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A necessidade... de muitas coisas. Por que, veja bem é... eu mesmo, eu
ando muito nesses movimentos e eu vi a necessidade que eu tinha que
ajudar meu povo. Por que a gente precisa elaborar um documento, a
gente tem tanta dificuldade por isso à gente tem que estudar, pra elaborar
documentos do não índio, porque os dos índios eu tenho já, os que os
meus avós me ensinou e mostra e vou buscando até hoje, porque a cada
dia o conhecimento se renova né, ele nunca fica velho né, ele só aumenta
né. [...] A escola hoje, eu aprendi muita coisa que eu não aprendi há anos
atrás, mas não é tarde pra mim [...]
A estudante mostra um sentido de construção de escola diferente dos outros
estudantes, tendo em vista sua trajetória de vida, experiências e a militância na comunidade
indígena.
Mesmo fazendo o Ensino Médio Indígena da escola da Reserva, a estudante
optou em fazer o Curso de Formação de professores Guarani/Kaiowá:
Eu quis fazer porque é a busca de conhecimento, a busca de
conhecimento mais aprofundado que tem coisa que eu não sabia e que to
tentando buscar e que só através dela que eu vou ter acesso. Por quê?
Porque tem a pessoa que possa me ajudar, eu vou ter mais tempo pra
mim aprender a desenvolver meu trabalho dentro da aldeia, porque na
escola normal, assim do não índio eu não vou ter tempo e vou deixar
meu povo de lado e vou me dedicar só pra mim, e só pro meu
interesse. Então eu tive que deixar meu povo de lado... agora no Ára
Verá não, o Ára Verá abre esse espaço. No mês em que não estou em sala
de aula, eu estou na comunidade buscando conhecimento e esse lá a
gente vamo explorar dentro da sala de aula.
[...] é... hoje nós não podemos deixar pra estudar só o nosso. Mas os dois
tem que andar junto, o do não índio e do índio, eles tem que andar
junto, porque hoje não tem mais como. A gente não pode deixar uma,
não isso aqui é mais importante e isso aqui é prioridade. Então a gente
tem que levar os dois juntos, o conhecimento anda junto numa forma
diferente da interpretação. Cada um interpreta na sua realidade. Por
exemplo o do não índio... eu preciso saber o do não índio e do índio
também, então pra mim ter uma base, pra mim levar e poder ajudar meu
povo a caminhar e levar.
Nós temos várias lideranças, caciques que eles, eles tem um
conhecimento enorme, mas na hora de relatar no papel... essa é a
estratégia hoje, o que nós devemos aprender, a estratégia hoje é nós
temos que levar tanto... nós aprendemos a usar o papel, então nós temos
aprender a brigar através do papel também. Não só da força física, mas
que a luta tem que ser pelo papel mesmo. Então a gente tem muita
dificuldade. E no Ára Verá eles ensinam de uma forma indígena, não de
uma forma do não índio. Então lá que eu busquei é... interpretação de
texto, um pouquinho de diferente na realidade do índio, no Àra Verá,
agora na escola do não índio, então você coloca os dois juntos ai você tira
uma conclusão que eles andam junto, é igual, só que de uma forma
diferente.