Download PDF
ads:
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
ads:
o Paulo
2009
Jacqueline Aronis
Aronis, Jacqueline
Matéria gráca: ideia e imagem / Jacqueline
Aronis – São Paulo: [s. n.], 2009
35 f.: Il.
Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo,
Escola de Comunicações e Artes
Orientador: Evandro Carlos Jardim
1. Gravura. 2. Desenho. 3. Matéria Gráca.
Tese apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Artes, Área de
Concentração Poéticas Visuais, Linha
de Pesquisa Processos de Criação em
Artes Visuais da Escola de Comunicações
e Artes da Universidade de São Paulo,
como exigência parcial para obtenção
do Título de Doutora em Artes, sob a
orientação do Prof. Dr. Evandro Carlos
Frasca Poyares Jardim.
Jacqueline Aronis
o Paulo
2009
A estampa sempre foi para mim um milagre;
milagre parecido com o grão de trigo
que torna-se espiga.
Milagre de todos os dias e por isso
ainda maior: semeia-se um só desenho
e colhem-se muitíssimos.
Vincent van Gogh
1
1 - Paul Westheim - El grabado en madera
Matéria Gráfica: ideia e imagem
Jacqueline Aronis
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Artes, Área de Concentração Poéticas Visuais, Linha
de Pesquisa Processos de Criação em Artes Visuais
da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
de São Paulo, como exigência parcial para obtenção
do Título de Doutora em Artes, sob a orientação do
Prof. Dr. Evandro Carlos Frasca Poyares Jardim.
BANCA EXAMINADORA:
_________________________________
Nome/ Titulação:
Instituição:
_________________________________
Nome/ Titulação:
Instituição:
_________________________________
Nome/ Titulação:
Instituição:
_________________________________
Nome/ Titulação:
Instituição:
_________________________________
Nome/ Titulação:
Instituição:
AGRADECIMENTOS
A Evandro Carlos Jardim, mestre gravador
Constança Lucas
Eleonora Aronis Rainha
Fabiana Migueletto
Glória Hazan
Horácio Costa
Maria Helena Bononi
Sérgio Guerini
Silvina Carro
Valdir Flores
RESUMO
Gravura e desenho como matéria gca;
como registros de ideias e anotações
decorrentes de uma memória constitutiva.
Sonhos e projetos como proposição e
realização de um trabalho.
ABSTRACT
Printmaking and drawing as graphic matter.
Ideas and notes arising from a constitutive memory.
Dreams and projects as proposal and
materialization of a work of art.
PALAVRAS-CHAVE
Gravura
Incisão
Desenho
Matéria gráca
Plástica
KEYWORDS
Etching
Engraving
Drawing
Graphic matter
Shape
Vejo as paisagens sonhadas com a mesma clareza com que
fito as reaes. Se me debruço sobre os meus sonhos é sobre
qualquer cousa que debruço, se vejo a vida passar, sonho
qualquer cousa.
Fernando Pessoa - Livro do Desassossego
SUMÁRIO
Só na foz do rio... 21
Na construção deste meu... 23
Desenho escrevendo... 24
Gravo e muitas vezes sonho... 26
Os sonhos podem ser... 30
Elaboro a materialidade... 33
As paisagens habitam meu... 42
Um mundo que se... 48
É de minha natureza... 54
Na processo de criação da imagem... 62
Os sonhos são faíscas... 73
Passagem é o título... 79
A cor e a paisagem... 80
O ninho é... 115
Templo é o título... 129
Na construção das imagens... 137
A porta é um limiar... 143
O céu se move... 149
Pensei um espaço... 150
Referências Bibliogcas 167
Índice de imagens 175
21
Só na foz do rio é que se ouvem os murmúrios de todas as fontes
Guimarães Rosa
23
a construção deste
meu livro de artista reuni desenhos e
gravuras realizados nos últimos anos.
Nele estabeleci relações com ideias
surgidas nas anotações da memória
vista, sonhada e intuída.
Gravo e muitas vezes sonho
com as imagens que estão em
processo, ou mobilizada por
um sonho inicio uma gravura,
porém nem todos os sonhos
realizam-se em imagens
gravadas.
27
29
Os sonhos podem ser como sementes,
podem ser como pedras
ao longo do percurso
de um rio.
Sua nitidez é surpreendente,
sua nebulosidade também.
33
Elaboro a materialidade das minhas
figuras recorrentes, observando
os ninhos como universos gráficos
naturais, imagino as árvores
como formas de ligação com a terra,
crio firmamentos como espaço de
intuição.
37
39
41
As paisagens habitam meu imaginário,
intuídas por linhas que fluem
como a água.
