50
inteiro, e batizado de Zexe, em alusão ao zumbido das moscas, em espanhol, e como
representação simbólica delas por serem pequenas, mal vistas e inconvenientes, mas sempre
presentes. Símbolo que representaria as comunidades de alguma forma rebaixadas pela
sociedade, e com as quais Abad trabalhou, como, por exemplo, as prostitutas, taxistas,
cadeirantes de diversas cidades do mundo e os próprios motoboys paulistanos, entre outros.
Posteriormente, o projeto passou a chamar-se Megafone, cujo sentido se dá pela busca do
longo alcance e maior propagação de ideias, além da própria ideia da ampliação da presença
social dos envolvidos no projeto, apesar de ser uma outra tecnologia de programação
ligeiramente diferente da utilizada anteriormente no projeto dos Zexe. Esse projeto artístico
buscava, no mundo inteiro, comunidades de minorias, excluídas ou rebaixadas, e lhes dava
voz com aparelhos celulares de última geração, que possibilitavam o registro de fotos, áudio,
vídeos e textos, e ainda, dependendo do aparelho celular utilizado pelo emissor, indicavam a
localização exata através de GPS (Geo Posicionamento via Satélite). Todo o material
produzido era disponibilizado, em tempo real, na Internet, pelo sítio www.megafone.net.
Além dos motoboys paulistanos, o artista já trabalhou da mesma forma com outros atores
sociais que, de alguma forma, são inferiorizados na sociedade, como os taxistas da Cidade do
México, os cadeirantes de Madri, as prostitutas do Panamá, entre outros.
A inspiração do artista espanhol aconteceu em uma de suas passagens por São Paulo,
no ano de 2003, quando a quantidade de motoboys nas ruas da cidade surpreendeu-o.
Percebeu, nesse momento, como essa categoria sofria por falta de representatividade e
participação organizada como sociedade civil. A comunicação áudio-visual, então, poderia ser
uma ferramenta para ampliar o alcance de suas opiniões. Com a câmera integrada ao aparelho
de telefone celular, os participantes do projeto artístico de Abad puderam compartilhar
experiências vividas, opiniões e desabafos em tempo real através do site.
O projeto artístico de Abad, com a exposição de fotos e vídeos dos motoboys
envolvidos, aconteceu somente em 2007
16
e teve a duração de pouco mais de três meses,
período em que sofreu alguns contratempos, entre eles o incêndio ocorrido, alguns dias depois
da estreia da exposição, no Centro Cultural São Paulo, espaço da instituição que atuou em
parceria com o projeto e no qual seria realizada a mostra dos trabalhos fotográficos e
16
Apesar de Abad ter a inspiração para o projeto artístico Zexe em São Paulo em 2004, veio a se
tornar realidade somente em 2007, porém, o artista trabalhou este projeto com outras comunidades
antes, como os cadeirantes de Madri e os Taxistas da Cidade do México, de forma a aprimorar o
programa de conexão entre celular e Web, incluindo posteriormente a localização via GPS dos
conteúdos audiovisuais.