tema em um texto que apresenta
características do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou
apresenta embrionariamente o tipo de texto dissertativo-argumentativo
(sem “fugir” do tema).
2. Desenvolve razoavelmente o tema, a partir de considerações próximas
do senso comum ou por meio de paráfrases dos textos-estímulo, e
domina precária/razoavelmente o tipo de texto dissertativo-
argumentativo.
3. Desenvolve bem o tema, mesmo apresentando argumentos
previsíveis, e domina bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo,
com indícios de autoria.
4. Desenvolve muito bem o tema, a partir de um projeto pessoal de texto
e de um repertório cultural produtivo; domina muito bem o tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
III
Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar
informações, fatos,
opiniões e argumentos em
defesa de um ponto de
vista
1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao
tema.
2. Apresenta informações, fatos e opiniões razoavelmente relacionados a
um embrião de projeto de texto e/ou limita-se a reproduzir os elementos
fornecidos pela proposta de redação.
3. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos, relacionando-os
ao seu projeto de texto.
4. Seleciona, interpreta e organiza informações, fatos, opiniões e
argumentos, estabelecendo uma relação produtiva entre essa seleção
e seu projeto de texto.
IV
Demonstrar conhecimento
dos mecanismos
lingüísticos necessários
para a construção da
argumentação
1. Articula precariamente as partes do texto.
2. Articula razoavelmente as partes do texto, apresentando problemas
freqüentes na utilização dos recursos coesivos.
3. Articula bem as partes do texto (ainda que apresente problemas
pontuais na utilização dos recursos coesivos).
4. Articula muito bem as partes do texto (ainda que apresente eventuais
deslizes na utilização de recursos coesivos).
V
Elaborar proposta de
intervenção para o
problema abordado,
demonstrando respeito
aos direitos humanos
1. Elabora proposta precariamente relacionada ao tema, respeitando os
direitos humanos.
2. Elabora proposta razoavelmente relacionada ao tema, mas não articulada
ao texto desenvolvido, respeitando os direitos humanos.
3. Elabora proposta bem relacionada ao tema, mas pouco articulada à
discussão desenvolvida no texto, respeitando os direitos humanos.
4. Elabora proposta bem relacionada ao tema e bem articulada à discussão
desenvolvida no texto, respeitando os direitos humanos.
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