102
MENEZES, L. A importância da pergunta do professor na aula de matemática. I:
Ponte, J., Monteiro, C., Maia, M., Serrazina, L. & Loureirok, C. (Orgs.) Desenvolvimento
profissional dos professores de Matemática: Que formação? Lisboa: Lisboa: Secção de
Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1996. p.105-116.
MOORE, J.; EDWARDS, R.; STERLING-TURNER, H.; RILEY, J.; DUBARD, M.;
MCGEORGE, A. Teacher acquisition of functional analysis methodology. Journal of
Applied Behavior Analysis, v.35, n.1, p.73-77, 2002.
MOROSINI, M. C. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. In:
Morosini, M. C. (Org.) Professor do ensino superior. Identidade, docência e formação.
Brasília: INEP, 2000. p.11-20.
PARACAMPO, C.C.P.& ALBUQUERQUE, L.C. Comportamento controlado por
regras: revisão crítica de proposições conceituais e resultados experimentais. Interação em
Psicologia. V. 9, n. 2, p. 227-237, 2005.
PEZZATO, F.A. Psicoterapia Analítico-funcional: efeitos de um curso sobre a
interação terapêutica. 154f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da
Aprendizagem) Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009.
PONTE, J.P., OLIVEIRA, H., BRUNHEIRA, L. & VARANDAS, J.M. O trabalho do
professor numa aula de investigação matemática. Disponível em
<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt%5C99-Ponte-etc(Quadrante-MPT).doc.>
Acesso em 16 de setembro de 2010.
ROBLES, H.S.M; GIL, M.S.C.A. O controle instrucional na brincadeira entre crianças
com diferentes repertórios. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 197-
205, 2006 .
RODRIGUES, M.E. A contribuição do Behaviorismo Radical para a formação de
professores – uma análise a partir das dissertações e teses no período de 1970 a 2002.
788f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) Pontifícia Universidade Católica, São
Paulo, 2005.
ROZENDO, C.A.; CASAGRANDE, L.D.R.; SCHNEIDER, J.F.; PARDINI, J.C. Uma
análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Revista latino-
americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 15-23, abril 1999.
SANTOS, J.G.W.; PARACAMPO, C.C.P. & ALBUQUERQUE, L.C. Análise dos
Efeitos de Histórias de Variação Comportamental sobre o Seguimento de Regras. Psicologia:
Reflexão e Crítica, v. 17, n. 3, pp.413-425, 2004.
SASSO, E.C. Análise comportamental das instruções utilizadas por uma educadora
infantil em sala de aula inclusiva. 134f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do
Desenvolvimento e da Aprendizagem)Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007.
SCHMIDT, A. O Ensino de alunos em Escola Especial: analisando como o
professor ensina e propondo material para capacitação. Dissertação de Mestrado,
Universidade Federal de São Carlos, SP, 1999.