46
Critérios competitivos são definidos como um conjunto
consistente de prioridades que a empresa elege para competir no mercado.
Ou seja, em função das competências internas da empresa, do tipo de
mercado e do tipo de produto que produz, ela terá que priorizar alguns
critérios competitivos, aproveitando, dessa forma, seus recursos,
competências e oportunidades de mercado com o intuito de se tornar
competitiva. (PAIVA ET ALII 2004. p. 55).
Para exemplificar a importância dos critérios para a competitividade da
empresa, Slack apud Dias et alii (2007) fazem uma análise de uma escala de 1 a 9
da importância dos critérios. Slack comenta no seu extremo superior (1) que os
critérios são princípios fundamentais para o processo de vantagens junto aos
clientes, sendo um fator forte para competitividade; no entanto, em seu extremo
inferior (9), Slack procura mostrar de outra forma em termos de importância para os
clientes que, mesmo que os critérios proporcionem vantagens junto aos clientes, os
clientes não os consideram e, provavelmente, nunca os considerarão.
Hill apud Dias et alii (2007) classifica os critérios como ganhadores e
qualificadores de pedidos. Os ganhadores, como sendo os mais importantes no
processo de fazer negócio para a empresa, são indicados como fator-chave para
competitividade, e os qualificadores como aspectos da competitividade, pois este
critério evidencia a empresa como fornecedora de seus produtos.
Paiva et alii (2004) relacionam os cinco critérios da estratégia de operações
como sendo o grande foco para a estratégia de negócio.
Custo: a empresa produz com margem de lucro maior ou produz em
grandes volumes, considerando uma margem mais reduzida. Significa
administrar de forma diferente, de modo que os concorrentes não
possam acompanhar. A empresa pode unir a produção em escala com
recursos mais baratos que proporcionem o custo competitivo. O critério
custo poder ser interessante para a produção, mas não
necessariamente para os clientes, visto que os consumidores valorizam
preços baixos não considerando a forma de produção. A empresa que
consegue operar com custo reduzido por meio de volumes de produção
pode optar por vender com preços semelhantes ao dos concorrentes e