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à mente quando cada uma daquelas fossem mencionadas. Foi pedido também que
apontassem para cada palavra indutora a de maior importância, de forma colocar o
número 1 para a mais importante e o número 2 para a de segunda importância e assim
sucessivamente. Também foi aplicado um questionário sendo que na primeira parte
constavam perguntas que possibilitavam definir o perfil do respondente e na segunda 20
perguntas abertas e fechadas relacionadas à sua futura profissão.
As palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC (VÉRGES, 1994)
que identifica os possíveis elementos do núcleo central considerando a freqüência (F) e
a ordem média de evocação (OME). Os resultados gerados foram gravados em CD-
ROM onde constava uma planilha com a relação dos 2789 sujeitos, as palavras
evocadas, o gráfico com os resultados dos possíveis elementos que compunham o
núcleo central, o relatório completo do rangmot
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e o resultado do rangfreq
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.
No Núcleo Central da representação social de professor encontram-se os
elementos amigo, competência, dedicação, exemplo, importante, inteligente,
responsabilidade, sabedoria, aluno, aula, companheiro, profissão, profissional, trabalho,
criança, educação, educador, ensinar, mediador, mestre e orientador; de aluno, os
elementos atenção, compreensão, dedicação, paciência, amigo, inteligente, pessoa,
professor, aprender, aprendizagem, ensinar, estudo, bagunça, criança, disciplina e
escola; de dar aula encontram-se os elementos atenção, dedicação, importante, prazer,
responsabilidade, sala, transmitir, aluno, criança, aprender, educação, educar, ensinar,
ensino e professor.
Após o estudo desses resultados, verificou-se que dentre os 2789 alunos que
participaram da primeira etapa, 300 estudavam em universidades localizadas no Rio de
Janeiro, sendo que desses, 281 cursavam graduação em Pedagogia. Desses ainda, foi
possível localizar 51 alunos que estavam lotados em universidade da Baixada
Fluminense, na qual desempenho a função de docente. Surgem daí o objeto (dar aula) e
os sujeitos (51 alunos) da minha pesquisa.
Assim sendo, preparei uma planilha com o resultado do teste de associação livre
aplicado: as palavras evocadas por ordem de evocação dos 51 alunos, respeitando a
mesma numeração recebida quando faziam parte do grupo maior quando compunham
os 281 alunos, para melhor identificação desses sujeitos. Nesse momento não foi
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Relação das palavras evocadas, em ordem alfabética, com o quantitativo por ordem de evocação; com a
distribuição total das freqüências das palavras evocadas e o total de palavras evocadas diferentes.
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Resultados dos quatro eixos ortogonais com os elementos que compõem o núcleo central, a primeira
periferia, elementos de contrastes e elementos periféricos propriamente ditos.