17
pensar e aprender, favorecendo a interação com uma grande
quantidade de informações, que se apresentam de maneira atrativa,
por suas diferentes notações simbólicas (gráficas, lingüísticas,
sonoras, entre outros).
As informações, por sua vez podem ser apresentadas em
textos, mapas, imagens, gráficos, tabelas, símbolos, diagramação e
efeitos sonoros diversos; utilizada como fonte de conhecimento, onde
existem atualmente diversos softwares que oferecem informações
sobre assuntos variados em todas as áreas.
Uma maneira eficiente de utilização e acesso às informações
se faz por meio da internet – que pode ser definida como uma grande
rede de computadores interligados entre si, onde traz uma grande
biblioteca de assuntos variados, um repositório universal do
conhecimento; possibilita a problematização de situações por meio
da criação de soluções, estabelecimento de relações, hipóteses, entre
outras funções; favorece a aprendizagem cooperativa, pois permite a
interação e a colaboração entre alunos (da classe, de outras escolas
ou com outras pessoas), em virtude da possibilidade de compartilhar
dados pesquisados, conceitos, explicações formuladas, textos
produzidos; formulação de idéias, comparação de resultados e
reflexão sobre as tomadas de decisão, desenvolve também os
processos metacognitivos, na medida em que o instrumento permite