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Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma
função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da
população. A Educação Física, então, favorecia a educação do corpo,
tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado
organicamente, menos suscetível às doenças. Além disso, havia no
pensamento político e intelectual brasileiro da época, uma forte
preocupação com a eugenia
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, considerando que o contingente de escravos
negros era muito grande, havia o temor de uma ‘mistura’ que
‘desqualificasse’ a raça branca. Dessa forma, a educação sexual associada
à Educação Física deveria incutir nos homens e mulheres a
responsabilidade de manter a ‘pureza’ e a ‘qualidade’ da raça branca.
A Educação Física militarista encontrou espaço na ditadura de Vargas,
próxima aos princípios nazi-fascistas, fortalecendo a idéia de Segurança Nacional, e,
portanto, era de fundamental importância formar indivíduos fortes e saudáveis, que
pudessem defender a pátria e seus ideais.
Com o fim do Estado Novo, houve espaço no Brasil para a discussão
de idéias liberais. Nesse contexto, foi elaborado o projeto da primeira Lei de
Diretrizes e Bases que só foi votada e aprovada em 1961, época na qual a
Educação Física foi também influenciada pelas idéias da Escola Nova e teve seu
caráter eminentemente pedagógico, com a concepção de promover a formação
integral, sendo o esporte um meio de educação. Houve, nesta ocasião, o início do
processo de esportivização da Educação Física Escolar com a introdução do Método
Desportivo Generalizado.
Com a Ditadura Militar, modificam-se as concepções de Educação
Física e essa passa a ser sinônimo de prática de esportes para a formação de
atletas, que Ghiraldelli Jr. (1991) chama de competitivista e como afirma Darido
(2001), para desmobilizar forças de oposição ao regime.
Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto n. 69.450, de 1971,
considerou-se a Educação Física como “a atividade que, por seus meios, processos
e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais
do educando.” O projeto manteve o foco na aptidão física, tanto na organização das
atividades como no seu controle e avaliação. (BRASIL, 1997)
Na década de 80, com os movimentos de reabertura política, novas
concepções de Educação Física começaram a ser discutidas, de modo que
aumentaram a produção científica da área e os debates sobre a função social da
Educação Física no espaço escolar. (CASTELLANI FILHO, 1994)
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A eugenia é uma ação que visa o melhoramento genético da raça humana, utilizando-se para tanto de esterilização de
deficientes, exames pré-nupciais e proibição de casamentos consangüíneos. (PCN,1997)