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Fonte Definição
Johan Huizinga
(1950, p.13)
“[...] uma atividade livre, conscientemente tomada como ‘não séria’ e
exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o
jogador de maneira intensa e total. É uma atividade desligada de todo e
qualquer interesse material, com a qual não se pode obter qualquer
lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais próprios,
segundo uma certa ordem e certas regras. Promove a formação de
grupos sociais com tendência a rodearem-se de segredos e a
sublinharem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de
disfarces ou outros meios semelhantes”.
Roger Callois
(1961, p. 10-11)
“[o jogo] é uma atividade que é essencialmente: livre (voluntária)
separada (no tempo e no espaço), incerta, improdutiva, governada por
regras, fictícia (faz-de-conta).”
Bernard Suits
(1978, p. 34)
“Jogar um jogo é se engajar em uma atividade dirigida para causar um
estado específico de ocorrências, usando somente meios permitidos por
regras, onde as regras proíbem meios mais eficientes em favor de
meios menos eficientes, e onde tais regras são aceitas apenas porque
elas tornam possível tal atividade.”
Avedon &
Sutton-Smith
(1981, p. 7)
“No seu nível mais elementar, podemos definir jogo como um exercício
de sistemas de controle voluntário, nos quais há uma oposição entre
forças, confinado por um procedimento e regras, a fim de produzir um
resultado não estável.”
Chris Crawford
(1981, capitulo 2)
“Eu percebo quatro fatores comuns: representação [um sistema formal
fechado, que subjetivamente representa um recorte da realidade],
interação, conflito e segurança [o resultado do jogo é sempre menos
severo do que as situações que o jogo modela].”
David Kelley
(1988, p. 50)
“Um jogo é uma forma de recreação constituída por um conjunto de
regras que especificam um objeto (objetivo) a ser almejado e os meios
permissíveis de consegui-lo.”
Salen & Zimmerman
(2003, p. 96)
“Um jogo é um sistema no qual jogadores engajam-se em um conflito
artificial, definido por regras, que resultam em um resultado
quantificável.”
Quadro 1: Definições de jogo.
Fonte: Ranhel, 2009
Com base nesta síntese, Jull (2004) aponta para a existência de dez
características comuns nas várias definições sobre o jogo. E a partir dessas
características comuns, o autor propõe um rearranjo de termos e transformam
outros em termos semelhantes para reduzir a definição de jogo a seis pontos:
1- Regras: jogos são baseados em regras.
2- Resultado variável e quantificável: jogos têm resultados quantificáveis e
variáveis.
3- Valorização do resultado: aos diferentes resultados potenciais do jogo são
assinalados valores diferentes, sendo alguns positivos, e outros, negativos.
4- Esforço do jogador: o jogador investe esforço, a fim de influenciar o
resultado.
5- Vínculo do jogador ao resultado: o jogador fica vinculado emocionalmente