Churchill e Peter (2005) ratificam que “segmentação de mercado é o
processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais que tenham
semelhantes necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de
compra”.
Ainda confirmando referido conceito, Kotler e Armstrong (2005)
esclarecem que “segmentação de mercado é a divisão de um mercado em grupos
menores de compradores com necessidades, características ou comportamentos
diferentes que poderiam requerer produtos ou mixes de marketing distintos”.
Ferrell e Hartline (2005) explicam que:
A partir da perspectiva de estratégia de marketing define-se segmentação
de mercado como o processo de divisão do mercado total, para um
determinado produto ou uma categoria de produtos, em segmentos ou
grupos relativamente homogêneos. Para ser verdadeiramente eficaz, a
segmentação deve criar grupos cujos membros tenham gostos,
necessidades, desejos ou preferências similares, mas que sejam como
grupos propriamente, dessemelhantes entre si.
Kotler e Keller (2006) comentam que “um segmento de mercado consiste
em grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências e
esclarecem que os profissionais de marketing não criam os segmentos; sua tarefa é
identificá-los e decidir em quais vão se concentrar”.
Concluindo, traz-se o conceito da American Marketing Association em
2008, que esclarece que a segmentação do varejo:
Processo de subdividir o Mercado em distintos subgrupos de consumidores
que se comportam de forma similar ou que têm necessidades similares.
Cada subsegmento pode ser escolhido como um mercado alvo para ser
atingido por uma distinta estratégia de marketing. O processo começa com
uma base de segmentação – um fator produto específico que reflete as
diferenças nos requerimento dos consumidores, sua responsividade às
variáveis de marketing (possibilidades são comportamentos de compra, uso,
benefícios buscados, intenções, preferências ou lealdade). A partir daí
descritores do segmento são escolhidos, baseados na sua habilidade em
identificar segmentos, em dar conta da variância na base de segmentação e
para sugerir implicações competitivas estratégicas pode-se exemplificar os
de descritores como: demográficos, geográficos, psicográficos, tamanho do
consumidor, e indústria. Para ter um valor estratégico, os segmentos
resultantes devem ser mensuráveis, acessíveis, suficientemente diferentes
(diferenças substanciais, e duráveis) para justificar uma variância
significativa na estratégia da empresa.