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Revista de Ciências da Administração • v. 12, n. 27, p. 232-260, maio/ago 2010
Tipos de Análise da Cultura Organizacional de Trompenaars (1994) Predominantes na Área de Controladoria em Empresas ...
sa do tipo Míssil Guiado (M), uma característica no quadrante Incubadora (I),
duas características no quadrante Familiar (F) e quatro características no
quadrante Torre Eiffel (T).
Utilizando-se de ferramentas de cálculo de área, advindas da geome-
tria, verificou-se que o polígono de vértices M=(6,6); I=(-1,1); F=(-2,-2) e
T=(4,-4) possui área de 42 unidades (u.a.). Desse total, 19,54 u.a. se locali-
zam no primeiro quadrante, ou seja, 46,5% em valores relativos. No segun-
do quadrante, que é o das empresas do tipo Incubadora, a área do polígono
é de apenas 1,53 u.a., o que equivale a 3,6% do total. No terceiro quadrante,
a presença do polígono é de 6 u.a., que representam 14,4%. Por último, o
quarto quadrante possui 14,93 u.a., o que representa 35,5% do total.
De forma simplificada, pode-se afirmar que a Empresa B pode ser ca-
racterizada como sendo 46,5% do tipo Míssil Guiado, 35,5% como Torre
Eiffel, 14,4% como Familiar e apenas 3,6% do tipo Incubadora.
Dessa maneira foram realizados os enquadramentos nos tipos culturais
em cada dimensão relacionada. Localizaram-se os pontos no plano cartesiano
no tipo cultural classificado a cada questão, constituindo-se assim os vértices da
figura. Em seguida, traçaram-se retas para possibilitar os cálculos das áreas e
assim determinar a porcentagem pertencente a cada tipo de cultura estudada.
Na dimensão Relação entre Empregados (D1), por exemplo, das qua-
tro questões elaboradas, a Empresa C teve duas questões que se enquadra-
ram no tipo de cultura familiar, duas no tipo de Torre Eiffel e uma no tipo de
cultura Incubadora. Nota-se neste caso, que em uma questão houve a classi-
ficação em dois tipos de culturas. Prosseguiu-se traçando os pontos no plano
cartesiano e as retas, constituindo-se a figura geométrica do triângulo, uma
vez que houve a pontuação em apenas três quadrantes (Incubadora, Famili-
ar e Torre Eiffel). Com as retas traçadas, procedeu-se ao cálculo das áreas e
da porcentagem de predominância em cada quadrante ou tipo cultural.
Na dimensão Atitude em Relação à Autoridade (D2), a Empresa A teve
duas questões enquadradas como Familiar, outras duas como Torre Eiffel,
uma em Míssil Guiado e uma em Incubadora. Neste caso, houve a pontua-
ção nos quatro quadrantes, constituindo-se assim a figura geométrica de um
polígono. Da mesma forma, calculou-se a área do polígono e verificou-se a
porcentagem de participação do total da área em cada quadrante. E assim
sucessivamente foram realizados os cálculos a cada dimensão e por empre-
sa. De modo geral e sucinto, os resultados obtidos podem ser verificados nas
tabelas constantes na descrição e análise dos dados.