26
Segundo a concepção educacional, e recorrendo ao termo deficiente, no dicionário da
Língua Portuguesa, temos: “[...] em que há deficiência; Imperfeito; falho” (DICIONÁRIO
BRASILEIRO GLOBO, 1995, p.306).
No que se refere a imperfeito, depara-se com inúmeras questões, sendo que o que
sobressai diz respeito ao conceito que as “pessoas”, ainda hoje, atribuem ao termo deficiente.
Segundo Gil (2000, p.5), muitos consideram que a palavra deficiente se opõe a eficiente e
dessa forma é considerada incapaz, incompetente e sem inteligência. A ênfase é dada à limitação,
ao defeito, à falta, gerando, muitas vezes, desprezo, indiferença, chacota, piedade ou pena.
Outra questão importante, ainda conforme Gil (2000), se refere aos sentimentos que
provocam atitudes carregadas de paternalismo e de assistencialismo voltadas para uma pessoa
considerada incapaz de estudar, de se relacionar com os demais (interação), de trabalhar e de
constituir família. É preciso ressaltar que todos nós temos alguma deficiência, no que se refere às
dificuldades em se deparar/sobressair/ou até mesmo solucionar determinada situação, mas essa
nossa dificuldade não é desacreditada socialmente, o que não acontece com a pessoa com
deficiência
3
. Mas, todos nós temos habilidades que se destacam, o mesmo acontece com a
pessoa com deficiência visual.
Destacaremos agora os graus de limitação visual, que variam desde a cegueira total até a
visão mais perfeita.
Segundo Gil (2000, p.1) “chama-se visão subnormal (ou baixa visão, como preferem
alguns especialistas) a alteração da capacidade funcional decorrente de fatores como
rebaixamento significativo da acuidade visual e da sensibilidade aos contrastes e limitação de
outras capacidades [...]. Uma definição simples de visão subnormal é a incapacidade de
enxergar com clareza suficiente para contar os dedos da mão a uma distância de 3 metros, à luz
do dia; em outras palavras, trata-se de uma pessoa que conserva resíduos de visão”.
Ainda, em relação ao processo educativo o cego é posicionado com ausência total de
visão até a perda da projeção de luz. O processo de aprendizagem ocorre pela integração dos
sentidos: tátil sinestésico - auditivo, olfativo, gustativo, utilizando o Sistema Braille como meio
principal de leitura e escrita.
3
Recomenda-se o uso do termo „pessoa com deficiência‟, referindo-se, em primeiro lugar, a uma
pessoa, um ser humano, que possui entre suas características (magra, morena, brasileira, etc.) uma
deficiência - mental, física (ou de locomoção), auditiva ou visual. (GIL, 2000).