Sempre que possível deverá identificar as pessoas que
desfilarão como destaques na agremiação, suas posições nas
alegorias pesadas e localizações na armação do conjunto, da
mesma forma que outros elementos de destaque (ex: destaques de
chão, comissão de frente, casais de mestre sala e porta bandeiras,
diretores de alas). Outra observação importante que o componente
de harmonia deve a todo o momento procurar tomar consciência é
relativo às alegorias pesadas (carros alegóricos e tripés), suas
condições físicas de estrutura, dimensões, de composição
decorativa etc. Pois, conhecerá “a fundo” os cuidados necessários
com tais elementos, suas fragilidades, pontos onde poderá ocorrer
algum imprevisto, e principalmente suas localizações na armação e
alas anteriores e posteriores, assim na hora “H” tudo fica mais fácil.
4) A equipe de harmonia:
A equipe de harmonia deverá ser coordenada ou por um
diretor de harmonia, ou por uma comissão de harmonia, e seus
coordenadores de harmonia, nesta equipe estarão lotados todo o
pessoal que desempenhará os serviços de manutenção da
agremiação para que seja possível uma boa apresentação no
desfile de carnaval. Como exemplos desses profissionais temos;
- O pessoal responsável por alegorias pesadas.
- O pessoal responsável por destaques e suas fantasias*.
- O pessoal responsável por alas (coordenadores de alas **).
- O pessoal responsável por apoio a elementos específicos***
(casais de mestres salas e portas bandeiras, baianas, passistas,
comissão de frente, bateria e alas coreografadas).
A equipe de harmonia não compõe uma ala, pois não tem
função complementar ao enredo, o que não quer dizer que suas
vestes não possam estar inseridas no contexto proposto.
A quantidade de componentes de uma equipe de harmonia
não deve ser grande, pois dessa forma a coordenação se tornará
sempre mais difícil e complexa. Uma equipe bem treinada e
comprometida garante o sucesso da aplicação do projeto
estratégico. Geralmente, para coordenação de grandes massas
(ex: 2500 pessoas) serão suficientes 25 a 35 componentes de
harmonia, desde que estejam bem treinados, entrosados, e
familiarizados com o evento de desfile.
Não se pode admitir uma agremiação necessitar de uma
equipe de harmonia com 10% (ou mais) do número total de seus
componentes, ex: Uma agremiação com 2000 pessoas
necessitando de outras 200 para harmonizá-las. O ideal flutua entre
1% a 1.5% do número total de componentes para integrar a equipe
de harmonia de uma agremiação.
Importante: a) Os componentes da diretoria e velha guarda, não
fazem parte da equipe de harmonia, e durante o momento de
desfile da agremiação estarão sujeitos aos comandos da equipe de
harmonia, ou seja, de certa forma o cargo de diligência da
agremiação naquele momento passará para o diretor de harmonia
(ou comissão de harmonia).
b) Todas as condições técnicas exigidas pelo regulamento de
desfile deverão ser de pleno conhecimento por todos os
componentes da equipe de harmonia, bem como o enredo da
agremiação, assim cada componente terá maior confiança no
momento de armação e condução da agremiação durante o desfile.