209
CAMPOS, T. et al. (1995), Uma análise da construção do conceito de fração:
relatório de pesquisa. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
[19--]. Não publicada.
CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.
D’AMBRÓSIO, P. Conteúdo e metodologia na formação de professores. In
Fiorentini, D. & Nacarato, A.M. Cultural, formação e desenvolvimento profissional
de professores que ensinam matemática. P. 20-30.Ed Musa, São Paulo, 2005
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico descobrindo o pensamento
das crianças. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre, 2002.
ESCOLANO, R. GAIRIN, J.M. “Modelos de Medida para o Ensino do Número
Racional na Educação Primária “.Revista Iberoamericana de Educação
Matemática. Lisboa. 2005. Disponível em:
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ponte/
Acesso em: 12 agos. 2005.
KERSLAKE, D. Fractions: children’s strategies and errors: a report of the
strategies and errors in Secondary Mathematics Project. Windsor: NFER-Nelson,
1986.
KIEREN, T. E. Multiple views of multiplicative structures. In: HAREL, G.;
CONFREY, J. (eds.): The development of multiplicative reasoning in the learning
of Mathematics. New York: State University of New York Press. 1994. p. 389-400.
____________. Personal Knowledge of rational numbers: its intuitive and formal
development. In: J. HIEBERT, J.; BEHR, M. (eds.): Number concepts and
operations in the Middle Grades. New Jersey: Erlbaum, 1988. p. 162-80.
_______. Number and measurement: mathemathical, cognitive and instrucional
foundaments of rational number, Columbus, OHERIC/SMEA, p. 101-144, 1976.
LIMA, V.S. Mapeamento Cognitivo: Um estudo do conceito de frações em
estudantes de magistério e professores do primeiro grau (1ª a 4ª séries).
Dissertação de Mestrado, Grupo de pesquisa em Psicologia da Educação
Matemática (PSIEM), UNICAMP, 1996.