44
Quadro 7: Informação aos pais sobre o portfólio.
Fonte: A autora (2009).
Ensino Fundamental
Portfólio
Vide Bula
O Portfólio é uma estratégia, um diário
de aprendizagem, uma amostra do
processo acadêmico. Comporta uma
coletanea de documentos que,
seguindo uma lógica reflexiva, visa
acompanhar a conquista de
competências, atitudes e
conhecimentos.
COMPOSIÇÃO
A montagem de um Portfólio sempre
envolve um conceito. Particularmente,
em nossa escola, sua organização
distribuiu as Áreas de Conhecimento
segundo os princípios filosóficos do
Sistema Montessori, como descrito em
suas páginas iniciais.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
A pasta catálogo foi dividida por Áreas,
e cada Área em 3 Trimestres. Desta
forma, ao longo do ano, os trabalhos
serão organizados cumulativamente
por meses de realização.
MODO DE AÇÃO
Através do Portfolio, Estudantes,
Famílias e Escola têm a chance de
observar uma linha de evolução e
crescimento cognitivo: Como estava
no 1º Trimestre? O quanto evoluiu em
relação às suas possibilidades?
Conseguiu acom-panhar as atividades
propostas para sua Etapa de Desen-
volvimento?
É objetivo do Portfólio responder a
essas e outras perguntas.
PRECAUÇÕES
Em se tratando de uma Linha
Evolutiva, nenhum documento pode
ser retirado da pasta, sob pena de
comprometer a fidedignidade das
informações. Após a análise da
Família, o Portfólio deve retornar à
Escola para que o estudante possa dar
continuidade ao processo.
POSOLOGIA
Esta forma de documentação permite
ao estudante perceber seu progresso,
tomar consciência das atividades em
que está envolvido e dos avanços
conquistados.
Assim, ao analisar o Portfólio
observe:
Capacidade de pesquisa e
organização da informação pelo
estudante.
Qualidade, clareza e objetividade
da linguagem utilizada.
Para facilitar o diálogo com o
estudante diante de cada produção
selecionada, sugerimos perguntas
como:
Este trabalho foi realizado
individualmente ou em grupo?
Envolveu 1 dia ou vários dias?
Na revisão houve necessidade de
modificações? Se sim, quais?
Considerou-o fácil ou pensa que
precisa estudar mais esse
assunto?
INTERAÇÕES AVALIATIVAS
O Portfólio é uma modalidade de
avaliação que vem do campo da
Arte e sua utilização como recurso
de Avaliação baseia-se na idéia da
natureza evolutiva do processo de
aprendizagem, onde o
acompanhamento e o registro são
sua base.
Oferece, por fim, uma
oportunidade para refletir sobre o
progresso dos estudantes em sua
compreensão da realidade, pois o
registro constante dos avanços e
das dificuldades encontradas no
desenrolar das atividades
proporcionará indícios, pistas, para
a continuidade do trabalho,
indicando o que deve ser mantido,
modificado ou complementado.
Isso permite aos professores
aproximar-se do trabalho dos
estudantes não de uma maneira
pontual e isolada como acontece
com provas e exames, mas, sim,
no contexto do ensino e como uma
atividade complexa, baseada em
elementos e momentos de
aprendizagem que se encontram,
ao mesmo tempo, individualizados
e interrelacionados.