160
Hoje, em dia, é por minuto, então, ela já é limitada essa brincadeira. Nessa brincadeira
as crianças vivenc
iam força, coordenação, atenção, agilidade, flexibilidade. Há uma
eu falei com os pais, da importância, que através desses
rofessores para fazerem uma exposição dos
ra o dia de culminância.
A amostra do trabalho que eles iam brincar com O material que eles mesmo
de pétis, jornal, eles usaram cordas, eles usaram também madeira.
Então, foi um trabalho assim direcionado pelos professores, mais os alunos, que
por
da Polícia Militar,
ividida por oficinas, em cada oficina foi desenvolvida uma brincadeira, como a
e novo). Começaram às 7 horas e foi até umas
10:30h devido o sol estar muito quente, e as crianças já estarem cansadas de brincar.
interação muito grande entre os grupos, mesmo havendo restrições.
Também, a brincadeira do elástico, que as meninas utilizam muito, através dessa
brincadeira, desenvolvem força de perna, atenção, o trabalho em trios, quem vai
coordenar o elástico, quem vai bombear, que trás benefício não só, bom pra saúde,
mas para o saber da criança, quantidade, atenção, e uma brincadeira muito dinâmica.
Com todas essas atividades desenvolvidas na escola, eu apresentei pra diretora, um
projeto, cujo tema era jogos(brinquedos) alternativos, depois foram trabalhados esses
jogos. Então, no primeiro momento, eu falei com a diretora que achou válida a idéia,
depois fui reunir com os professores, pra saber da idéia deles, se eles aprovaram, e de
fato aprovaram por unanimidade.
No segundo momento, depois
brinquedos eles, os alunos, iam desenvolver várias habilidades, dependendo da faixa
etária de cada um, lês aceitaram, onde fizemos até convites para os pais, pra que eles
comparecessem pra ajudar.
Pra eles verem as dificuldades dos professores, e as próprias crianças, com os
professores e alguns pais, confeccionaram os brinquedos.
No terceiro momento, pedi para os p
brinquedos para a comunidade virem a escola e ver o material(didático) confeccionado
e esse material, servirá pa
confeccionaram. O material confeccionado foi, pra que eles pudessem até, trabalhar
outras disciplinas como Matemática, Ciências, etc. Para a exposição dos trabalhos,
convidamos as autoridades, onde esse material que eles confeccionaram, forma
usados garrafas
confeccionaram. O professor só estava lá pra dar sustentação, e orientar o trabalho que
foi dirigido pelas crianças. Na culminância desse trabalho, tivemos a presença do
professor Inácio, o professor Bosco, todos os professores dos três turnos, as crianças
dos turnos matutino e vespertino.
Nesse momento, nós percebemos que as crianças, eles brincaram sem nenhuma
repreensão, sem um momento de estarem sendo cobrados na área que trabalhar,
que essa culminância foi feita na rua. Pra que isso acontecesse, nós pedimos a
autorização da SEMED, da Prefeitura de Maués, pedimos o apoio
pedimos o apoio das autoridades competentes, para que viabilizasse a interdição da
rua que é muito transitável, fica em frente do Presídio de Maués, de muito acesso,
foram colocados os cavaletes, houve a participação de todos os professores.
Essa atividade foi desenvolvida numa sexta-feira, na parte da manhã, onde houve a
participação de todos os professores e os alunos do turno vespertino
A rua foi d
corrida de perna de pau, os jogos de boliche, o vai e vem, a queimada, cabo de guerra,
tiro ao alvo, pular corda confeccionada com jornal, o jogo de (futebol) de prego onde a
criança desenvolve muita coordenação, muita atenção.
Nessa culminância dos brinquedos alternativos, foi envolvido os dois turnos tanto
matutino como vespertino(repetiu d