Clésar Luiz Loch, Guilherme Silveira Correia
O trabalho tem se configurado como ocupação básica da humanidade há milênios,
sendo atualmente objeto de estudo de diversas áreas como economia, psicologia e sociologia.
Segundo Krawulski (1991), a ciência administrativa tem, ao longo de sua breve
existência, se esforçado em estudar e compreender a vida humana em sua forma organizada,
procurando conhecer sistematicamente o modo pelo qual o homem garante sua sobrevivência
e se relaciona com o trabalho.
Buscando as origens e significados da palavra, Krawulski (1991), encontra no grego
ergon, que significa ação, obra e coisa feita pelo exercício da ação. Já argein significando
lazer, e ponos significando pena e fadiga. Verifica-se, a existência de uma palavra para
fabricação, outra para esforço e uma terceira traduzindo ócio, em oposição a trabalho. No
latim, a autora encontra laborare com significado de trabalhar, laborar, executar e também
sofrer, padecer, estar doente, fatigar-se, sucumbir e opus referindo-se a obra, trabalho, mas
também à conotação de pena e riscos.
Em português a palavra trabalho se origina do latim tripalium. Tripalium era um
instrumento feito de três paus aguçados, no qual os agricultores batiam os cereais para
processá-los (ALBORNOZ, 2002, p.10). Entretanto, ainda para a autora, a maioria dos
dicionários registra tripalium apenas como instrumento de tortura. “A tripalium se liga o
verbo do latim vulgar tripaliare, que significa justamente torturar.”
Observa-se, assim, que a palavra trabalho remete a vários significados que levam à
idéia de atividade transformadora, mas que também remete a um significado de dor,
sofrimento e tortura.
Diversos autores, ao abordar o tema, enfatizam o fato de que também os animais, a seu
modo, realizam trabalho. Entretanto, o trabalho animal como o do castor ou da abelha, é
produto instintivo, enquanto o que caracteriza o trabalho humano é a adaptação a situações
imprevistas, bem como o fato de esse ser consciente e proposital, na medida em que o
resultado do processo existe previamente na imaginação do trabalhador (BRAVERMAN,
1987).
Segundo Marx (1983, p.149),
Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza, um processo
em que o homem, por sua própria ação, medeia, regula e controla seu metabolismo
com a Natureza. Ele mesmo se defronta com a matéria natural como uma força
Revista de Ciências da Administração – v.6, n.12, jul/dez 2004 3