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- Em todos os gráficos, percebemos a inclusão de alunos mais velhos em salas
regulares, apesar de predominarem nas quartas séries a faixa de alunos com 10 anos, nas
quintas com 11 anos, nas sextas com 12 anos, nas sétimas com 13 anos e nas oitavas com 14
anos, fechando o Segundo Ciclo do Ensino Fundamental.
- Nas quartas séries obtivemos um percentual de 90 % de alunos que aprovam as aulas
de Educação Física, nas quintas séries temos 100 % de alunos que a aprovam, nas sextas
séries temos 97,7 % de alunos que a aprovam, nas sétimas temos um resultado de 100 % e
nas oitavas 93 %. Percebemos que o grau de aceitação diminui ao aproximarmos do Ensino
Médio.
- Com relação aos materiais que mais gostam de usar, a bola ocupa em torno de 70%
da preferência em todas as séries analisadas.
- Todas as séries responderam que ocorrem brincadeiras variadas nas aulas de
Educação Física, sendo as que mais gostam: cordas e queimadas.
- A pergunta sobre a prática de desporto gerou dúvidas, pois os alunos de todas as
escolas pesquisadas perguntaram o que vem a ser desporto, alegando que desconheciam seu
conceito. Na faixa etária de 10 e 11 anos, quartas e quintas séries, os desportos estão sendo
introduzidos de forma recreativa e não competitiva. Nas faixas superiores, os professores
ensinam os fundamentos básicos, regras e regulamentos, jogos adaptados, jogos pré-
desportivos e competitivos entre os alunos da própria escola e em campeonatos em outras
escolas.
- Os alunos percebem outros aprendizados nas aulas de Educação Física, como
ginásticas, alongamentos, brincadeiras, relaxar e se divertir.
Através da questão sobre o aprendizado mútuo " Não se aprende sozinho, é importante
a participação da classe na construção da aula. Sendo assim, existe a necessidade de TODOS
os alunos participarem das aulas TODOS os dias, em TODAS as brincadeiras? Explique por
quê?", o pensamento das crianças com relação ao ensino mútuo e integração está presente na
dinâmica das aulas de todos os entrevistados.
CONCLUSÃO
A educação permite a aquisição de noções, desenvolvimento de capacidades,
habilidades, competências, formação de hábitos como atenção, observação, organização,
formação de atitudes (valorização, interesse e curiosidade). Porém, não deve visar apenas à
auto-realização do aluno e ao enfoque para o trabalho, mas as questões de cidadania, como
inserção social, aceitação consciente dos valores sociais: moral, ética, direitos, deveres, justiça
e valores referentes a ajustamento ao grupo, como cordialidade, cooperação e confiança.
De uma maneira geral, o que se observa na escola é que muitas crianças e adolescentes
apresentam diversos tipos de impedimentos relacionados à comunicação e expressão nas
linguagens escrita, oral, visual, auditiva (timidez, ausência de auto-confiança, entre outros);
desmotivação para o aprendizado, complementação ou aprofundamento de conteúdos;
problemas relacionados à articulação de idéias com começo, meio e fim; ausência da
percepção da interação dos conteúdos, quer sejam de capital cultural trazido de sua realidade,
quer sejam do conhecimento adquirido na escola; dificuldades de coordenação, equilíbrio,
flexibilidade, destreza, sincronização, caligrafia, orientação espaço-temporal, percepção de
lateralidade, além de estarem acima do peso esperado para sua faixa etária; por viverem