98
LEE, Lesley. Early algebra – but which algebra? The future of the teaching and learning of algebra.
In: ICMI STUDY CONFERENCE, 12., 2001, Melbourne (Australia). Proceedings of the 12
th
Study
Conference of the International Commission on Mathematical Instruction. Melbourne: ICMI,
2001, v. 2, p. 392-399.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
MARANHÃO, M. C. S. A. Projeto de pesquisa: expressões, equações e inequações.In:
CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA (CIAEM), 12., 2007,
Santiago de Querétaro (México). Anales…, 2007. v. 1, p. 1-9.
MARTINS, Adriana de Moraes. Uma metanálise qualitativa das dissertações sobre equações
algébricas no ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação
Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo.
MELO, José João de. Docência de inequações no ensino fundamental da cidade de
Indaiatuba. 2007a. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) – Centro de
Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
MELO, Marcelo de. O ensino de desigualdades e inequações em um curso de licenciatura
em matemática. 2007b. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educaçãoe Matemática) – Centro
de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
MIRANDA, Márcia Regiane. Pensamento proporcional: uma metanálise qualitativa de
dissertações. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Centro de
Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
NAGAMACHI, Marcos Toshio. Equações no ensino médio: uma metanálise qualitativa das
dissertações e teses produzidas no Brasil de 1998 a 2006. 2009. Dissertação (Mestrado
Acadêmico em Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
RIBEIRO, Alessandro Jacques. Equação e seus multissignificados no ensino de matemática:
contribuições de um estudo epistemológico. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –
Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo.
RODRIGUES, Salete. Uma análise da aprendizagem de produtos notáveis com o auxílio do
programa APLUSIX. 2008. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) –
Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo.
SALDANHA, Maria Sueli Gomes. Análise de uma intervenção didática sobre desigualdades e
inequações logarítmicas no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino
de Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, São Paulo.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular do estado de São Paulo:
Matemática. São Paulo: SEE, 2008a. 59p.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor: Matemática, ensino
médio, 1.ª série, 3.º bimestre. São Paulo: SEE, 2008b.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor: Matemática, ensino
médio, 1.ª série. São Paulo: SEE, 2009a. v. 3.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do aluno: Matemática, ensino médio,
1.ª série. São Paulo: SEE, 2009b. v. 3.