Interessam-nos muito mais, porém, as reflexões teóricas e historiográficas de Man-
zoni no Discorso sur alcuni punti della storia longobardica in Italia (sempre ), que,
também recuperando o mencionado cuidado com os Latinos dominados, insiste na ne-
cessidade de deslocar o foco da historiografia dos feitos das grandes personagens à
vida dos anônimos e dos vencidos. Logo na introdução este documento da gestação de
I promessi sposi, afirmava em sua não pouco contorta sintaxe teórica como
uma série de fatos materiais e exteriores, por assim dizer, mesmo se
fosse livre de erros e dúvidas, não é ainda a história, nem uma matéria
suficiente para formar o conceito dramático de um acontecimento his-
tórico. As circunstâncias das leis, dos costumes, das opiniões nas quais
se encontravam as personagens operantes; seus objetivos e suas incli-
nações; a justiça, ou a injustiça daqueles e destas, independentemente
das convenções humanas, segundo ou contra as quais operaram; os de-
sejos, os temores, os sofrimentos, o estado geral do imenso número de
homens que não tiveram parte ativa naquele acontecimento, mas que
sentiram seus efeitos; [estes] são os dados necessários para poder jul-
gar corretamente. A partir da leitura atenta e replicada dos documen-
tos que podem servir para fazer conhecer o pedaço da história sobre o
qual se baseou esta tragédia, resultou ao autor um conceito oposto, em
muitos dos pontos recém mencionados, àquilo que tiveram e deixaram
historiadores de renome. Por quanto devesse ser, e fosse, difidente de
seu juízo, e propenso a acreditar [como fosse] mais ponderado o destes,
não pôde porém receber o fardo das opiniões, as quais, examinadas em
detalhe, ainda mais contrárias à evidência lhe pareceram. Portanto o
espírito histórico do drama é em muitos pontos completamente contrá-
rio àquilo que se obtém, por assim dizer, das mais respeitadas histórias
modernas, e em consequência contrário às opiniões da maior parte dos
leitores.¹⁶
É fácil reconhecer como estavam prestes a nascer os heróis anônimos que povoam
seu romance histórico. Em particular, se afirmariam aqueles heróis anônimos de uma
Itália dominada que tanto desgostava, e que para buscar sua unidade precisaria reco-
¹⁶ «una serie di fai materiali ed esteriori, per dir così, foss’ane nea d’errori e di dubbi, non è
ancora la storia, nè una materia bastante a formare il conceo drammatico d’un avvenimento storico.
Le circostanze di leggi, di consuetudini, d’opinioni, in cui si sono trovati i personaggi operanti; i loro fini
e le loro inclinazioni; la giustizia, o l’ingiustizia di quelli e di queste, indipendentemente dalle conven-
zioni umane, secondo o contro le quali hanno operato; i desideri, i timori, i patimenti, lo stato generale
dell’immenso numero d’uomini e non ebbero parte aiva in quell’avvenimento, ma e ne provaron
gli effei; questo ed altre cose d’uguale, cioè di molta importanza, non si manifestano per lo più ne’
fai stessi; e sono però i dati necessari, per giudicarne reamente. Dalla leura aenta e replicata de’
documenti e posson servire a far conoscere il pezzo di storia su cui è fondata questa tragedia, è risul-
tato all’autore un conceo opposto, in molti de’ punti accennati or ora, a quello e ne hanno avuto e
lasciato storici d’alto grido. Per quanto dovesse essere, e fosse, diffidente del suo giudizio, e propenso
a credere più ragionato il loro, non ha però potuto ricevere il giogo d’opinioni, le quali, più esaminato,
più gli sono parse contrarie all’evidenza. indi lo spirito storico del dramma è in molti punti affao
opposto a quello e esce, per dir così, dalle più riputate storie moderne, e per conseguenza all’opinione
del più de’ leori.» [Manzoni (, p. )]