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APÊNDICE D: Transcrição das Entrevistas com as Professoras
P02 –
Qual a importância que você dá para o movimento?
“Como eu trabalho com a Educação Infantil o movimento pra mim é imprescindível. A gente até fazer
um trabalho já de início de alfabetização, com histórias variadas, mas o movimento é o que não pode
faltar, até pela proposta da Educação Infantil e ele pela necessidade de movimento.”
Quais os espaços disponíveis para o desenvolvimento das atividades de movimento?
“A escola é nova recém formada, mas não tem espaço externo nenhum para se trabalhar, tem uma
tentativa de parque, de brinquedos recreativos, mas é cimentado, os brinquedos são altos, nem lá
não dá muito pra se utilizar, por que é risco, até a altura que se colocaram os brinquedos para as
crianças da gente fica complicado. Então já compromete. E dentro da escola a gente tem uma sala
que é a brinquedoteca, que é onde geralmente a gente realiza algumas coisas, por que não tem
móveis, uma sala livre, então tem um espaço ai, para estar fazendo...é tudo limitado né. Assim,
grandes deslocamentos fica difícil, mas as outras coisas a gente dá pra se virar. Tem alguns
materiais, tem bastão, bambolê, tem bola. Então a gente vai utilizando esses materiais”.
Quais as atividades de grandes movimentos que você utiliza?
“Eu faço periodicamente percursos que tenham o pular, dar cambalhota, de correr, de passar em
túnel”. Assim... não são nada ...são espaços de um para outro que rapinho que se chega. A gente
tenta fazer isso e ai fica mesmo a questão das brincadeiras, do que dá mesmo para fazer isso, por
exemplo corre cotia, mãe da rua. Mas precisar ... futebol, queimada já não dá. Tem brinquedos no
chão em toda volta dela, mas...
Quais tipos de movimentos?
“Aqueles que contemplam os movimentos mais amplos, pular, saltar, coordenação global, correr,
pular, agachar, se deslocar, passar a bola para o outro na força correta na velocidade correta.”
Quanto tempo de atividades? Faixa etária e números de alunos?
“No máximo meia hora, 5 anos e 30 crianças”
Você percebeu que quando a criança melhora o movimento a criança melhora também no
rendimento escolar? Como você percebe isso?
“A gente observa...é uma coisa a longa prazo, para o segundo semestre, é mais certo que a gente
observa o avanço dele, mas eles ficam tumultuados um pouco, se tivesse uma organização, ou
ficasse realmente em cima, eles se empolgam, atenção deles melhora, a concentração nas
atividades. Em alguns casos, sem ter passado pela primeira fase, a gente vê a melhora deles,
inclusive as atividades de movimento”
Falar sobre a contribuição do módulo A Linguagem do Corpo em sua formação.
“Com certeza, foi o período da minha vida que eu mais realmente fiz atividades, como exigência e
também porque você tem mais idéias, mais sugestões , você sai daquela mesmice. Eles pediam:
quando que a gente vai para estar fazendo, até o próprio bem estar durante a aula ficava melhor” –
em relação aos dias quando a crianças brincavam..”.
Como você idealiza as atividades do movimento na Educação Infantil?
“A gente sempre pensa em recursos, a gente tem... quando se tem carência de por exemplo, de
colchonete, de bastão, uma bola...aí você percebe que fica mais complicado, embora com o
movimento não precisa de material nenhum. Eu gostaria de ter um espaço amplo, tipo um quadra ou
mesmo um gramado mesmo, plano e linear. Assim algo semelhante a uma quadra ou coisa assim.
Não foi planejada a escola com essa intenção de ter um espaço, tanto que os próprios brinquedos,
que são chamados recreativos pra que se amplie algumas habilidades motoras também, tipo trepa-
trepa tem a sua utilidade, enfim, nem isso foi pensado, por que o espaço que foi improvisado
colocado foi como se tentasse improvisar, de ultima hora por que não tinham pensado nisso. Mas eu
gostaria de espaço. Realmente. A gente passa naquela sala, foi a contribuição do módulo a gente
ficava presa ao fato de que como vou fazer isso se eu não tenho onde. E agora, se vê que precisa do
espaço adequado. Daí empurra as mesas num canto e usa a própria sala de aula por exemplo.