Desenvolvimento (ONU) denominado “Nosso Futuro Comum”, fica claro essa idéia.
A Câmara de Comércio Internacional (CCI), em 27 de novembro de 1990, definiu uma
série de princípios de gestão ambiental e estabeleceu o denominado Business Charter For
Sustainable Development que demonstra os dezesseis princípios que as organizações devem
buscar para alcançar o Desenvolvimento Sustentado. Os princípios são: prioridade
organizacional, gestão integrada, processo de melhoria, educação do pessoal, prioridade de
enfoque, produtos e serviços, orientação ao consumidor, equipamentos e operacionalização,
pesquisa, enfoque preventivo, fornecedores e subcontratados, plano de emergência,
transferência de tecnologia, contribuição ao esforço comum, transparência de atitude e
atendimento, e divulgação.
Existem muitas possibilidades por onde as organizações podem utilizar para começar a
praticar a questão ambiental, entre elas, pode-se citar o fato de verificar quais as variáveis
disponíveis pela empresa para saber qual é o patamar que a organização ocupa em relação ao
Desafio Ambiental.
Outro ponto que deve ser observado é a identificação das oportunidades como: entrada
em novos mercados, possibilidade de transformar produtos tradicionais em produtos
ambientavelmente amigáveis, assegurar a sobrevivência da empresa pela manutenção de uma
boa imagem ambiental, aumentar o desempenho dos fornecedores e colaboradores
estabelecendo novos objetivos para a proteção ambiental, a possibilidade de economizar
recursos, energia e custos. E as ameaças como: legislação ambiental mais intensa,
comprometimento da população e ONG´s de defesa do meio ambiente e elevação dos custos
influenciando a diminuição da lucratividade.
Os pontos fortes que devem ser colocados em prática são: produtos amigáveis ao meio
ambiente, processos produtivos que economizam recursos e não provocam riscos ao meio
ambiente, imagem corporativa em relação à causa ambiental, compromisso da gerencia e do
pessoal com a proteção ambiental, capacidade da área de P&D para as tecnologias e produtos
“limpos”. E os pontos fracos são: os produtos que não podem ser reciclados, embalagem,