Elas sucedem-se percorrendo o espaço
de um tempo pleno de invenções.
43
47
Um mundo que se compõe na
essencialidade das diferentes
linhas desenhadas,
na incisão por corrosão,
na grafia vibrante de uma ponta-seca,
no gesto cortante do buril.
Com pulsações e timbres de uma
melodia, essa escritura pode desvelar
muitos significados.
49
53
59
61
No processo de criação da imagem gravada
o ato de imprimir complementa a imagem
porque permite inclusões, valorizações,
sobreposições e experiências cromáticas.
63
67
69
73
77
79
Passagem é o título de uma série de
gravuras realizadas com água-forte e
roulette.
As imagens desta série originam-se
de anotações desenhadas durante uma
viagem de trem entre Nova York e
Dia:Beacon; era princípio de outono
e a paisagem estava pontuada de uma
coloração luminosa com muitos tons
de vermelho.
A cor e a paisagem correndo remeteram-me
à alegria sentida no momento em que abri
uma arca cheia de meus brinquedos, num
sonho que me trouxe ao mesmo tempo
vários momentos da minha infância.
89
91
98
99
101
103
105
107
109
111
115
117
120
121
123
125
127
129
Templo é o título de uma série de
gravuras em torno de um sonho;
este sonho me trouxe uma gravura
onde estava representado um templo
sem paredes, aberto para os horizontes
de onde era possível avistar pequenas
árvores azuis na paisagem.
131
133
135
137
Na construção das imagens desenhei
as ruínas e as árvores com os sentimentos
esboçados pela sensação de liberdade,
onde o olhar abarca todo o espaço.
139
141
A porta é um limiar entre a paisagem
como exterior e a contemplação
como interior.
143
149
Pensei um espaço de trabalho
que permitisse a circulação
de sentimentos, de ideias,
de amizades, de reflexão.
Construí no atelier um telhado
com clarabóias de vidro, onde
o céu se faz presente a cada
momento do dia e da noite.
Há uma atmosfera com
diferentes qualidades
luminosas próprias de cada
estação do ano.
151
153
155
157
159
161
163
165
167
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Livros:
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In:
ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. São Paulo:
Duas Cidades/ Editora 34, 2008.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo – Novos
poemas. 4ª edição. Rio de Janeiro: Record, 1984.
BERSIER, Jean E. La gravure, les procédés - l’ histoire.
Paris: Berger-Levrault, 1974.
BORGES, Jorge Luís. Obra poética. 3ª edição. Buenos
Aires: Emecé, 1983.
BOSSE, Abraham. L’ imprimerie union. traité des
manières de graver en taillle douce. Fac-Símile. Paris:
Gutenberg reprint, 1979.
BRINGHURST, Robert. A forma sólida da linguagem.
São Paulo: Edições Rosari, 2006.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. de Diogo
Mainardi. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
____. Seis propostas para o próximo milênio: lições
americanas. Trad. de Raul Loureiro. São Paulo: Cia das
Letras, 2001.
CALZA, Gian Carlo. Hokusai. London: Phaidon, 2003.
CASTLEMAN, Riva. Prints of the 20th century. London:
Thames and Hudson, 1997.
CHRISTIN, Anne-Marie (direction). Histoire de
l’écriture: de l’idéogramme au multimedia. Paris:
Flammarion, 2001.
COSTA, Horácio. Ravenalas. São Paulo: Selo Demônio
Negro, 2008.
D’HORTA, Vera - (organização). Arnaldo Pedroso
D’Horta. O olho da consciência: juízos críticos e obras
desajuizadas. São Paulo: Imprensa Ocial / Edusp, 2000.
DICKINSON, Emily. Esta é a minha carta ao mundo
e outros poemas. Trad. Cecília Rego Pinheiro. Lisboa:
Assírio e Alvim, 1997.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra.
2ª edição. São Paulo: Edusp, 1994.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado – por uma filosofia
do design e da comunicação. Trad. de Raquel Abi-Sâmara.
São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FOCILLON, Henri. A vida das formas. Lisboa: Ed.70,
2001.
GAMBINI, Roberto. A voz e o tempo. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2008.
GASSET, José Ortega y. Adão no paraíso e outros ensaios
de estética. Trad. de Ricardo Araújo. São Paulo: Cortez,
2001.
GIACOMETTI, Alberto. Écrits. Paris: Hermann, 2001.
GIL, José. Sem título: escritos sobre arte e artistas. Lisboa:
Relógio d’água, 2005.
169
GRASSI, Ernesto. Arte como antiarte: a teoria do belo no
mundo antigo. Trad. de Antonieta Scarabelo. São Paulo:
Livraria Duas Cidades, 1975.
GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do
cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985.
HESCHEL, Abraham Joshua. The Sabath. New York:
Noonday, 2001.
INGRES, Jean Auguste Dominique. Escritos sobre
arte. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (organização).
A pintura – textos essenciais. Volume IX. São Paulo:
Editora 34, 2005.
IVINS JR., W. M. Imagen impresa y conocimiento.
Barcelona: Editora Gustavo Gill, sem data.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na
pintura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (organização).
A pintura – textos essenciais. Volume IX. São Paulo:
Editora 34, 2005.
KLEE, Paul. Diários. Trad. de João Azenha Jr. São
Paulo: Martins Fontes, 1990.
KOSSOVITCH, Leon e LAUDANNA, Mayra. Gravura
arte brasileira do século XX. São Paulo: Cosac Naify/
Instituto Itaú Cultural, 2000.
KUBIN, Alfred. Le travail du dessinateur. Trad.
Christophe David. Paris: Éditions Allia, 2007.
LAGES, Susana Kampff. Walter Benjamin - tradução e
melancolia. São Paulo: Edusp, 2002.
LANDAU, David and PARSHALL, Peter. The
renaissance print: 1470-1550. New Haven: Yale
University Press, 1994.
LELOUP, Jean-Yves. O ícone: uma escola do olhar. Trad.
Martha Gouveia da Cruz. São Paulo: Unesp, 2006.
LORD, James. Um retrato de Giacometti. Trad. Célia
Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1988.
MUNARI, Bruno. Artista e Designer. Trad. de Maria
Luísa Jacquint. Lisboa: Ed. 70, 2001.
OUAKNIN, Marc-Alan. Mystères de l’alphabet. Paris:
Assouline, 1997.
PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Trad.
Diogo Falcão. Lisboa: Ed. Presença, 1989.
PARSHALL, Peter and SCHOCH, Rainer. Origins of
european printmaking: fifteenth-century woodcuts and their
public. Washington: National Galery of Art, 2005.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. Volume II. 2a
edição. Lisboa: Edições Ática, 1997.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética
e política. Trad. de Mônica Costa Netto. São Paulo:
Editora 34, 2005.
READ, Herbert. As origens da forma na Arte. Rio de
Janeiro: Zahar, 1981.
ROSA, João Guimarães. Ave, palavra. 5ª edição. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
171
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria
na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS,
2001.
TOLEDO, Roberto Pompeu de. A capital da solidão: uma
história de São Paulo das origens a 1900. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2003.
WESTHEIM, Paul. El grabado en madera. Trad. de
Mariana Felix. Cid. de México: FCE, 1954.
WILKINSON, Alan. Henry Moore: writings and
conversations. Berkeley: University of California Press,
2002.
ZANINI, Walter (organização). História geral da arte no
Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.
ZUCCARO, Federico. Idéia dos pintores, escultores
e arquitetos: etimologia da palavra disegno. In:
LICHTENSTEIN, Jacqueline (organização). A pintura
– textos essenciais. Volume I.o Paulo: Editora 34, 2005.
_________. Idéia dos pintores, escultores e arquitetos:
Livros I e II. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline
(organização). A pintura – textos essenciais. Volume III.
São Paulo: Editora 34, 2005.
Catálogos:
500 handmade book inspiring interpretations of a timeless
form. New York: Lark Books, 2005.
DÜRER, Albrecht. Oeuvre gravé. Paris: Édition des
musées de La Ville de Paris, 1996.
KEYES, Roger S. Ehon - the artist and the book in Japan.
New York: The New York Public Library/University of
Washington Press, 2006.
L’art de l’écriture. Paris: Unesco, 1965.
O desenho estampado a obra gráfica de Evandro Carlos
Jardim. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo,
2005.
