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Libâneo (2001) ao referir-se aos conhecimentos profissionais do professor define-os
como:
O conjunto de conhecimentos teóricos e práticos requeridos para o exercício
profissional e competências, como qualidades, capacidades, habilidades e atitudes
relacionadas com esses conhecimentos teóricos e práticos e que permitem a um
profissional exercer adequadamente sua profissão. (p.69).
De acordo com a fala dos alunos, a aprendizagem, muitas vezes, é resultante da
atitude do professor (ato político), se a aula for interativa e o professor souber lidar com as
dificuldades individuais, o “envolvimento” do aluno é muito maior, desperta o interesse e a
participação. Os conhecimentos teóricos e práticos apresentadas por Libâneo como
características do professor estão presentes nas falas dos alunos. Há um peso significativo
destes elementos nos depoimentos:
[...] a princípio sim. Porque ele [o professor] é aquele lavrador que planta a primeira
sementinha, se ele não jogar a idéia inicial da importância daquilo que ele está te
passando, você às vezes não vai correr atrás do restante, você não vai atrás, você não
vai se acostumar a manter o processo de aprendizagem no dia-a-dia. O processo de
sair da faculdade, chegar em casa e continuar estudando, de voltar na próxima aula
mais rico em conteúdo pra poder levantar novas questões na própria aula dele. Então
a princípio eu acho que ele é sim, se ele consegue fazer com que o aluno veja aquela
idéia, se ele consegue fazer com que a idéia aflore no ensino dele no aluno, o aluno
vai pegar aquilo ali e vai se tornar um processo contínuo. (Aluno D2)
[...] eu acho que sim. Porque o aluno, ele chega aqui, quando a gente chega no
primeiro ano, agora eu estou no terceiro, né, quando a gente chega no primeiro ano a
gente chega cru, muito cru, você chega e fala: “Meu Deus! O que eu vim fazer
aqui?” Mas depois você vai vendo a atitude dos professores, o carinho deles com a
gente em querer passar, sabe, eles vêm com aquela... Eu acho que eles têm mais sede
de passar tudo o que eles sabem e a gente tem que aproveitar. Então o professor em
si é o principal, o carro chefe da faculdade, porque se ele chegar aqui e ficar de
corpo mole, não quiser passar... porque ele vai passar o conteúdo, e ele estando
naquela vivência, ele já tem a experiência pra passar também, então o professor, pra
mim é o ponto fundamental. Um professor bem instruído, atualizado, participativo
onde ele... você pergunta pra ele e ele sabe: “Nisso, você usa aquilo.” Então o
professor é o ponto chave, o professor tem que estar bem instruído pra gente ter uma
boa aula. (Aluno R12)
Ao colocarem que a responsabilidade pelo processo ensino-aprendizagem é dividida
entre professores e alunos, os entrevistados acreditam que cada um tem seu papel, cabe ao
professor, por exemplo, a responsabilidade pela orientação, planejamento, didática, estímulo e
motivação da aula, conforme evidencia este depoimento:
[....]Eu acho que a responsabilidade é dividida igualmente, porém, o aluno vem
porque ele não sabe, então quem tem a responsabilidade de passar é o professor,
certo? Buscando isso da melhor forma de levar conhecimento ao aluno, o que é uma
tarefa muito difícil, então eu penso que puxa um pouco mais a responsabilidade pro
lado do professor. (Aluno I5)
Quanto ao papel do aluno, na percepção dos entrevistados, são relevantes: interesse,