50
MARTINI, Mirella L., BORUCHOVITCH, Evely. Atribuições de causalidade: a
compreensão do sucesso e fracasso escolar por crianças brasileiras. Em E.
Boruchovitch & J.A. Bzuneck (Orgs.) A motivação do aluno. Contribuições da
psicologia contemporânea (pp.148-166). Petrópolis: Vozes, 2004.
MOYSES, Maria Aparecida Affonso; COLLARES, Cecília Azevedo Lima.
Inteligência Abstraída, Crianças Silenciadas: as Avaliações de Inteligência.
Psicol. USP , São Paulo, v. 8, n. 1, 1997 . Disponível em: <http://www.scielo.br/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100005&lng=pt&nrm=iso>.
Acesso em: 14 Fev 2008. doi: 10.1590/S0103-65641997000100005
NEVES, E. R. C; BORUCHOVITCH, E. A Motivação de Alunos no Contexto da
Progressão Continuada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n.1, p. 077-085,
2004.
REEVE, J.; DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-Determination Theory. A dialectical
framework for understand sociocultural influences on student motivation. In: D. M.
MCINERNEY & S. VAN ETTEN (Eds.) Big Theories Revisited. Connecticut: Age
Publishing, 2004.
REEVE, J. Self-Determination Theory applied to educational Settings. In: E. DECI
e R. RYAN (Eds.) Handbook of Self-Determination Theory. Rochester: The
University of Rochester Press, 2004
RYAN, R. M.; DECI, E. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic
motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1,
p. 68-78, 2000
SAMPAIO, Simaia. Um pouco da história da psicopedagogia. Fev. 2007.
Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?
entrID=422 Acessado em Jan. 2008.
SASS, Odair. Problemas da educação: o caso da psicopedagogia. Educ. Soc.,
dez. 2003, vol.24, no.85, p.1363-1373. ISSN 0101-7330. Acessado no dia:
30/01/2008.
VALLERAND, R.J., PELLETIER, L.G., BLAIS, M.R., BRIÈRE, N.M., SENÉCAL, C.
& VALLIÈRES, E.F.. The Academic Motivation Scale: a measure of intrinsic,
extrinsic, and amotivation in education, Educational and Psychological
Measurement v. 52, p.1003-1017, 1992.
VANSTEENKISTE, M., LENS, W., DECI, E. L. Intrinsic versus extrinsic goal
contents in Self-Determination Theory: Another look at the quality of academic
motivation. Educational Psychologist, v.40, n.1, p. 19-31, 2006.