Durante a escolha dos livros a professora dirige-se às crianças ou
para dizer sit down, ou para oferecer água – people, do you want to
drink some water?, ou para perguntar qual livro a criança escolheu
para levar – R., which one?, which one would you like?, ou para
orientá-los a por a sacola na mochila – put in your backpack.
(anotações de diário, Escola B,11.06.2010)
T:
20
we are going to do- let me see: ((começa a contar o número de
bonecos que possui para o jogo)) one, two, three, four groups... four
groups… let’s see one, two, three ((ela conta quantos alunos há na
sala)) twenty ok four groups
Ss: twenty ((alguns falam surpresos))
T: one, two, three, four, five ((contando alguns alunos da roda)) here
you are a group make a circle
((Ela repete a mesma contagem para formar os outros três grupos. A
professora, após a divisão dos grupos e a organização do material
necessário, retoma as regras do jogo.))
T: ok… listen to me… pay attention here now… remember… oh…
here we have the shark… here we have group one ((apontando para
o grupo que está mais a frente da turma e colocando um boneco na
lousa que representará este grupo)) group two is R’s group ((coloca
outro boneco na lousa)) ok group two?... group three is RO’s group
((coloca outro boneco na lousa)) group four is G’s group ok? ((coloca
outro boneco na lousa)).
((A professora checa se toda a turma entendeu a que grupo
pertence))
T: raise your hands group one… group two… group three… group
four… very good. (anotações de diário, Escola D, 21.06.2010)
A professora avisa que farão uma atividade e da as instruções
T:
21
number one cut. number two build a dinosaur. number three glue.
number four color
N: number five?
T: play
N: number six?
T: I don’t know @@@ (anotações de diário, Escola F, 24.05.2010)
T:
22
Hoje, invés de eu ler a história, instead of reading the story,
reading the book, we will watch a film. ok. we will watch a film. All
right?
S1: o que que tu ta dizendo?
S2: a gente vai escutar a história da velha
T: isso XXX the old lady story. so we will watch a film. it’s very short,
ta. very, very short. after we watch the movie, depois que a gente
assitir, after we watch the movie, we will come back to the room, ok,
and we will color the animals. ((algumas crianças vibram)) the fly, the
spider, the bird, the cat, the dog, the cow and the horse. ok? we will
color orange, yellow, in blue, in green, and black. we will color the
animals. (anotações de diário, Escola C, 17.09.2010)
Nos exemplos das Escolas B, F e C, vemos a professora usar um vocabulário
mais simplificado para dar as instruções aos pequenos. Na Escola B, a professora faz
20
Nesta sequência, T representa a professora e Ss representa os alunos.
21
Nesta sequência, T representa a professora e N uma das alunas.
22
Nesta sequência, T representa a professora e S são os alunos.
66