80
Os participantes denotam a importância de rever a abordagem ao recurso humano,
valorizar o usuário interno. Para os sujeitos, uma pequena ação faz toda a diferença. Há o
desejo de ser reconhecido e compreendido. Eles criam certos tipos de expectativas, cujas
consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. Há necessidade de conversar
e ser percebido como peça importante da equipe.
A necessidade de ser valorizado, de se sentir importante é inerente ao ser humano
permanentemente. É uma característica que distingue o ser humano dos demais. O desejo
de ser reconhecido, de ser valorizado é extremamente poderoso. E quanto mais você fizer
alguém se sentir importante, mais positiva será a atitude da pessoa em relação a você
(FREEMANTLE, 2008).
Eles humanizam o lado do paciente, humanizam o lado do
acompanhante, mas esquecem de humanizar o nosso lado, o lado do profissional.
Nem todo o profissional trabalha erradamente, acho que a pessoa tem que
trabalhar esse lado. (A-4)
É o reconhecimento, o elogio, uma florzinha nos dias da mãe, um
lembrete de aniversariante do mês, um elogio, assim, do funcionário do mês.
Entendeu? Isso tudo é importantíssimo, entendeu? A instituição, ela tem que
abrir mãos de certas coisas, porque o funcionário dela é o mais importante. (E-10)
[...] eu queria conversar, eu queria ser ouvida. Às vezes eu também
tenho demandas. Eu queria ser ouvida e não repreendida sempre. Eu quero um
olho no olho, e sabe... um aperto de mãos, um tapinha nas costas. Nós somos
uma equipe, eu não trabalho sozinha, eu quero passar o que a minha chefia falou
para mim, para o meu auxiliar. Ele merece ouvir isso e ser valorizado como
pessoa. (E-12)
Acho que a gente tem que partir daquele princípio de... é humanização,
que parte de dentro para fora e não de fora para dentro. Porque as vezes ouvem
muito os usuários falam e se escuta muito menos o profissional. Então isso acaba
danificando o processo. Para melhorar, deveria ser ouvir mais os da casa, dar
mais valor os de dentro. (A-9)
[...] o elogio é um estímulo do nosso trabalho diário. Seria bom se
houvesse um retorno tanto da ouvidoria quanto da chefia. Porque, querendo ou
não, a gente sabendo que está trabalhando bem, se está fazendo as coisas certas,
então estimula mais a gente trabalhar. Não é monetário, não é o financeiro, mas é
um estímulo profissional. E4
As pessoas é que fazem a empresa ter sucesso ou não. Então, se você
trabalhar com um funcionário insatisfeito, você provavelmente vai ter seu cliente
principal, seu cliente alvo, vai ser insatisfeito também. Então, assim, o mais
importante, a primeira coisa é os critérios pessoais, que é você trabalhar com as
pessoas de trabalho. (E-10)
Observa-se que os funcionários querem vislumbrar perspectivas de
desenvolvimento e crescimento profissional. Esperam qualidade de vida no dia a dia do
trabalho, além de buscarem mais sentido naquilo que fazem dentro das organizações, com