dissertação de mestrado: “Retóricas Audiovisuais (o filme Tropa de Elite na cultura em rede)”
pág.19/138
a “boa qualidade” de sua resolução encodada no formato .avi, codec da Microsoft para a
digitalização de vídeos
25
). Foi como um soco no estômago não somente pela diegese fílmica, mas
talvez também por haver assistido a um filme nacional de uma forma tão “corrupta” (tela de doze
polegadas, caixinhas de som etc), pensei mesmo em reassistí-lo no cinema (o que não vingou, eu
não queria contribuir para um filme no estilo “Mein Kampf”). De primeiro momento o filme me
lembrou os jovens de preto (os “camisas negras”) que viviam de “assaltos” na Europa fascista (e
posteriormente nazista), também não havia como deixar de compará-lo a outro thriller, Clube da
Luta (filme que sempre tive como base de instrumentação para as aulas sobre nazismo e
movimentos contraculturais aos jovens de ensino médio), fiquei então assustada com um filme
nacional deste porte temático, não falei mais no assunto. Mas, de alguma maneira, eu estava in em
qualquer rabo de orelha pela cidade: todos comentavam o filme, citavam, repetiam jargões,
cantarolavam as músicas. Até o segundo semestre de 2008 eu nada havia lido a respeito do filme, os
25 Diversos são os codecs utilizados para o fechamento (e/ou publicação online) de um vídeo digital. Uma busca
rápida – e muito resumida – sobre o tema de compressão da qualidade de imagem e som para seu arquivamento
digital pode ser encontrado no wikipedia em dois links relacionados: “Um 'codec de vídeo' é um programa que
permite comprimir e descomprimir vídeo digital. Normalmente os algoritmos de compressão usados resultam em
uma perda de informação, porém existem alguns codecs que comprimem o arquivo sem que haja perda ... O
problema que os codecs pretendem resolver é que a informação de vídeo é muito grande em relação ao que um
computador é capaz de suportar. Esta é a forma como alguns segundos de vídeo em uma resolução aceitável pode
ocupar um lugar respeitável em um meio de armazenamento típico e seu manuseamento (cópia, edição,
visualização) ... Existe um complexo equilíbrio entre a qualidade do vídeo, a quantidade de dados necessários para
representá-lo (também conhecida como taxa de bits ...), a complexidade dos algoritmos de codificação e
decodificação, a robustez contra perda de dados e erros, a facilidade de edição e outros fatores.”
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Codec_de_v%C3%ADdeo )
“Os codecs sem perdas são codecs que codificam som ou imagem para comprimir o arquivo sem alterar o som ou
imagem originais. ... Esse tipo de codec normalmente gera arquivos codificados que são entre 2 a 3 vezes menores
que os arquivos originais. São muito utilizados em rádios e emissoras de televisão para manter a qualidade do som
ou imagem. ... Os codecs com perdas são codecs que codificam som ou imagem, gerando uma certa perda de
qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é balanceada com a
taxa de compressão para que não sejam criados artefatos perceptíveis. ... Os codecs com perdas foram criados para
comprimir os arquivos de som ou imagem a taxas de compressão muito altas. [Alguns chegam a gerar um arquivo
de] 10 a 12 vezes [menor que] o tamanho original. ... A taxa de bits ou bitrate, em inglês, é uma das medidas da
qualidade de um arquivo comprimido. A taxa de bits representa o tamanho final desejado para o arquivo e,
normalmente, é apresentada como Kbit/s. 1 Kbit/s significa que a cada segundo, o codec tem 1000 bits do arquivo
final para utilizar, ou seja, [por exemplo] se um arquivo de som tem 8 segundos e é comprimido a uma taxa de 1
Kbit/s, o arquivo final terá 8 Kbits ou 1 Kbyte. Conclui-se, então, que quanto maior for a taxa de bits, melhor será a
qualidade do arquivo final, já que o codec terá mais espaço para poder comprimir o arquivo original, necessitando
descartar menos informações do arquivo. Com a popularização do MP3, a taxa de bits de 128 Kbits/s (128000 bits/s
= 16 Kbytes/s) foi muito utilizada, já que, no início, essa era a menor taxa de bits que o MP3 poderia utilizar para
gerar um arquivo final com boa qualidade. Hoje em dia, com os codecs mais avançados, pode-se gerar arquivos com
64 Kbits/s de qualidade semelhante aos primeiros MP3.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Codec )