professores são capacitados, os funcionários são treinados, com instalações adequadas e querem
ver que a instituição onde estudam está entre as melhores.
“A principal tarefa do Marketing, na instituição educacional, é determinar as
necessidades, os desejos e interesses de seu público-alvo e transformar essas ansiedades
em serviços oferecidos, preservando, dessa maneira, seu aluno e captando novos,
começando tudo com um planejamento, que é o primeiro passo do Marketing.”
(COLOMBO et al. 2004, p. 68)
Muitas instituições educacionais não percebem que a necessidade de seus clientes se
modifica com o tempo, acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade. Uma instituição
que tinha como missão, por exemplo, promover uma educação cristã, já não atende o que pede o
mercado de trabalho e a formação para o cidadão. Nesse caso, a instituição poderia ter adequado
sua missão, para encontrar o equilíbrio em meio a competitividade.
No planejamento, para Colombo et al. (2004), são definidos os objetivos de mercado e
tomadas as decisões estratégicas, que incluem a análise de mercado, de concorrência, definição
dos cenários, avaliação dos riscos e oportunidades, seleção do mercado-alvo, decisões sobre
investimentos e orçamentos e dos meios de avaliação dos resultados das ações planejadas.
O planejamento precisa ser realista, e para definir as ações que trarão clientes e darão
lucro, as instituições utilizam o planejamento estratégico.
Através do planejamento estratégico de Marketing e da análise Swot, é possível analisar o
ambiente interno e o ambiente externo, identificando desta forma seus objetivos, capacidades e
oportunidades para que se encaixem da melhor maneira possível no ambiente competitivo, que
está em constante mudança. Para isso a missão da instituição, como já mencionado, é importante,
pois ela é o ponto de partida do negócio. Nela se baseará o planejamento da instituição.
A análise Swot consiste num modelo de avaliação da posição competitiva de uma
organização no mercado. Essa avaliação é creditada a Albert Humphrey, professor de
Stanford, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de
1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. Ela é efetuada
através do recurso a uma matriz de dois eixos (o eixo das variáveis internas e o eixo das