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RESUMO
O setor de saneamento básico no Brasil tem passado por grandes transformações em sua estrutura
nos últimos anos, requerendo das Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB) uma
completa mudança na forma de atuar, principalmente, pelas novas possibilidades trazidas pela Lei nº
11.107/05 que em termos práticos, permite a participação de empresas privadas na gestão dos
serviços de saneamento, por meio de licitação, aumentado a concorrência no setor, e, sobretudo,
pelas exigências impostas pela Lei nº 11.445/07, comumente conhecida como “Marco Regulatório do
Saneamento”, que dentre outros pontos preconiza a universalização dos serviços prestados; a
eficiência e sustentabilidade econômica e a transparência das ações, baseada em sistemas de
informações e processos decisórios institucionalizados. Diante desse cenário, as CESBs vêm
adotando diversas práticas de gestão e várias ferramentas de TI a fim de melhorar os seus
resultados. A adoção de sistemas ERP – Enterprise Resourse Planning como alternativa para
maximizar os resultados das organizações têm se tornado uma prática em várias empresas no
mundo, chegando às empresas brasileiras a partir de meados da década de 90, inclusive nas
Companhias Estaduais de Saneamento no início dos anos 2000. Inúmeros são os benefícios
associados à utilização dos sistemas ERP nas organizações. Todavia, diversos problemas são
relacionados ao uso desses sistemas, que impendem o alcance dos resultados inicialmente
esperados e prometidos. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo principal analisar como as
Companhias Estaduais de Saneamento Básico têm utilizado os sistemas ERP na sua gestão. Do
ponto de vista de seus objetivos, a presente pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva.
Quanto à abordagem do problema pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. No tocante
aos procedimentos adotados, pode-se citar a realização de pesquisa bibliográfica e a aplicação de
um survey combinado com a realização de um estudo de caso em uma das 27 companhias estaduais
de saneamento básico do Brasil. A partir da análise dos resultados constatou-se que os sistemas
ERP não são utilizados por todos os níveis hierárquicos das CESBs e não contempla os seus
processos principais e parte dos processos de apoio. Em relação ao propósito a que se destina a sua
utilização, verificou-se que são utilizados com maior freqüência para dar apoio às operações e
processos da organização e apoio à tomada de decisão empresarial, pelo nível tático e operacional
das CESBs. Em relação aos processos que dão suporte, ficou evidenciado que se concentram
basicamente em parte dos processos de apoio, quais sejam: Financeiro; Contábil; Logístico e Gestão
de Pessoas. Constatou-se que as funcionalidades existentes se aderem a tais processos, e, mesmo
com essas restrições verificadas a avaliação sobre as melhorias proporcionadas à gestão dos
processos transacionais das CESBs foi positiva, evidenciando uma congruência com a atual
realidade das Companhias Estaduais de Saneamento Básico.
Palavras-chave: Setor de Saneamento Básico, Companhias Estaduais de Saneamento Básico,
Sistemas Integrados de Gestão, Sistemas ERP, Enterprise Resourse Planning.