8
SUMÁRIO
PRÓLOGO ....................................................................................................................................... 12
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................................. 16
2 O CENÁRIO E O ESPAÇO DO PROBLEMA ........................................................................... 22
2.1 Formação docente na educação a distância .............................................................................. 28
2.2 Aprendizagem e formação ......................................................................................................... 30
2.3 Avaliação e Intersubjetividade na formação continuada de professores na EAD ................. 33
2.4 Formação, estágio e supervisão: revisão teórica ...................................................................... 36
2.5 Formação continuada de professores, supervisão e avaliação de estágio mediados em
ambientes virtuais de aprendizagem ....................................................................................... 46
3 PRÁTICA EDUCATIVA: MODELOS DE AÇÃO E INTERSUBJETIVIDADE ................... 52
3.1 Avaliação e intersubjetividade relacionados ao modelo de ação com base na interação ...... 52
3.2 Contexto histórico e o pensamento de Alfred Schütz ..... 56
3.3 A Dinâmica intersubjetiva no contexto educacional ................................................................. 61
3.4 O estágio para quem já é professor: a crise da routine nessa pesquisa ................................... 63
3.5 A mediação e o abandono do comportamento natural e espontâneo da rotina: categorias de
análise ........................................................................................................................................ 66
4 AVALIAÇÃO EM IDADE ADULTA ......................................................................................... 76
4.1 Avaliação e EAD: questões de interação ................................................................................... 76
4.2 Avaliação em idade adulta: vetores da aprendizagem e do agir profissional ........................ 79
4.3 Avaliação: uma revisão do modelo classificatório ao modelo por competência ..................... 85
4.3.1 Conceituando autoavaliação ...................................................................................................... 88
4.3.2 O contexto da metacognição ...................................................................................................... 89
4.3.3 Contexto da avaliação por competências ................................................................................... 91
4.3.4 Avaliação com base em competências no contexto educacional ............................................... 93
5 A PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO
ESTÁGIO E O DESENHO DO ESTUDO ................................................................................ 101
5.1 Estrutura curricular ........................................................................................................ 103
5.2 Estrutura do estágio ......................................................................................................... 104
5.2.1 Concepções de estágio ............................................................................................................. 104
5.2.2 Campo de estágio .................................................................................................................... 104
5.2.3 Etapas de estágio ..................................................................................................................... 105
5.2.4 Estrutura da orientação de estágio ........................................................................................... 106
5.3 A proposta de avaliação no estágio de professores profissioais: metodologia e
pressupostos ........................................................................................................................... 106
5.3.1 O balanço de competências como método da avaliação .......................................................... 108
5.3.2 Pressupostos da avaliação ...................................................................................................... 109
5.3.2.1 Escritas autobiográficas ........................................................................................................ 109
5.3.2.2 Escritas do diário, do portfólio e da autoavaliação ............................................................... 110
5.3.2.3 Mediação e intersubjetividade como construção dos processos reflexivo ............................ 113
5.3.2.4 Modelo de ação: escritas antes da Ação, Durante a ação, Depois da Ação ........................... 113
5.3.2.5 Ambiente virtual de aprendizagem como espaço de autoria e de relações ............................ 113
5.4 O Estudo ................................................................................................................................... 115
5.5 Desenho do estudo .................................................................................................................... 116
5.5.1 Sujeitos .................................................................................................................................... 118
5.5.2 Descrição do desenho aplicado em ambos os estágios ............................................................ 118
5.5.3 Encontros presenciais .............................................................................................................. 119
5.5.4 Orientação e acompanhamento a distância .............................................................................. 119
5.5.5 Visitas in loco .......................................................................................................................... 120