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Antonio Luiz Marques
•
Renata Simões Guimarães e Borges
•
Ronara Dias Adorno
Revista de Ciências da Administração
•
v. 10, n. 20, p. 72-94, jan./abr. 2008
Autor Definição Ênfase
Druker, 1981 Avaliação qualitativa das condições
de vida incluindo atenção aos agentes
poluidores, barulho, estética, etc.
Responsabilidade social da empresa
nos movimentos sociais, culturais e
políticos.
Werther e
Davis, 1983
Esforços para melhorar a QVT
procurando tornar os cargos mais
produtivos e satisfatórios.
Valorização dos cargos mediante
análises organizacionais e
comportamentais.
Nadler e
Lawler, 1983
Maneira de pensar a respeito das
pessoas, participação na resolução de
problemas, enriquecimento do trabalho,
melhoria do ambiente.
Visão humanista no ambiente de
trabalho.
Berlanger,
1992
Proporcionar aos indivíduos melhores
condições de vida e cargos mais
satisfatórios para própria pessoa, com
reflexo na produtividade.
Condições de vida e cargos mais
satisfatórios.
Camacho,
1995
Classificação de programas: orientação
familiar, saúde, ambiente, contato e
convívio, evolução – desenvolvimento,
cultura e desligamento.
Foco motivacional: sobrevivência com
dignidade, segurança e participação,
auto-realização e perspectiva de futuro.
Dantas, 1996 Gerência pela qualidade total: GQT,
utilização de 5s, diagrama de causa e
feito e procedimentos da Qualidade
Total nos programas de saúde.
Foco: promoção da saúde: controle
do colesterol, da capacidade física e
aeróbica, de doenças coronárias.
Quadro 1 – Desenvolvimento do conceito de qualidade de vida no trabalho
Fonte: Adaptado de França (1996)
Em suma, os autores argumentam que existem situações de trabalho nas quais se deve
ir além do enriquecimento do cargo, mas enfatizam que a obtenção de altos níveis de QVT
pressupõe cargos bem projetados e a transposição das barreiras intervenientes, as quais
podem ser percebidas tanto no comportamento dos empregados e na ação dos sindicatos,
como nas resoluções da empresa, nos aspectos culturais e em mudanças tecnológicas.
Para superar essas barreiras, os autores sugerem comunicação eficiente da necessidade
de mudança e dos resultados esperados, assim como a participação no processo decisório
de gerentes-chave, dirigentes sindicais e empregados envolvidos. Constata-se que todos
os autores clássicos apresentados têm importantes contribuições para compreender o
contexto, o trabalho e as políticas de RH aplicadas aos professores.
No Brasil, o tema QVT continua despertando o interesse de diversos pesquisado-
res. O estudo de Marques e Moraes (2004), envolvendo estudantes de pós-graduação
da UFMG, indicou que os alunos com melhor percepção acerca de sua qualidade de