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Confesso que não esperava ser premiado. Sabia que ia competir com
artistas de muito maior projeção e valor do que eu. Por isso, quando
soube da notícia de que um dos meus quadros havia sido premiado,
experimentei uma grande surpresa, uma das maiores da minha vida.
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Sua participação nas Bienais estendeu-se aos anos de 1953, com as pinturas reunidas
em sala especial – Choro Carioca, Frevo Pernambucano, Jogo no Barraco e Joguinho em
Família –, 1957 – O Guarda-Chuva, de Mignone – e 1961 – As Três Artes, Mulher
Abstrata, Pierrot Apaixonado, Os Capoeiras e Os Jogadores de Sinuca.
A primeira Bienal, em que obteve o 3º prêmio para artistas nacionais,
possibilitou ainda mais oportunidades para o artista, que considerava São Paulo a cidade
responsável por impulsionar sua produção pictórica. Além das participações nas Bienais
de São Paulo, Heitor recebeu um importante convite: colaborar com a produção dos
festejos do IV Centenário da cidade – organizado por Ciccilo Matarazzo, também
financiador das Bienais –, ao lado de um grupo importante de artistas:
Para Diretor Artístico, a Comissão do IV Centenário escolheu, entre
os coreógrafos de fama internacional, Aurélio M. Millos, que havia
alcançado significativos êxitos, colaborando com famosas instituições
coreográficas de Paris, Berlim, Budapest, Viena, Estocolmo, Madrid,
Buenos Aires, etc., e dirigindo as secções de ballet dos maiores teatros
italianos, como o Scala de Milão, Ópera de Roma, Festivais de
Florença e Veneza. Chegando a São Paulo, a tempo de participar do
juri de seleção, Aurélio Millos iniciou os trabalhos de organização do
quadro geral do conjunto e os ensaios técnicos. Além dos ballets
criados sôbre músicas já existentes de compositores de renome
mundial, como Bach, Scarlatti, Mozart, Verdi, J. Strauss, Ravel,
Respighi, Villa-Lobos, Strawinski, Béla Bartók, Casella e Jacques
Ibert, foram previstas criações sôbre músicas inéditas de Camargo
Guarnieri, Souza Lima e Mignone. foram convidados para projetar os
cenários e figurinos os pintores Cândido Portinari, Burle-Marx,
Anahory, Noêmia Mourão, Quirino da Silva, Lasar Segall, Di
Cavalcanti, Aldo Calvo, Irene Ruchti, Clovis Graciano, Heitor dos
Prazeres, Oswald de Andrade Filho, Santa Rosa, Toti Scialoja e Flávio
de Carvalho.
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Lírio, Alba; Prazeres F°, Heitor dos. op. cit., p. 134.
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Revista do IV Centenário de São Paulo, publicação oficial dos 400 anos da cidade.
Editora Abril, 1954.