152
CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: Ocupação ou profissão. In: LEFFA,
V. J. O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT. Editora da
Universidade Católica de Pelotas, 2001, p.21-39.
CARTAGENA, J. Language Learning Diaries in EFL Classrooms. Research news. The
Newsletter of the IATEFL Research SIG, n.5, p.6-10, Nov. 1994.
CHAPELLE, C. A. CALL in the year 2000: still in search of research paradigms?
Language Learning e technology. I(1). Disponível em
www.polyglot.sal.msu,edulllt.vol1num1lchapelledefault acesso em 24 de Janeiro de
1999. In: LAMY, M. N. GOODFELLOW, R. "Reflective Conversation". The Virtual
Language Classroom. Language Learning & Technology. v.2, n. 2, p.43-61, January,
1999.
CHOMSKY, N. For reasons of state. Bangay, Suffolk. Fontana, 1973. In: LLOBERA,
M. (Trad.) Competencia comunicativa. Documentos básicos en la enseñanza de lenguas
extranjeras. Madrid: Edelsa Grupo Didascalia, 1995.
CONSOLO, D. A. Crenças de alunos e professores (inter)agindo na aprendizagem de
uma língua estrangeira. Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, v.29, p.21-36,
jan/jun. 1997.
CONTRERAS, D. J. El pensamiento o el conocimiento del profesor? Una crítica a los
postulados de las investigaciones sobre el pensamiento del profesor y sus implicaciones
para la formación del profesorado. Revista de Educación. v.277, mai/ago. 1985. In:
TEBEROSKY, A. CARDOSO, B. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita.
3.ed. São Paulo: Trajetória Cultural, 1990.
CORACINI, M. J. R. F. As experiências anteriores e a questão da interação em aula de
leitura de língua estrangeira. Revista Letras, Universidade Federal de Santa Maria,
Centro de Artes e Letras, Curso de Letras, v.4, p.41-58, jul/dez, 1992.
DALACORTE, M. C. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de
inglês. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
DAVIS, K. A. Qualitative Theory and Methods in Applied Linguistics Research.
TESOL Quarterly, v.9, n.3, autumn, p.427-453, 1995.
DENNET’S D. The intentional Stance. Cambridge. Massachusetts. MIT, 1987. Apud:
GASS, S. M. MACKEY, A. Stimulated Recall Methodology in Second Language
Research. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2000.
DENSCOMBE, M. Classroom Control. A sociological Perspective. London: George
Allen & Unwin Publishers, 1985.
DEWEY, J. Democracy and Education, 1916. Disponível em
<http://
www.columbia.edu/publications/johndewey> acesso em 04 de fevereiro de 2003.
___________. How we think. Lexington: D. C. Heath. 1933. In: SCHÖN, D. The
reflective Practitioner. New York: Basic Books, 1983.