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Respiração abdominal e intercostal/ aquecimento vocal de técnica vocal: Fry (exercício de
extensão vocal para o grave) e falsete (registro de cabeça agudo)
Vogais /sonorização com movimento de braços (Bonnie B. Cohen) - U, O, A, E e I. Inicia
pela vogal “U”, que aumenta a ressonância bucal, abaixando a laringe e termina com a vogal
“I”, que permite a projeção da voz.
Voz salmodeada: Hum – Mô – ô / hum – muá – á (trabalha melodia, inflexão vocal,
articulação, controla a saída do ar)
Vocalizes – si – i – ô – i - ô – i -á (com intervalos de terça) – dó-mi-sol-mi-sol-mi-dó
(emissões em escala do grave para o agudo)
Ostinato: repetição de célula rítmica ou melodia, enquanto que outra parte do grupo faz outra
melodia derivada da primeira.
Aquecimento em pé, com seqüências de balanços, com movimentos de ombros, braços e
arcos de coluna para frente, trás e lados (expansão e recolhimento). Sons que acompanharam
os movimentos: SSSS, CCHHH (sons fricativos que trabalham o diafragma, pois não vibram
as cordas vocais), HUUUMM (ressonância comum que evita o som gutural – de garganta)
Jogos sonoros e criativos: Apresentação de cada um (nomes com gestos); Apresentação dos
nomes com gestos + sons orgânicos; sonorização do movimento; conversas em língua
inventada; arranjo com timbres orgânicos (Escravos de Jó e Hey ya na na); sons tribais/
massagens sonoras; Composições individuais a partir das memórias do corpo e da história do
nome; jogo de contraste falado e cantado (do sussurro ao grito – do pianíssimo ao
fortíssimo).
Variações de dinâmica nas canções xamânicas/DPU: gradações dinâmicas - da mais fraca
para a mais intensa (do suave (piano) à plena voz (forte)
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Relação do som com os chacras (ANDREWS, 1996) - mover as partes do corpo e massageá-
las, solfejando as notas musicais emitindo o som das vogais.
Improvisação de seqüência com as vogais e movimento de verticalização (subida a partir do
chão) -
níveis 0,1,2,3
Ritmo- Dalcroze- 8,8, 4,4,2,2,1,1,1,1 e acentuação em tempos diferentes 1,2,3,4
Fundamentos de Bartenieff (In FERNANDES 2002): ex 1. deitados na posição do “Xis” até
rolar e ficar sobre os joelhos (irradiação central e metade do corpo). Ex 2. deitados no chão
com movimentos homólogos de elevação da coxa com sons, transferência frontal da pélvis,
conexão cabeça-cauda, e vibração de bacia, pernas e braços, até chegar na seqüência de
balanço com meio rolamento para trás e na volta alongamento na posição sentada, com o
acompanhamento do som das 5 vogais. Balanço para trás e para frente, agachando e
chegando na posição vertical de pé.
Harmonia Espacial (Laban, por Ciane Fernandes) – tetraedro, cubo, icosaedro
Respiração Bartenieff em duplas com as vogais e Movimento Genuíno ( por Andréia Reis)
Técnica de chão de Pilates (por Iêda Dias)
Integração duplas – massagem por contato, pelo peso, pelo rolamento de um corpo sobre o
outro
Ações corporais básicas/ ações de expressividade (flutuar, socar, deslizar, açoitar, pontuar,
torcer, espanar, pressionar)/ fatores (Peso, Foco, Tempo e Fluência) e dinâmicas de
movimento/gestos e deslocamentos
Improvisação: caminhos retos e redondos, movimentos circulares e angulosos Investigação e
composição com movimentos retos e redondos.
Danças-corais - criadas a partir das investigações nos planos espaciais, das direções, dos
cânticos e danças de roda (DPU e DCS).
Micro-rituais: talking stick, purificação com a sálvia, queima das cartas pessoais.
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As convenções de intensidade são: ppp – molto pianíssimo, pp - pianissimo, p - piano, fp - mezzo-forte, f -
forte, ff - fortissimo, fff -molto fortíssimo.