2.1- CALENDÁRIO PARA A PESQUISA DE TENDÊNCIAS
Por volta dos anos 50 começa o surgimento da distribuição dos
primeiros centros comerciais em grande escala que contemplavam os templos
do consumo americano.
Françoise Vincente-Ricard foi a primeira profissional da moda que
fundou um escritó rio em Paris, em 1966, chamado Promostyl, que propôs um
cronograma de um calendário de moda para cada estação como apresenta em
seu livro As espirais da moda. Seguem abaixo sua metodologia com uma breve
explicação:
Com dois anos de
antecedência, é preciso
considerar as cores:
Com dois anos de
antecedência, é preciso
considerar os tecidos:
Com dois anos de
antecedência, é preciso
considerar as formas:
Os tecidos usados na
confecção industrial eram
sem vida, geralmente em
tons neutros de cinzento
gritantes. Assim, era preciso
“construir” um sistema de
evolução que fosse fácil de
aplicar, pondo de lado o
princípio de optar, ao acaso,
por determinada cor. A
apresentação conjunta de
toda uma gama de cores
requeria:
- a adoção de um
determinado número de
cores, sempre renovadas, a
cada estação;
- novos coloridos
considerados como
promoção, primeira estação;
- combinações de cores entre
si;
- criação de harmonias a
partir de cores frias e cores
quentes;
- a possibilidade de abrir mão
das cores mais clássicas ou
mais sutis, conforme o estilo
da empresa.
Para aprender e
apresentar um sistema de
combinações de cores que
atenda aos critérios bem
definidos das tendências da
O fato de os
consultores de moda se terem
tornado coordenadores de
moda teve de fato um
significado profundo: agora,
além de os conselhos dos
consultores serem aceitos e
pedidos, surge um verdadeiro
conceito de coordenação de
tendências.
A indigência e a
multiplicidade dos desenhos,
motivos e grafismos das
coleções de tecidos
obrigavam os representantes
a apresentar às confecções
mais repletas de amostras e a
lançar mão de argumentos
voltados para o passado e
para os hábitos dos clientes.
Assim, foi preciso
levar os industriais a
considerar processos de
reprodução em tecidos que
pudessem ser fabricados em
série, limitando
deliberadamente as cores, as
harmonias e os grafismos. Era
preciso também definir os
temas promocionais dentro de
determinadas tendências da
moda, a fim de que os
confeccionistas não se
confundissem em relação aos
Num período limitado
de tempo – dedicado duas
vezes por ano a criar coleção
deve-se tratar dos seguintes
assuntos:
- o plano da coleção: posição
de mercado, preço,
cronograma, definição de
estilo;
- pesquisa de formas para
uma linha geral, rústica ou
requintada;
- os materiais adaptados a
seu uso para a criação de
silhuetas estruturadas ou
vagas, adelgaçadas ou
românticas;
- seleção geral equilibrada,
mantendo-se o sentindo de
proporções e detalhes.
E com seis meses de
antecedência, são
apresentadas e vendidas no
mercado.