173
175
ÍNDICE DE IMAGENS
Matéria gráca Capa
2008, água-forte, ponta seca, 10cm x 15cm
Voador Capa
2009, desenho tinta da china, 30cm x 21cm, detalhe
Matriz lume Capa
fotograa
Ninho Capa
fotograa
Atelier 1
fotograa
Cor 3
2008, água-forte, 10cm x 15cm
Ninho 21
2006, aquarela, 50cm x 70cm - detalhe
Ninho 22
2006, aquarela, 50cm x 70cm - detalhe
Capitular N 23
desenho a caneta
O surgimento do alfabeto... 27
São Paulo 28/29
2005, desenho a caneta e grate, 15cm x 20cm
Paisagem II 31
2008, água-forte, água-tinta, roulette, 7cm x 14cm
Origem 35
1999, maneira negra, 10cm x 15cm, 2ºestado
Que a gravura do anjo... 37
Voo urbano... 38
Esfera da noite... 39
Os alfabetos... 40
Rio de Janeiro... 41
Paisagem II 43
2008, desenho a caneta, 20cm x 20cm
apud “Paisagem II” poema de Horácio Costa
Sonho na massagem... 44
Cometa 45
2009, água-forte, buril, roulette, 15cm x 10cm
Que o Dr. Amadeo me mostra... 47
Que faço um esboço... 49
Gato 50
2004, desenho a grate, 9cm x 14cm
Pássaro 51
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Que eu pegava uma mala... 53
Árvore 57
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Arvore... 59
Que estou aando... 60
Que tinha um espaço no atelier... 61
Figueira 63
2008, água-forte, 15cm x 10cm, primeiro estado
Figueira 64
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm, segundo estado
Figueira 65
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Umbra... 67
O anjo se apresenta... 68
Que estou lendo anotações... 69
177
Copo 71
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Do lado de fora uma... 74
O outro presente 75
2008, água-forte, 15cm x 10cm
O coração é um núcleo... 77
Com um menino... 78
Passagem 81
2007, água-forte, 15cm x 40cm
Passagem 83
2007, água-forte, 15cm x 40cm
Passagem 85
2008, água-forte, 15cm x 40cm
Passagem 87
2008, água-forte, 15cm x 40cm
Cálice 89
2008, água-forte, 15cm x 10cm
Que um cara estava... 91
Montanha 92
2004, desenho a caneta, 15cm x 22cm
Árvore da rua I 93
2008, desenho a grate, 14cm x 18cm
Árvore da rua II 94
2008, desenho a grate, 14cm x 18cm
Árvore da rua III 95
2008, desenho a grate, 14cm x 18cm
Árvore da rua IV 96
2008, desenho a grate, 14cm x 18cm
Árvore da rua V 97
2008, desenho a grate, 14cm x 18cm
Babel... 98
Estrelas água-forte coração buril... 99
Que chego em frente... 100
Matéria gráca 101
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Ninho 103
2006, desenho a bico de pena, 50cm x 70cm - detalhe
Ninho 104
2006, desenho a bico de pena e lápis de cor, 50cm x 70cm - detalhe
Ninho 105
2006, desenho a bico de pena e lápis de cor, 50cm x 70cm - detalhe
Sonho com a gravura da lata de tinta de gravura... 106
Ninho 107
2006, desenho a bico de pena, 50cm x 70cm - detalhe
É o lado externo da lata... 108
Ninho I 109
2008, água-forte, roulette, ponta seca, 15cm x 10cm
Ninho II 111
2008, água-forte, 15cm x 10cm
Ninho III 113
2009, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Ninho 117
2008, aquarela, bico de pena, 13cm x 18cm
Teia 119
2008, desenho a pincel, 14cm x 18cm
Ninho 120/121
2008, fotograa
Jabuticabeira 123
2009, água-forte, 15cm x 10cm
179
Anjo 125
2009, água-forte, roulette, 15cm x 10cm
Teia 127
2009, água-forte, água tinta, 15cm x 10cm
Porta 131
2008, água-forte, roulette, 15cm x 10cm
Templo I 133
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Templo II 135
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
As árvores 139
2008, água-forte, ponta seca, 15cm x 10cm
Palmeira 141
2009, água-forte, 15cm x 10cm
Montanha e mar 144
2006, desenho a grate, 14cm x 18cm
Ilhas 145
2006, desenho a grate, 14cm x 18cm
Pedras 146
2006, desenho a grate, 14cm x 18cm
Guarujá 147
2006, desenho a grate, 14cm x 18cm
A Noite 152
2009, maneira negra, 15cm x 10cm
Atelier 153
2008, fotograa
Lata de tinta sépia: ... 154
Atelier 155
2009, fotograa
Atelier 156
2009, fotograa
Sonho que preciso andar... 157
Atelier 158
2009, fotograa
Que estou caminhando... 159
Las Carlotas 160
2008, desenho a grate, 20cm x 40cm
Ninho 162
2006, aquarela, 50cm x 70cm, detalhe
Atelier 163
2009, fotograa
Atelier 164
2009, fotograa
Voador 165
2009, desenho caneta e tinta da china, 30cm x 21cm
Alfabeto 173
2009, desenho a caneta, 4cm x 4cm
Vers Bouddha 181
2009, ponta seca e roulette, 15cm x 10cm
apud “Vers Buddha” poema de Horácio Costa
Este exemplar foi composto
em Bodoni. Impressão em
offset Indigo sobre papel vergê.
Cada exemplar inclui 28
gravuras originais assinadas.
São Paulo, verão de 2009.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo